Publicidade

Propriedade | Um dos melhores filmes nacionais do ano chega aos cinemas

Por  • Editado por  Durval Ramos  | 

Compartilhe:
Símio Filmes
Símio Filmes

O ano de 2023 tem sido recheado de boas notícias para os fãs do cinema nacional e, no dia 21 de dezembro, mais um filme importante chega às telonas. Trata-se de Propriedade, um longa pernambucano que faz um ótimo retrato da barbárie humana e da polarização econômica e social do nosso país.

Seguindo um estilo crítico semelhante ao de Bacurau (2019), o filme de Daniel Bandeira (O Nó do Diabo) traz Mallu Galli como protagonista e conta a história de um grupo de trabalhadores rurais que se revolta quando descobre que a fazenda na qual trabalham será vendida e que eles terão que abandonar as terras.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Armados com paus, pedras e ódio, eles iniciam uma rebelião que coloca em risco a vida dos patrões Tereza (Galli) e Roberto (Tavinho Teixeira). E para se proteger do caos iminente, a mulher se isola no seu carro blindado. Só que o que ela não sabia é que isso tornaria o conflito ainda pior.

Filmado em 2018 com recursos do Funcultura Audiovisual e do Edital de Longas de Baixo Orçamento do Ministério da Cultura, Propriedade participou de circuitos nacionais e internacionais de cinema, como o Festival de Berlim, o Brooklyn Horror Fest, o Festival do Rio e a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, e agora, finalmente, entra em cartaz em todo o Brasil com a promessa de fazer o público pensar e refletir sobre, entre outras coisas, as condições do trabalho rural no nosso país.

No elenco, além dos nomes citados, ainda estão Zuleika Ferreira, Sandro Guerra, Roberta Lúcia e Samuel Santos. 

Por que vale a pena ver Propriedade?

Além de ter um olhar crítico e ácido sobre a realidade do Brasil, especialmente à daquelas pessoas que vivem e trabalham no campo, Propriedade tem um dos desfechos mais impactantes dos últimos tempos. Além disso, o filme tem poucos diálogos, mas mesmo assim consegue construir uma tensão latente à medida que a trama avança.

Continua após a publicidade

Com bom enredo, excelente plot twist e um elenco afiado, o longa brasileiro certamente é uma boa opção para encerrar 2023. Lembrando que quem quiser assisti-lo, o encontra nos cinemas.