Primeiro-ministro de Cingapura desenvolve código C++ para resolver Sudoku

Por Redação | 05.05.2015 às 17:48
photo_camera Reprodução/G1

Não há muitos líderes mundiais que possam se gabar de entender profundamente sobre tecnologia, e muito menos que saibam como programar. Mas fugindo da regra, Lee Hsien Loong, primeiro-ministro de Cingapura, provavelmente conseguiu desbancar todos os poucos concorrentes postando uma resolução do jogo Sudoku desenvolvida em linguagem C++ por ele mesmo.

Durante uma conferência com importantes nomes da TI para discutir as iniciativas de seu país para tornar as estruturas de governo mais conectadas e inteligentes, Loong contou que escreveu o código há muitos anos, que não programa em C++ há um bom tempo, e que portanto está "desatualizado". O primeiro-ministro cingapuriano comentou também que dois de seus filhos se graduaram em TI pelo renomado MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Após o final do evento oficial, muitas pessoas pediram ao político que mostrasse o código que havia mencionado, e Loong atendeu aos pedidos nesta segunda-feira (4), postando em sua página pública de Facebook. Além do screenshot com o código, o post continha também um link para um arquivo de Google Drive contendo o código-fonte. No post, também pediu correções para possíveis erros que seu código pudesse conter.

Código Cingapura

“O programa é muito básico: ele roda em um prompt de comando, em uma janela de DOS. Basta escrever os dados linha por linha, então o solucionador irá exibir a solução (ou as soluções, se forem várias), o número de passos que programa levou para buscar a solução, além de algumas estatísticas”, explicou o primeiro-ministro.

“Quarenta anos atrás, depois de me formar em matemática, eu fui estudar ciência da computação, seguindo o conselho do meu pai. Ele disse que havia um futuro nisso, e ele estava certo”, concluiu Loong.

Via ArsTechnica.