Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Netflix testa sistema que detecta contas compartilhadas em mais países

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Janeiro de 2022 às 10h04

Link copiado!

David Balev/Unsplash
David Balev/Unsplash
Tudo sobre Netflix

Alertas sobre compartilhamento de contas e verificação de identidade para acesso à Netflix sempre são motivo de temor para os usuários que dividem perfis. E agora esse medo surgiu entre os assinantes do serviço na Itália. Desde meados do segundo semestre de 2021, clientes do país passaram a ver um alerta quanto ao uso do perfil em diferentes lares, juntamente com uma solicitação de verificação por e-mail ou SMS para fins de segurança.

A mensagem deixa clara a detecção do uso da conta em mais de um núcleo familiar e traz, logo abaixo, um botão para que o usuário crie seu perfil individual na Netflix (pagando por isso, é claro). A seguir, estão os controles de verificação, que envolvem o envio de códigos por e-mail ou mensagem de texto para que o aplicativo volte a funcionar, algo que, em um caso legítimo de divisão de conta, exigiria contato com o assinante original.

Continua após a publicidade

É justamente aí que está o pulo do gato que levou a uma onda de temor e fake news nas redes sociais da Itália, com usuários e veículos de imprensa falando em banimentos e até multas, enquanto se debruçam sobre os termos de uso da plataforma. Lá, inclusive, está a informação, inclusive na versão em português, de que os assinantes se comprometem a não compartilhar a conta com pessoas de fora da sua família.

Enquanto isso, a exibição da mensagem de verificação representa a expansão de um teste iniciado em março de 2021 e que, pelo menos de acordo com o próprio serviço, nada tem a ver com o compartilhamento de contas. Segundo a Netflix, trata-se de uma forma de alertar usuários sobre o roubo e vazamento de suas credenciais, garantindo que todos aqueles que estão acessando a conta efetivamente têm permissão para isso.

É claro, a plataforma de streaming não gosta muito da ideia de que os usuários estão compartilhando seus perfis — a citação à família da versão em português aparece como “núcleo doméstico” em versões internacionais, algo mais próximo do intuito original da empresa, que é o uso dividido apenas entre quem mora em um mesmo local. Por outro lado, ainda não há nada que indique algum tipo de atitude, bloqueio e, principalmente, multas a quem realiza a prática, enquanto o teste expandido para a Itália também não parece ter dado as caras por aqui.

Continua após a publicidade

Por outro lado, é sim um formato mais restritivo que o anterior. Em março de 2021, era possível continuar assistindo aos conteúdos sem a verificação, enquanto agora isso apenas libera a conta novamente para utilização.

A Netflix não falou sobre o assunto e não respondeu aos contatos do Canaltech sobre a realização destes testes no Brasil, tampouco comentou sobre como enxerga o compartilhamento de contas.

Fonte: Smartworld.it, Yahoo