Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 atores que nos deixaram muito cedo

Por| 30 de Julho de 2020 às 19h00

Link copiado!

20th Century Fox Television
20th Century Fox Television

Gostar de TV e cinema tem suas consequências. Às vezes, nos deparamos com um filme que acabamos gostando muito e passamos a acompanhar mais o trabalho da equipe por trás dele, seja diretor, roteirista, ator, entre outros. Ao se identificar com o trabalho dessas pessoas, passamos a criar não só um respeito, mas também uma admiração que pode se tornar um carinho até o status de fã. Acontece, é normal. Porém, ser fã ou um simples admirador do trabalho de alguém tem suas desvantagens, afinal estamos falando de gente como a gente, pessoas que têm momentos bons e tristes, têm sentimentos como nós e que não estão descartadas de terem problemas como os nossos.

Já tivemos diversos exemplos de artistas que não souberam lidar com tamanha fama, atenção da mídia, destaque dos holofotes e, principalmente, com a fragilidade emocional diante das críticas. As cinebiografias são um exemplo perfeito para mostrar como qualquer ser humano tem suas fragilidades, por mais famoso e poderoso que seja, como Rocketman (2019) The Dirt – Confissões do Mötley Crüe (2018) e até o documentário póstumo de Robin Williams, Come Inside My Mind (2017), disponível no serviço de streaming da HBO.

A questão é: quando se é fã, esses fatos acabam sendo irracionalmente esquecidos. E é por isso que quando um artista muito admirado falece, a notícia acaba chocando e tomando conta das redes sociais durante dias, entristecendo a legião de pessoas que acompanhavam o trabalho daquela pessoa. Foi assim com Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), Carrie Fisher (1956-2016), Alan Rickman (1946-2016), o já citado Robin Williams (1951-2014) e muitos outros.

Continua após a publicidade

Porém, é ainda mais chocante quando artistas acabam nos deixando muito jovens, às vezes até enquanto viviam o auge de suas carreiras. Como uma forma de homenagear esses nomes, o Canaltech separou alguns atores e atrizes que tiveram suas vidas abreviadas e partiram cedo demais, mostrando algumas curiosidades sobre suas curtas - mas bem-sucedidas - carreiras e os filmes e séries que valem dar aquela conferida.

10. Anton Yelchin

Anton Yelchin faleceu em junho de 2016 com apenas 27 anos. O ator nasceu na Rússia e se mudou para os Estados Unidos no fim dos anos 1990 com a família e iniciou a carreira cinematográfica e televisiva muito cedo, aos 9 anos de idade. Ele foi vítima de um acidente de carro, sendo atropelado por um veículo que estava em uma área inclinada. Seu corpo acabou sendo esmagado contra uma caixa de correio feita de concreto e ele acabou morrendo asfixiado.

Continua após a publicidade

Yelchin é mais conhecido por ter interpretado Pavel Checkov na nova saga Star Trek, aparecendo no filme homônimo de 2009 e nas sequências Além da Escuridão - Star Trek (2013) e Star Trek: Sem Fronteiras (2016). Sua carreira como ator decolou após participar do filme Alpha Dog (2006), que o levou para papéis nos filmes Loucamente Apaixonados (2011), o remake de A Hora do Espanto (2011) e O Exterminador do Futuro – A Salvação (2009), interpretando o personagem Kyle Reese.

Star Trek está disponível no catálogo do Prime Video e Telecine.

9. Brittany Murphy

Continua após a publicidade

Brittany Murphy faleceu em dezembro de 2009, encontrada pela mãe inconsciente no chuveiro da própria casa. Ela tinha 32 anos e a causa primária foi pneumonia e anemia, o que fez muita gente suspeitar ser decorrente da anorexia da artista. Sua morte é investigada até hoje devido ao produtor Simon Monjack falecer cinco meses depois pelos mesmos motivos, o que fez a família desconfiar que os dois tenham sido envenenados.

A atriz começou a carreira no cinema com Cartas Marcadas (1993), mas logo teve destaque com o filme As Patricinhas de Beverly Hills (1995) no papel de Tai Frasier eternizando a fala "Você é uma virgem que não sabe dirigir!". Além disso, elacontracenou com Wynona Ryder e Angelina Jolie em Garota, Interrompida (1999); estrelou Recém-Casados (2003) ao lado de Ashton Kutcher; protagonizou a comédia A Agenda Secreta do Meu Namorado (2004) e fez a voz original da personagem Gloria em Happy Feet: O Pinguim (2006) entre outros filmes.

As Patricinhas de Beverly Hills está disponível no catálogo da Netflix, enquanto Garota, Interrompida pode ser assistido no Claro Video.

8. Matthew Garber

Continua após a publicidade

Matthew Garber, que deu vida a Michael Banks no clássico da DisneyMary Poppins (1964), também faleceu cedo, com apenas 21 anos de idad. Ainda assim, o ator ainda conseguiu receber três prêmios por sua carreira. Sua colega Karen Dotrice, que interpretou sua irmã Jane Banks no musical e também o acompanhou nas outras duas produções - O Feiticeiro da Floresta Encantada (1967) e Um Grande Amor Nunca Morre (1963) -, chegou a declarar que ele possuía um espírito aventureiro. Quando fez 11 anos de idade, decidiu que gostaria de continuar frequentando a escola e largaria a carreira como ator.

Ao finalizar os estudos, em 1976, Garber decidiu fazer um mochilão pela Índia. Ele viajou sozinho com apenas 20 anos e acabou contraindo hepatite ao consumir carne contaminada. Por não receber tratamento a tempo, a doença evoluiu para uma pancreatite necrosante hemorrágica, mesmo ele voltando para Londres em junho de 1977 para se tratar. Ele faleceu aos 21 anos e foi nomeado postumamente como uma das Lendas da Disney em 2004. Em O Retorno de Mary Poppins, o ator Ben Wishaw acabou interpretando Michael Banks.

Continua após a publicidade

Mary Poppins está disponível no Telecine e a sequência pode ser assistida no Prime Video.

7. James Dean

James Dean faleceu quando tinha apenas 24 anos em um acidente de carro e sua carreira breve, que teve menos de dez anos de duração, foi suficiente para consagrá-lo como um ícone da juventude dos anos 1950: rostinho bonito, calça jeans surrada, jaqueta de couro, motocicletas e jeito rebelde. O ator começou a vida no cinema com três papéis nos filmes Baionetas Caladas (1951), Sailor Beware (1952) e Sinfonia Prateada (1952).

Continua após a publicidade

Seu filme mais famoso e adorado até os dias atuais é Juventude Transviada (1955), em que interpreta o adolescente rebelde Jim Stark. Outros títulos que o levaram diretamente ao estrelato incluem Vidas Amargas (1955) e Assim Caminha a Humanidade (1956). Estes dois últimos fizeram James Dean ser o primeiro ator da história a receber uma indicação póstuma na história do Oscar. Ele continua sendo o único ator a ter duas indicações póstumas por atuação.

Juventude Transviada está disponível para locação no Google Play e na Microsoft Store.

6. Gary Coleman

Continua após a publicidade

Gary Coleman ficou famoso por suas caras e bocas enquanto ainda era uma criança e interpretava o protagonista Arnold na série homônima (cujo título original é Diff'rent Strokes). Devido a uma disfunção renal que o impedia de crescer, o ator pareceu um garoto de 8 anos até o final da série em 1986, quando tinha 18 anos. Tornando-se um verdadeiro sucesso da noite para o dia, Gary acabou aparecendo em diversos comerciais e até chegou a ganhar um desenho animado em 1982, The Gary Coleman Show. O ator também fez uma rápida aparição em Um Maluco no Pedaço, no seriado Eu, a Patroa e as Crianças e foi mencionado algumas vezes em Todo Mundo Odeia o Chris.

A saúde de Coleman passou por complicações devido à disfunção renal e em 2009 ele passou por uma cirurgia que lhe rendeu uma pneumonia no processo pós-operatório. Em 2010, foi internado duas vezes após ter uma convulsão. Em maio daquele ano, foi hospitalizado por ter batido a cabeça enquanto estava em sua casa, possivelmente após ter outra convulsão. Ele faleceu aos 42 anos.

5. Cameron Boyce

Continua após a publicidade

A morte de Cameron Boyce foi um choque tanto para os fãs quanto para a família. No dia 6 de julho de 2019, o ator teve uma convulsão enquanto dormia em sua casa, em Los Angeles. Ele tinha apenas 20 anos. Após sua morte, familiares e amigos criaram a Cameron Boyce Foundation, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo oferecer aos jovens e crianças meios artísticos como alternativas à violência.

Boyce começou a vida artística interpretando o jovem Michael na série General Hospital: Night Shift (2008) e também fez aparições nos filmes Espelhos do Medo (2008) e Controle Absoluto (2008) até estrelar a comédia Gente Grande (2010) com Adam Sandler e Chris Rock. Um ano depois, ganhou um dos papéis principais na série original do Disney Channel Jessie (2011). No canal, Cameron teve a oportunidade de participar das séries No Ritmo, Boa sorte, Charlie! e Liv e Maddie até estrelar a série de filmes Descendentes (2015) interpretando Carlos, filho da vilã Cruella de Vil.

4. Paul Walker

Continua após a publicidade

Outra morte que chocou diversos fãs foi a de Paul Walker, em novembro de 2013. O ator faleceu em um trágico acidente de carro durante um evento beneficente para sua organização Reach Out Worldwide. Ele não chegou a finalizar as gravações de Velozes e Furiosos 7, o que fez com que seus irmãos Caleb e Cody participassem de algumas cenas com o intuito de recriar o rosto de Walker. Além disso, a música See You Again, de Wiz Khalifa e Charlie Puth, foi criada e adicionada à trilha sonora do filme como uma forma de homenagear o ator.

Paul Walker iniciou sua carreira no cinema aos 13 anos no filme O Monstro do Armário (1986) e começou a ganhar reconhecimento em 1999 após aparecer nas comédias românticas Marcação Cerrada e Ela é Demais. O ator decolou definitivamente ao estrelar o primeiro Velozes e Furiosos em 2001, interpretando o personagem Brian O'Conner, um dos principais da franquia.

Continua após a publicidade

Oito filmes de Velozes e Furiosos estão disponíveis no catálogo do Telecine.

3. Cory Monteith e Naya Rivera

Em 13 de julho 2013 os fãs da série Glee acordaram com o coração partido. De acordo com diversas notícias e movimentações nas redes sociais, o ator Cory Monteith, que interpretava o personagem Finn Hudson na série, havia sido encontrado sem vida num quarto de hotel em Vancouver, no Canadá. Sete anos depois, Naya Rivera teve o mesmo destino depois de mergulhar no Lago Piru, na Califórnia, e ficar cinco dias desaparecida. No seriado, a atriz interpretava a cheerleader Santana Lopez.

Enquanto filmava Glee, Cory chegou a participar do filme Monte Carlo (2011), dividindo as telonas com Selena Gomez e Leighton Meester; no ano de sua morte, estrelou os filmes Obsessão Perigosa e Recomeço. Naya, por sua vez, interpretou a personagem Blanca, recorrente na terceira temporada de Devious Maids (2015), além dos filmes At the Devil's Door (2014) e Loucuras em Família (2017). Ela também chegou a ser uma das juradas convidadas da nona temporada de RuPaul's Drag Race.

Assim como Cory Monteith, Glee é o principal trabalho da carreira de Naya Rivera. A série está disponível nos catálogos da Netflix, Claro Video e Prime Video.

2. Heath Ledger

Muitos fãs consideram o Coringa de Heath Ledger o melhor de todos, e por conta do seu talento impecável tantas pessoas sentiram sua morte em janeiro de 2008. De acordo com sua autópsia, a causa havia sido uma intoxicação acidental de remédios prescritos, com efeito calmante e sonífero. Ele tinha apenas 28 anos. O ocorrido impactou a campanha de divulgação de Batman: O Cavaleiro das Trevas, que acabou sendo ajustada para dar mais foco ao vilão de Gotham. Sua performance lhe rendeu o Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante.

Ledger começou a carreira atuando em produções australianas até se mudar para os Estados Unidos em 1998. Naquele ano, ele conseguiu o papel do estudante Patrick Verona no romance adolescente 10 Coisas que Odeio em Você, lançado no ano seguinte. Em seguida, atuou em 19 produções, como O Patriota (2000), com Mel Gibson; Os Irmãos Grimm (2005), com Matt Damon; e O Segredo de Brokeback Mountain (2005) com Jake Gyllenhaal.

Batman: O Cavaleiro das Trevas está disponível nos catálogos do HBO GO e Looke.

1. River Phoenix

Perder River Phoenix foi um dos mais trágicos e inesperados acontecimentos no cinema da década de 1990. Isso porque o ator estava no auge de sua carreira e recentemente havia estrelado o filme Garotos de Programa (1991) ao lado de Keanu Reeves. O caso chamou a atenção não só porque Phoenix estava excelente no filme, que acabou se tornando o mais famoso de sua filmografia, mas também porque a informação de que ator era usuário de drogas era desconhecida até o momento de sua morte. Ele teve uma overdose no dia 31 de outubro de 1993 em Los Angeles, do lado de fora do clube Viper Room, cujos sócios incluam o também ator Johnny Depp na época.

Phoenix também era conhecido por dedicar a vida pelo direito dos animais, além de ser ambientalista e ativista político. Apesar da curta carreira, ele acabou incentivando e inspirando nomes como Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Jared Leto. Seu irmão, Joaquin Phoenix, chegou a citá-lo no discurso de agradecimento ao receber o Oscar de Melhor Ator por sua performance em Coringa.

River começou a carreira no filme Viagem ao Mundo dos Sonhos (1985), em que contracenou com Ethan Hawke; depois, ganhou mais notoriedade interpretando Chris Chambers no longa Conta Comigo (1986); ele também chegou a viver a versão jovem de Indiana Jones em Indiana Jones e a Última Cruzada (1989).

Garotos de Programa está disponível no catálogo da HBO GO.