Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que a série Round 6 tem esse nome só no Brasil?

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Novembro de 2021 às 10h30

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

O fenômeno global que Round 6 se tornou em pouquíssimo tempo revelou muito mais do que o potencial da Coreia do Sul como produtora de filmes e séries. O fato de estar todo mundo falando sobre o seriado também evidenciou uma característica um tanto quanto curiosa: em todo o planeta, o brasileiro é um dos poucos a chamar a história de Round 6 ao invés do título oficial, Squid Game.

Os dois nomes fazem bastante sentido para a proposta, mas a versão adotada pela Netflix em todo o globo é a que melhor se encaixa dentro da narrativa. Squid Game é literalmente o "jogo da lula", o nome dado à brincadeira infantil que abre e fecha a história e conecta boa parte dos personagens — o ojingeo. Tanto que é a partir dos ideogramas (오징어 게임) que surgem os icônicos símbolos usados pelos homens de vermelho.

Continua após a publicidade

Mais curioso ainda é notar que o Brasil é um dos únicos lugares no mundo em que a Netflix adotou Round 6. Dos mais de 90 países em que a série foi exibida, apenas nós e os canadenses chamamos a produção dessa forma tão peculiar. E a pergunta é: por quê?

Ao longo dos últimos meses, várias teorias surgiram sobre o assunto. A principal delas era a de que a plataforma de streaming optou por lançar o seriado por aqui com outro nome para evitar associações políticas com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pudessem prejudicar o seu desempenho no país. Levando em conta o clima de polarização política que temos visto, é uma hipótese bastante crível — mas será verdade?

O porquê de Round 6

Continua após a publicidade

A Netflix nunca falou exatamente o porquê da mudança de nome de Squid Game no Brasil, mas já explicou alguns dos critérios adotados para fazer suas adaptações na hora de fazer lançamentos internacionais. Segundo a empresa, a localização dos títulos é feita levando em conta aquilo que vai ter uma maior conexão com o público de cada país.

Isso faz bastante sentido, ainda mais considerando que não temos nenhuma brincadeira chamada "jogo da lula" ou coisa parecida por aqui. No máximo, há um jogo com regras bem semelhantes que é conhecido em algumas regiões brasileiras como garrafão, mas vamos combinar que esse título não seria nada chamativo no catálogo do streaming.

Além disso, o fato de “jogo da lula” não dizer absolutamente nada para o público poderia, inclusive, criar alguns ruídos. Como a tal lula da brincadeira é uma referência ao desenho quase abstrato que as crianças coreanas fazem no chão, não seria de se estranhar que muita gente ia sair frustrada pelo animal não aparecer em momento algum da história caso o título Squid Game fosse adotado por aqui.

Continua após a publicidade

Assim, o nome Round 6 é algo que faz muito mais sentido para nós, pois está muito mais relacionado à dinâmica do jogo que os personagens enfrentam — afinal, são seis partidas. Isso sem falar que esse título mais genérico também facilita vender a série em suas temporadas futuras, quando provavelmente não vamos ver o tal jogo da lula se repetir.

Ideia original

Por mais que a teoria de que a Netflix queria evitar polêmicas por causa da política brasileira seja realmente muito tentadora, a verdade é que o nome Round 6 era o título original da série quando ela foi concebida e que o título só foi alterado para Squid Game durante a produção.

Continua após a publicidade

Quando a empresa anunciou o seriado, ainda em 2019, o texto de divulgação oficial tratava a história como Round Six — assim mesmo, por extenso — e citava o jogo da lula como uma das brincadeiras que os participantes teriam que enfrentar.

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o vice-presidente de conteúdo da Netflix na Ásia, Minyoung Kim, explicou que a ideia original era mesmo manter como Round Six para manter o título acessível em todo o mundo, já que o ojingeo era uma brincadeira bastante tradicional na Coreia do Sul, mas que nem mesmo o público mais novo do país poderia conhecer.

“No começo, a gente queria que a série fosse lançada globalmente, mas estávamos preocupados que o nome Squid Game não ressoasse com o público porque poucas pessoas iam entender o que ele significava”, explica Kim. “Então nós fomos com Round Six, querendo ser mais generalistas e ajudando a dizer às pessoas sobre o que a série é”.

Continua após a publicidade

A decisão de retornar para Squid Game aconteceu após o diretor Hwang Dong-hyuk argumentar que o jogo da lula era a essência da história e um tipo de brincadeira única dentro da trama. Assim, o executivo da Netflix afirma que todos foram convencidos de que essa era uma forma de dar mais autenticidade à produção.