Publicidade

7 melhores filmes e séries sobre canibais de todos os tempos

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
NBC/Orion Pictures/Warner Bros. Pictures
NBC/Orion Pictures/Warner Bros. Pictures

Seja no cinema ou na televisão, o canibalismo é uma temática que se faz presente em diversas histórias de terror que, de diferentes maneiras, exploram a ideia por trás de seres humanos comedores de carne da própria espécie. Por mais macabro que isso possa parecer para muita gente, o canibalismo pode ser um meio para explorar relações extremas e destrutivas que seguem rendendo muitas discussões no audiovisual até hoje.

Melhores filmes e séries sobre canibais

Se você tem estômago forte e quer entrar no misterioso universo das histórias sobre canibais, o Canaltech selecionou os 7 melhores filmes e séries que usam o canibalismo em suas temáticas. Veja mais detalhes sobre os títulos a seguir:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  • O Silêncio dos Inocentes (1991)
  • Hannibal (2013-2015)
  • Raw (2016)
  • Desejo e Obsessão (2001)
  • Dahmer: Um Canibal Americano (2022)
  • Quadrilha de Sádicos (1977)
  • Até os Ossos (2022)

O Silêncio dos Inocentes

Falar de filmes de canibalismo sem citar Hannibal Lecter é até incoerente. O personagem é, certamente, o canibal mais icônico do cinema, estrelando uma sequência de filmes depois do sucesso de O Silêncio dos Inocentes, filme que apresentou o assassino ao mundo com a icônica performance de Anthony Hopkins (Meu Pai).

Embora o longa de Jonathan Demme (Stop Making Sense) não tenha cenas explícitas de canibalismo, o assunto é tratado com entusiasmo pelo assassino, que revela suas preferências à mesa durante as entrevistas realizadas pela agente do FBI interpretada por Jodie Foster (True Detective).

O filme fez história no Oscar em várias categorias, entre elas Melhor Ator para Hopkins, Melhor Atriz para Foster e Melhor Filme.

O Silêncio dos Inocentes está disponível para compra ou aluguel em Prime Video, Apple TV e Google Play.

Hannibal

Continua após a publicidade

Sendo o canibal mais famoso da ficção, foi apenas uma questão de tempo até que Hannibal Lecter também aparecesse na TV. Intitulada apenas Hannibal, a série de 2013 traz Mads Mikkelsen (Druk: Mais uma Rodada) na pele do icônico assassino e fez sucesso na época com um terror psicológico, além de contar com uma estética extremamente bem trabalhada.

No programa, acompanhamos Will Graham (Hugh Dancy), um talentoso analista comportamental do FBI que está investigando uma série de assassinatos. Passando por uma exaustão mental, Graham começa a se consultar com o psiquiatra Hannibal Lecter (Mads Mikkelsen), embarcando em uma relação intensa com ele.

As três temporadas de Hannibal estão disponíveis no Prime Video.

Continua após a publicidade

Raw

Filme feito para pessoas de estômago forte, Raw é uma produção da diretora francesa Julia Ducournau (Titane) que deu o que falar na época de seu lançamento. Com cenas gráficas e bastante impactantes, o longa explora o canibalismo a partir do processo de amadurecimento de uma jovem.

Na trama, Justine (Garance Marillier) é uma adolescente vegetariana que está prestes a entrar na universidade para se tornar uma veterinária. Com um futuro promissor nas mãos, a garota vê sua vida virar de cabeça para baixo quando, durante o trote da faculdade, é forçada a comer carne crua. A partir disso, Justine passa a ser atormentada por uma vontade incontrolável de comer carne humana.

Continua após a publicidade

Raw não está disponível para streaming no Brasil no momento.

Desejo e Obsessão

Dirigido pela consagrada cineasta francesa Claire Denis (Bom Trabalho), Desejo e Obsessão é mais um filme que usa o canibalismo como metáfora para tratar de questões psicológicas e físicas bastante extremas relacionadas ao amor.

Continua após a publicidade

Estrelado por Vincent Gallo (Buffalo 66), o longa acompanha a história de Shane (Vincent Gallo) e June (Tricia Vessey) durante a lua-de-mel do casal, em Paris. Shane, no entanto, não consegue aproveitar a viagem por estar sendo assombrado por uma estranha doença, o que o leva a ir atrás de um médico cuja esposa desaparecida tem apetite por carne humana.

Desejo e Obsessão está disponível para streaming na MUBI.

Dahmer: Um Canibal Americano

Não poderíamos deixar de fora da lista a série Dahmer: Um Canibal Americano, que, embora tenha gerado várias polêmicas, tornou-se uma das mais assistidas da história da Netflix. Dirigida por Ryan Murphy (American Horror Story) e estrelada por Evan Peters (X-Men Apocalipse), a produção causou revolta na família de uma das vítimas do canibal da vida real e gerou diversas discussões na mídia durante o período de seu lançamento.

Continua após a publicidade

Com dez episódios, a série conta a história de Jeffrey Dahmer, um dos assassinos em série mais conhecidos dos Estados Unidos, que foi responsável por 17 mortes de homens e meninos, em sua maioria, homossexuais. Além de matar as vítimas, Jeffrey guardava e congelava suas carnes para comê-las posteriormente, algo retratado na série da Netflix.

Dahmer: Um Canibal Americano está disponível na Netflix.

Quadrilha de Sádicos

Continua após a publicidade

Quadrilha de Sádicos é um filme não tão popular do inesquecível diretor Wes Craven (Pânico) que também trata de canibalismo. Angustiante e macabro, o filme conquistou o público que se interessa pela temática, tornando-se um expoente do gênero ao longo dos anos.

Em Quadrilha de Sádicos, a família Carter está fazendo uma viagem de carro até a Califórnia e resolve fazer um desvio. Para a infelicidade deles, o automóvel acaba quebrando no meio do nada, onde eles passam a ser perseguidos por canibais aterrorizantes que se escondem nas colinas.

Quadrilha de Sádicos não está disponível para streaming no Brasil no momento.

Continua após a publicidade

Até os Ossos

Um filme mais recente que traz o canibalismo em sua narrativa é Até os Ossos, do diretor Luca Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome). Estrelado por Timothée Chalamet (Duna) e Taylor Russell (As Ondas), o longa é um ótimo exemplo de história que usa o canibalismo como metáfora para o amor.

Inspirado no livro de Camille DeAngelis, Até os Ossos segue uma jovem que, abandonada pela mãe, cai na estrada para tentar encontrar o pai. No meio do caminho, ela conhece um rapaz que vive como um andarilho, iniciando uma intensa relação com ele à medida que passa por um misterioso processo de autodescoberta.

Continua após a publicidade

Até os Ossos está disponível para compra ou aluguel em Prime Video, Apple TV e Google Play.

Leia também: