SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

5 podcasts investigativos para ouvir no Globoplay

Por| 31 de Outubro de 2023 às 13h00

Link copiado!

Reprodução/Globoplay
Reprodução/Globoplay

Nem todo mundo sabe, mas o Globoplay também tem podcasts dentro da sua plataforma. Embora seja um streaming de filmes e séries, o serviço da Globo viu o crescente interesse do brasileiro nesses programas de áudio e deu um jeito de inserir em seu catálogo produções para serem ouvidas pelos assinantes. E, como não poderia deixar de ser, não demorou para que tivéssemos uma invasão de programas investigativos chegando por lá.

Os podcasts de histórias de true crime já se tornaram uma paixão nacional. O interesse por essas narrativas de crimes reais é algo que prende nossa atenção desde a época dos programas de rádio, então a migração para o formato digital é só uma evolução natural das coisas. O que mudou, porém, foi justamente a qualidade e o cuidado de dar profundidade aos fatos narrados, não caindo apenas no sensacionalismo. O sucesso de O Caso Evandro é o maior exemplo disso.

No caso do Globoplay, os programas lançados dentro do streaming chamam a atenção pelo perfil bem variado das histórias narradas. De programas icônicos que ganharam versão em áudio, a revisita de casos clássicos e as investigações de histórias pouco conhecidas, a plataforma tem muito a oferecer a quem quer uma investigação em verde e amarelo para acompanhar.

Continua após a publicidade

5. Linha Direta: O Podcast

Começamos nossa lista com um clássico. O programa Linha Direta foi um dos grandes precursores dos programas investigativos na TV brasileira nas décadas de 1990 e 2000, uma época em que ninguém chamava true crime assim e tampouco glamourizava esse tipo de história. Na verdade, havia até um certo medo do programa e da violência que ele retratava.

Só que os tempos são outros e justamente o fenômeno dos podcasts de crimes reais fez a Globo ressuscitar o programa. E, de quebra, ele ainda ganhou um podcast apresentado por Pedro Bial que funciona como uma espécie de extra para os episódios da TV.

Continua após a publicidade

Linha Direta: O Podcast é um misto de bastidores e versão estendida do programa jornalístico e traz depoimentos de roteiristas, pesquisadores e produção do programa, além de se aprofundar mais em detalhes que acabam não sendo tão trabalhados na versão televisionada.

4. Pico dos Marins: O Caso do Escoteiro Marco Aurélio

Depois do sucesso de O Caso Evandro, o jornalista Ivan Mizanzuk se tornou referência no assunto de podcasts investigativos — e a Globoplay não demorou a trazê-lo para dentro da plataforma. Em Pico dos Marins: O Caso do Escoteiro Marco Aurélio, ele assume a direção geral do programa que conta sobre o misterioso desaparecimento de um adolescente de 15 anos no interior de São Paulo em 1985.

Continua após a publicidade

Quase 40 anos depois, o caso segue cheio de perguntas sem respostas e o podcast coloca ainda mais luz sobre essas dúvidas. Com materiais inéditos e novos suspeitos, o programa narrado por Marcelo Mesquita reabre o caso e ainda ouve a família do jovem escoteiro depois de tanto tempo.

3. Leila

Outro caso que chocou o Brasil, mas que havia caído no esquecimento nos últimos anos ganha nova vida em Leila. O podcast narrado pela atriz Leandra Leal (Amor de Mãe) conta a história da morte da apresentadora Leila Cravo, encontrada inconsciente no asfalto em frente a um motel no Rio de Janeiro em 1975. O mistério em torno da situação e as revelações que vieram em seguida fizeram com que a morte da artista se transformasse em um escândalo na época.

Continua após a publicidade

E o podcast reconstrói muito desse clima. Leal adota um estilo de narração mais literário que deixa o programa com um clima quase noir, ambientando o ouvinte no cenário carioca daquele período. Ao mesmo tempo, o programa não se isenta de atualizar o caso, principalmente ao trazer depoimentos de familiares da personagem-título.

2. Pistoleiros

Ao contrário da maioria dos podcasts investigativos que a gente se acostumou a ouvir, Pistoleiros não é um programa sobre uma única história, mas um mergulho no crônico problema de segurança do Rio de Janeiro. Produzido pelo Jornal O Globo, traz luz a crimes que nunca foram solucionados no estado, usando como fio condutor histórias de matadores de aluguel.

Como o próprio título deixa claro, o foco é apresentar ao ouvinte o que é a pistolagem e o rastro de sangue, morte e violência que ela deixa em toda a região do Rio de Janeiro. Para isso, o programa conta com a experiência do jornalista Rafael Soares, que há mais de 10 anos trabalha na cobertura de segurança pública.

Continua após a publicidade

1. Projeto Humanos: O Caso Leandro Bossi

O mais recente podcast investigativo do Globoplay merece um lugar em nossa lista por uma clara e simples razão: O Caso Leandro Bossi é praticamente um spin-off de O Caso Evandro. O programa é a sexta temporada do Projeto Humanos e é produzido por Ivan Mizanzuk, que volta a se debruçar sobre o desaparecimento de crianças no Paraná durante a década de 1990.

Se você acompanhou O Caso Evandro, certamente vai se lembrar do nome de Bossi, outro garoto que sumiu da cidade de Guaratuba, no litoral do estado, em 1992. Os dois casos seguiram em paralelo, mas o paradeiro de Leandro jamais foi descoberto — até agora. Em 2022, o governo paranaense identificou a ossada do garoto depois de 30 anos de seu desaparecimento.

Continua após a publicidade

Assim, o novo podcast parte dessa nova descoberta para revisitar o caso, fazer novas perguntas e tentar encontrar novas respostas.