Publicidade

Obi-Wan Kenobi | Quem é o ator que aparece no fim do episódio 2?

Por| Editado por Jones Oliveira | 31 de Maio de 2022 às 14h30

Link copiado!

Lucasfilm
Lucasfilm
Tudo sobre Walt Disney Company

O segundo episódio de Obi-Wan Kenobi termina de uma forma bem impactante, com o Jedi descobrindo que seu aprendiz e amigo Anakin Skywalker está vivo como Darth Vader. E por mais que a gente já soubesse disso há muito tempo, foi somente neste momento que o personagem de Ewan McGregor soube da incômoda verdade — que é apresentada com uma cena chocante de Vader, sem armadura, em um tanque de bacta e ligado a diversos aparelhos.

E é aí que surgiu a grande dúvida de muita gente: é o ator Hayden Christensen fazendo essa versão debilitada de Anakin ou outra pessoa está servindo de dublê de corpo?

Isso porque o personagem que aparece no fim do segundo episódio de Obi-Wan Kenobi está bem diferente do rosto de galã que tivemos em O Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith. E, por mais que ser queimado vivo nas lavas de Mustafar realmente não faça bem para a pele de ninguém, é difícil dizer que quem aparece nos segundos finais é mesmo Christensen.

Continua após a publicidade

Mas sim, é justamente o ator que aparece naquela cena. É claro que há um enorme trabalho de maquiagem para fazê-lo parecer esse velho decrépito que foi deixado para morrer — o primeiro episódio faz um grande resumo de trilogia prequel e mostra como Anakin ficou estragado depois da luta com Obi-Wan —, mas não restam dúvidas de que é o ator ali. Até porque os créditos finais acabam com qualquer dúvida que possa ter restado.

Preparando a surpresa

Continua após a publicidade

Aliás, toda a montagem desses capítulos iniciais é feita para conduzir a essa revelação. Como dito, há toda uma recapitulação da jornada de Anakin e como ele cedeu ao Lado Sombrio, com direito a um close bastante demorado no personagem todo queimado após a Batalha de Mustafar, quando é abandonado por Obi-Wan e resgatado pelo Império. Essa montagem termina com sua conversão em Darth Vader.

Assim, quando o velho Jedi descobre que Anakin está vivo, todo esse círculo narrativo se fecha e vemos o estado atual do personagem.

E toda essa construção funciona muito bem até para chocar o público. Como a gente sabe desde Uma Nova Esperança que Anakin nunca morreu de verdade, nossa reação não é a mesma de Obi-Wan quando o fato é revelado. Assim, a solução da Lucasfilm foi trazer um outro tipo de choque: o impacto causado pela transformação feita em cima do visual de Hayden Christensen.

Continua após a publicidade

Aliás, vale pontuar também que o ator não é mais nenhum garoto. Temos na lembrança o visual do Anakin de O Ataque dos Clones ou mesmo de A Vingança dos Sith, quando o rapaz tinha seus 20 e poucos anos. Contudo, hoje ele já é um senhor que acabou de completar 41 anos e o tempo é capaz de mudar a fisionomia de alguém tanto quanto cair no magma de Mustafar.

Seus filmes mais recentes já mostravam um pouco disso. Longas como O Último Refúgio e Caçada Brutal já traziam o jovem Anakin com algumas ruguinhas aqui e ali. Até mesmo Amor em Little Italy, em que ele vive um galã clássico, tem o peso da idade um tanto quanto aparente. E as fotos divulgadas pela própria Walt Disney Company da premiere de Obi-Wan Kenobi só reforçaram isso.

Continua após a publicidade

É claro que ele ainda está melhor que muita gente — incluindo este que vos escreve — e que boa parte do choque está na própria maquiagem adotada, mas não deixa de ser um lembrete de que se passaram 20 anos desde que vimos o ator como Padawan.

O retorno do Jedi

A grande dúvida a partir disso é como veremos as demais participações de Christensen em Obi-Wan Kenobi ao longo dos próximos episódios. O ator deve aparecer mais ao longo da temporada, mas não sabemos se será como essa Anakin mutilado, como um flashback ou já assumindo o posto de Darth Vader.

Levando em conta o quanto o seriado é respeitoso com toda a franquia e também com o elenco em si — eles trouxeram até Joel Edgerton e Bonnie Piesse, que tinham feito apenas pequenas aparições como Owen e Beru Lars nos prequels —, é muito provável que vejamos o ator vestindo a icônica armadura e vivendo o maior vilão dos cinemas de uma vez por todas. Seria uma forma de fechar todo o ciclo do personagem e do próprio artista e uma homenagem enorme ao seu legado para a saga.

Continua após a publicidade

Obi-Wan Kenobi está disponível no catálogo do Disney+.