Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem é o Besouro Azul, novo herói da DC nos cinemas?

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Abril de 2023 às 17h00

Link copiado!

DC Comics
DC Comics
Tudo sobre Warner Bros

A divulgação do primeiro trailer de Besouro Azul certamente despertou a curiosidade de muita gente. O novo filme de super-heróis da DC chamou a atenção não só por ter a brasileira Bruna Marquezine como parte do elenco principal, mas também por trazer um tom mais leve e divertido para a história envolvendo a família do protagonista. Ao mesmo tempo, levantou uma pergunta bastante pertinente: quem diabos é ele?

Afinal, o Besouro Azul não está nem mesmo na terceira divisão de heróis da editora. Embora já tenha feito parte da Liga da Justiça e participado de fases icônicas dos gibis, a verdade é que somente leitores de gibis mais velhos ou que mergulharam demais nas profundezas da editora conhecem o personagem — ou alguma de suas versões.

Continua após a publicidade

Até porque esse é um complicador extra para essa bagunça. A versão do Besouro que chega às telas no próximo mês de agosto é a terceira encarnação de um herói que remonta o início do mercado de quadrinhos que passou por várias reformulações. E, como não poderia deixar de ser, é bem possível que esse histórico todo seja levado de uma forma ou de outra para o filme.

O surgimento do Besouro Azul

De forma bastante resumida, a primeira versão do Besouro Azul surge em 1939, na chamada Era de Ouro dos Quadrinhos, na revista Mystery Men Comics #1, da editora Fox Publications. Ele surge na sequência da criação do Superman, mas ainda inspirado por figuras da era pulp, principalmente o Fantasma.

Nessa época, a coisa era tão amadora que até hoje não se sabe quem é o autor que criou o personagem. Ainda assim, a ideia do policial Dan Garrett que se vestia com um traje especial que o deixava quase invulnerável para combater o crime de um modo que a lei não permitia foi um sucesso instantâneo.

O único problema é que, enquanto o personagem ia bem, a editora não. Assim, em 1954, os direitos do Besouro Azul foram vendidos para a Charlton Comics, que reformulou o herói. Assim, em 1964, Dan Garrett deixou de ser só um policial mascarado para se tornar um arqueólogo aventureiro que ganhou poderes ao encontrar um escaravelho mágico em uma de suas expedições.

Primo do Homem-Aranha

Continua após a publicidade

Pouco tempo depois, já em 1966, a editora fez uma nova mudança radical no Besouro Azul, apresentando uma nova versão do herói. Criado por ninguém menos do que Steve Ditko, que havia ajudado a dar vida ao Homem-Aranha alguns anos antes, surge a segunda encarnação do herói: Ted Kord.

Para boa parte dos leitores de quadrinhos mais antigos, esse é o Besouro Azul mais conhecido. Até porque, em 1983, a Charlton Comics foi comprada pela DC e todos os personagens da editora foram integrados ao mesmo universo de Batman e Superman.

Só que, antes disso acontecer, tivemos o auge das histórias de Kord como esse novo aventureiro. Ele é um cientista que vai em uma missão ao lado de Dan Garrett e acaba herdando o manto após a morte do amigo. A diferença é que, ao invés de depender apenas da magia do Escaravelho, ele já conta com inteligência avançada, além de um belo arsenal de armas.

Continua após a publicidade

Ainda na época da Charlton, as histórias desse Besouro Azul seguiam um tom bem mais sério e voltado para investigações criminais e coisas do tipo, simulando bastante o espírito do Batman e seus infinitos apetrechos. Não por acaso, quando Alan Moore é impedido de usar os personagens da editora para fazer sua primeira versão de Watchmen, sua reimaginação de Ted Kord acaba virando o Coruja.

Isso é interessante porque, depois que todo esse universo é incorporado pela DC Comics e os heróis da editora falida passam a conviver com a Liga da Justiça, o Besouro Azul ganha uma personalidade bem mais leve e divertida. Tanto que a fase mais lembrada do herói é justamente a Liga da Justiça Internacional, apelidado de Liga Cômica.

Nessa época, o Besouro Azul era muito mais um alívio cômico ao lado do Gladiador Dourado do que a figura sombria e série da época da Charlton. A parceria deu tão certo que a dupla segue sendo lembrada desta forma até hoje.

Continua após a publicidade

E todo esse preâmbulo é importante porque o primeiro trailer de Besouro Azul traz referências a essas duas versões do personagem. Em determinado momento, é possível ver o traje tanto de Dan Garrett quanto de Ted Kord, o que pode indicar que Jaime Reyes (Xolo Maridueña) não será o primeiro a usar os poderes do Escaravelho nos cinemas.

Além disso, o novo Universo Cinematográfico da DC (DCU, na sigla em inglês) também já confirmou uma série do Gladiador Dourado. E ainda que Besouro Azul não tenha sido confirmado nesse novo momento da Warner, as peças estão lançadas.

O terceiro Besouro e sua ida para o cinema

Continua após a publicidade

E finalmente chegamos ao Besouro Azul que vai para as telas de cinema. Em 2006, a DC Comics decidiu reformular o personagem durante a saga Crise Infinita e trouxe uma nova versão do herói, o jovem Jaime Reyes.

Trata-se de um adolescente que encontra o Escaravelho no meio do Texas. E, ao entrar em contato com essa entidade bizarra, ele acaba se fundindo ao artefato. Assim, Jaime passa a se comunicar com essa tecnologia alienígena que se fundiu à sua própria coluna — mais ou menos como o filme apresenta.

A grande diferença entre o Besouro Azul de Reyes de seus antecessores é que o traje que o Escaravelho oferece parece mesmo uma armadura e não um uniforme de tecido. Ainda que ele fique parecendo um Kamen Rider em vários momentos, isso permite que ele tenha acesso a tecnologias alienígenas, além de outras vantagens, como capacidade de voo e de disparar rajadas de energia.

Continua após a publicidade

E tudo isso está muito bem representado no longa. Pelo que o primeiro trailer apresentou, devemos ter Jaimes como esse jovem que ainda não entende seu lugar no mundo e que, de repente, vê seu corpo ser invadido por esse besouro tecnorgânico de outro planeta. Assim, precisa aprender a ser um herói ao mesmo tempo em que encara as ameaças de quem quer esse poder para si.

Aliás, o filme deve amarrar várias dessas histórias na trama. Além da referência aos uniformes das encarnações anteriores do herói, a megacorporação na qual Jenny (Bruna Marquezine) trabalha nada mais é do que a Kord Industries, pertencendo a ninguém menos do que Ted Kord nas HQs.

Tanto que uma das vilãs da história será Victoria Kord, vivida por Susan Sarandon. Ela foi criada especialmente para o longa, mas já foi transportada para os gibis. Lá, ela é a CEO da empresa e alguém interessada em explorar comercialmente a tecnologia vinda do Escaravelho.

Outro vilão que aparece no trailer é Conrad Carapax, um inimigo clássico do Besouro Azul da época em que o herói era Ted Kord. No caso, era um arqueólogo rival de Dan Garret que morre e tem sua mente presa dentro de um robô. No filme, pode esperar um capanga de armadura.

Continua após a publicidade

Besouro Azul chega aos cinemas em agosto de 2023.