Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Michael Keaton revela por que desistiu de ser o Batman

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Janeiro de 2022 às 15h00

Link copiado!

Warner
Warner
Bruce Wayne

Depois de 30 anos, Michael Keaton vai voltar a vestir o uniforme do Batman em The Flash. E o retorno do ator ao herói serviu também para que o primeiro intérprete do Homem-Morcego nos cinemas explicasse por que desistiu do papel depois de apenas dois filmes, não voltando para Batman Eternamente. Segundo ele, a saída foi justamente por diferenças criativas e pelo modo com que ele enxergava o personagem.

Durante sua participação no podcast In the Envelope, Keaton contou pela primeira vez o porquê de ter desistido do Batman, revelando que não concordava com a abordagem dada pelo diretor Joel Schumacher na época. Isso porque, para o ator, a história dos filmes sempre foi sobre Bruce Wayne e não apenas sobre o Batman em si.

Continua após a publicidade

“Eu sei que o nome do filme é Batman e que ele é um grande ícone cultural e artístico”, contou Keaton. “Todo mundo fala do Batman, que ele fez isso, que ele fez aquilo, mas eu ficava pensando que as pessoas estavam vendo as coisas do jeito errado. Era sobre Bruce Wayne. Que tipo de pessoa faz essas coisas? Quem se torna aquilo?”.

Diante dessa perspectiva do herói, o ator revelou que não concordava com a abordagem que Schumacher queria dar para o Homem-Morcego, colocando a persona do Batman acima da figura de Bruce Wayne — o que incluiu também mudar a tônica do filme.

Keaton contou que, em determinado ponto da pré-produção de Batman Eternamente, o diretor disse não entender por que o filme tinha que ser tão sombrio e triste, ao passo que o próprio ator teve que intervir e questionar se ele sabia como Bruce Wayne se tornou o Batman. “É só ler. É algo realmente simples de entender”, contou.

Continua após a publicidade

Contudo, a discussão se revelou bastante infrutífera e o terceiro filme do herói, lançado em 1995, realmente deixou o tom mais pesado adotado por Tim Burton para trazer algo mais colorido e cômico, com direito a um Charada vivido por Jim Carrey. E Keaton acabou sendo substituído por Val Kilmer.

O Batman em The Flash

Ao mesmo tempo em que a declaração do ator é uma ótima forma de entender como os filmes do Batman desandaram tanto ao longo dos anos — o segundo filme de Joel Schumacher para o personagem, Batman & Robin, ainda é considerado um dos piores filmes de heróis de todos os tempos —, também é uma bela dica do que podemos esperar desse retorno ao papel.

Continua após a publicidade

Como dito, Keaton vai voltar à batcaverna em The Flash para viver esse herói mais velho que vai ajudar o Velocista Escarlate a lidar com a bagunça de realidades. E isso parece se encaixar perfeitamente na visão que ele carrega do Homem-Morcego por mais de três décadas: sempre foi sobre Bruce Wayne.

Isso significa que devemos ter uma abordagem muito mais voltada para o homem por baixo do manto, ou seja, mostrando esse Bruce mais velho e já calejado por décadas de combate ao crime em Gotham — algo bem próximo do que tínhamos na animação Batman do Futuro. E, se isso se concretizar, vai ser algo realmente muito interessante de se ver.

The Flash chega aos cinemas em dezembro de 2022.

Fonte: In the Envelope