Orlando Drummond | 10 personagens e dublagens que mostram genialidade do ator

Orlando Drummond | 10 personagens e dublagens que mostram genialidade do ator

Por Durval Ramos | Editado por Jones Oliveira | 28 de Julho de 2021 às 12h26
Reprodução/Warner Bros, Disney

O Brasil perdeu nesta última terça-feira (27) o lendário Orlando Drummond, ator e dublador responsável por uma infinidade de personagens que marcaram gerações. Ele faleceu aos 101 anos de idade em casa em decorrência de falência múltipla dos órgãos. E, com 70 anos dedicados à carreira e responsável pela voz de centenas de personagens icônicos, não é exagero dizer que ele se tornou eterno.

É claro que ele vai ser sempre lembrado pelo Seu Peru, personagem que criou ainda em 1952 para a Escolinha do Professor Raimundo, quando o programa ainda era só uma esquete de rádio. Só que, tão marcante quanto seus bordões humorísticos, foram suas dublagens. Do Socoby-Doo que conhecemos a vilões como Gargamel e Vingador, sua voz se tornou imortal. Não por acaso, Drummond era reverenciado entre dubladores como uma lenda.

Diante de tudo isso, como muitos fãs pontuaram nas redes sociais após a notícia de seu falecimento, chega a ser injusto dizer que ele morreu. Na verdade, Orlando Drummond viveu. Viveu e marcou vidas, memórias e corações com cada um dos seus personagens, imprimindo uma personalidade própria a cada um deles. 

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Assim, para homenagear essa voz imortal, o Canaltech relembra alguns dos seus trabalhos mais marcantes e que certamente serão para sempre lembrados por todos. Vida longa ao mestre, porque gênios assim vivem para sempre.

10. Dinamite, o Bionicão 

Abrimos nossa lista com um personagem que não é tão conhecido quanto o outro cachorro interpretado pelo Drummond, mas que mostra bem a genialidade do ator. Ao longo da década de 1970, o estúdio Hanna-Barbera fez uma série de desenhos animados parecidos na carona do sucesso de Scooby-Doo e coube ao nosso lendário dublador emprestar sua voz para boa parte deles.

E isso deixou claro o quanto Drummond sempre foi um mestre. Apesar de estar dando voz a personagens bastante parecidos, ele conseguiu imprimir personalidades, entonações e jeitos de falar completamente diferentes entre eles. Assim, por mais que a sua voz fosse irreconhecível, era fácil separar o Bionicão do Scooby-Doo e de todos os outros cães que invadiam a programação infantil da época.

9. Imperador Palpatine

Apesar de Orlando Drummond ter sido eternizado na TV por um personagem humorístico, a sua voz também é muito associada a vilões, principalmente por causa do seu timbre mais arranhado que conferia a esses personagens um tom muito mais sombrio. E um dos que mais se beneficiou disso foi ninguém menos do que o Imperador Palpatine, o grande vilão da série Star Wars.

O ator interpretou a grande ameaça da galáxia na segunda dublagem do filme O Retorno de Jedi, lançada em 1997, e logo chamou a atenção pelo ótimo trabalho feito. Além de remeter a outros grandes vilões que ele viveu, a sua versão do personagem se torna tão imponente que chega a ofuscar até mesmo o grande Darth Vader. Afinal, como competir com essa risada maligna?

8. Gargamel

Outro vilão que ficou eterno graças a esse monstro da dublagem foi o velho Gargamel, da série clássica dos Smurfs. Reprisando mais uma vez sua voz sombria, ele deu vida ao feiticeiro que queria capturar os homenzinhos azuis para fazer uma poção. E, diferente do que vimos com o Palpatine, ele ainda consegue puxar o tom para a comédia e fazer com que essa combinação funcione muito bem.

Apesar de ter ficado eternizado no papel de Gargamel, Drummond voltou ao mundo dos Smurfs na dublagem dos filmes mais recentes, desta vez no papel de Papai Smurf.

7. Puro Osso

Uma das produções mais recentes desta lista, o que mostra que a nossa lenda da dublagem seguiu eternizando personagens até pouco tempo atrás. No desenho As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy, produzido pelo Cartoon Network, Orlando Drummond foi ninguém menos do que a Morte em pessoa, que acaba escravizada por duas crianças após perder uma aposta.

E a voz que ele imputa ao personagem traduz muito bem o clima do desenho, já que mantém esse tom quase vilanesco — afinal, estamos falando do Ceifador Sinistro —, mas que está claramente de saco cheio de servir de babá para os dois pentelhos.

6. Corujão

O desenho do Ursinho Pooh podia não ser o favorito das crianças — principalmente as mais velhas, que queriam ver histórias um pouco mais aventurescas —, mas isso não apaga o belo trabalho de Orlando Drummond com o personagem Corujão. Ainda que fosse um dos coadjuvantes da série, a sua interpretação do personagem casou muito bem com o estilo paizão da coruja, que volta e meia aparecia para aconselhar Pooh, Leitão e Tigrão. É um raro caso de uma voz que te abraça.

5. Pacato/Gato Guerreiro

Ao longo desses 70 anos de carreira, Drummond se especializou em criar personagens com vozes amedrontadas — algo que poucos conseguem fazer com tanta maestria. Além do Scooby-Doo, isso fica bastante claro em He-Man e Os Defensores do Universo, onde o ator fez o medroso tigre Pacato. 

Pode parecer algo bobo, mas conseguir falar dessa forma não é tão simples quanto muitos pensam, já que é preciso expressar uma enorme insegurança nos diálogos sem deixar que isso atrapalhe a compreensão do que está sendo dito. No novo desenho do He-Man que acabou de chegar à Netflix, por exemplo, o dublador Guilherme Briggs (um fã declarado do trabalho de Drummond) até tenta emular a voz de seu mestre, mas tropeça nessa dificuldade.

Além disso, Orlando Drummond também fez a voz da versão transformada do felino, o Gato Guerreiro — com a diferença de que, neste caso, o personagem tem poucas falas.

4. Popeye

Talvez as gerações mais novas nem conheçam o personagem, mas Popeye é um desenho que foi reprisado à exaustão aqui no Brasil e foi o primeiro contato de muita gente com a voz de Drummond. E por mais que a sua voz arranhada esteja ali presente, ela é bem diferente de todos os demais trabalhos do ator — e, justamente por isso, muita gente não percebe que é ele por trás do marinheiro devorador de espinafre.

3. Vingador

O vilão de Caverna do Dragão é um dos trabalhos mais lembrados de Orlando Drummond — e não sem razão. Comprovando sua vocação para viver vilões, ele dá vida a essa figura que mais parece um demônio de asas e um chifre só que inferniza a vida dos heróis. Sua voz arranhada e a risada sombria coroam esta que é uma das vozes mais lembradas de todos os anos 1980. Se você foi criança nessa época, com certeza tinha pesadelos com o riso maligno.

2. Alf, o ETeimoso

Para muitos, o melhor trabalho de Orlando Drummond. Não há como assistir à série do alienígena folgado que cai na Terra e vai viver com uma família americana sem ser com a nossa lenda da dublagem. E não apenas pela sua voz, mas pela personalidade que ele deu ao personagem. O jeito de falar, as gírias, as reações… Drummond se aproveitou de todo o seu conhecimento e experiência com comédia para deixar o boneco de pelúcia muito mais carismático do que ele poderia ser em outro idioma.

1. Scooby-Doo

E esta lista não poderia fechar com outro nome que não fosse Scooby-Doo. Isso porque, mais do que dublar o personagem, Drummond criou a voz do cachorro praticamente do nada. Basta ouvir a dublagem original para ver como a versão nacional é infinitamente superior.

Em várias entrevistas, o ator explicou que decidiu deixar de lado o modelo em inglês e fazer algo novo. Segundo ele, a voz original era mais fina e ele decidiu encorpá-la para traduzir o jeito melhor o jeito estabanado do personagem — e, para isso, adaptou um latido que usou uma vez para espantar um ladrão.

A brincadeira deu certo e ele eternizou essa interpretação a ponto de outros dubladores que assumiram o personagem tentarem emular o que ele fez lá atrás. Além disso, ele se tornou tão associado a Scooby-Doo que chegou a entrar no Guinness Book, o livro dos recordes, como o ator que mais tempo passou dublando um mesmo personagem — foram mais de 35 anos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.