Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Loki | Teoria aponta que divindades da TVA simplesmente não existem; entenda

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Junho de 2021 às 15h00

Link copiado!

Reprodução/Marvel Studios
Reprodução/Marvel Studios
Tudo sobre Marvel

Loki tem apenas um único episódio liberado até agora no Disney+, mas já foi o suficiente para que os fãs desenvolvessem as mais variadas teorias sobre aquilo que a nova série do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) deve desenvolver ao longo dos seus seis episódios. Desta vez, há quem diga que os Guardiões do Tempo, os seres que controlam a Linha do Tempo Sagrada, simplesmente não existem e que essa deve ser a revelação que vai abalar o fim da temporada.

Até agora, esses personagens foram apresentados apenas em uma animação da Autoridade de Variância Temporal (TVA, na sigla em inglês) logo após Loki ser capturado e também como estátuas na cidade e bustos espalhados por aquela dimensão. Além disso, eles são muito citados pelos Homens-Minuto e pela juíza que analisa o caso do Deus da Trapaça. Contudo, segundo apontam os fãs, pode ser que eles nem existam no fim das contas.

Continua após a publicidade

A teoria surge justamente dessa fala da juíza, entendendo que a TVA simplesmente quer que Loki e o público acreditem que esses seres superpoderosos estão monitorando todas as linhas temporais e observado cada indivíduo — uma onisciência que é intimidatória e controladora, de certo modo. Assim, o que se especula é que a série deve mostrar no futuro que os Guardiões do Tempo não existem enquanto entidades reais, mas como uma história que serve para manter o controle na TVA e também sobre os outros mundos.

E a própria série teria deixado algumas dicas sobre essa reviravolta ao longo de seu episódio de estreia. Em determinado momento, Loki considera um absurdo que uma agência controle todo o tempo e espaço a mando de “três lagartos espaciais”. Outra pista seria a conversa do personagem com a juíza, quando ele pede para falar com os Guardiões e ela diz que a sua função é ditar o fluxo do tempo de acordo com o que os Guardiões determinam.

Assim, enquanto boa parte do público viu esse diálogo apenas como uma piada sobre a estrutura burocrática da TVA, o que a teoria indica é que esse já é um indício de que os Guardiões do Tempo não existem e que personagens como a juíza seriam essas figuras que realmente comandam a TVA sob o pretexto de seguir ordens de uma divindade superior. Basicamente uma sociedade teocrática clássica.

Continua após a publicidade

E por mais maluca que essa hipótese seja, vale lembrar que ela não é completamente nova dentro do MCU. Basta lembrar que a gente já viu algo muito parecido acontecer em Homem de Ferro 3, em que o todo-poderoso Mandarim, que comandava o grupo terrorista Os 10 Anéis, nada mais era do que um ator a mando do verdadeiro vilão.

Já nos quadrinhos, os Guardiões do Tempo são entidades que existem e foram criados por um ser chamado Aquele que Restou, que seria o grande diretor da TVA. Assim, uma das possibilidades aventadas é que, no MCU, os Guardiões sejam apenas essa fábula criada para justificar o poder desse alto executivo — e vai ser contra ele que as diferentes versões de Loki vão ter que lutar no final.

Parece uma teoria bastante louca, bem no nível do que a série se propõe a ser. No entanto, para saber se ela está certa ou não, vamos ter que esperar os próximos episódios. Loki chega semanalmente ao Disney+ às quartas-feiras.

Fonte: CBR