SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Os 6 melhores filmes e séries de Mike Flanagan, o mestre do terror da Netflix

Por| Editado por Durval Ramos | 16 de Outubro de 2023 às 20h00

Link copiado!

Netflix e Warner Bros
Netflix e Warner Bros

Conhecido como um dos principais nomes do terror da atualidade, Mike Flanagan é um diretor e roteirista que ficou famoso por entregar ao público boas obras do gênero, como o longa Ouija: A Origem do Mal de 2016. Tempos depois, ele firmou uma parceria com a Netflix que lhe rendeu também bons frutos, com algumas séries sendo lançadas praticamente ano após ano. Uma delas é A Maldição da Residência Hill, que chamou atenção pela sua excelente produção, cenografia e por ser uma adaptação de qualidade que conquistou até os mais medrosos.

Em entrevista à imprensa, o diretor comentou que, antes de produzir uma história, analisa se o texto se mantém interessante mesmo sem os elementos de horror. Essa parece ser a sua fórmula mágica para criar adaptações que respeitem o texto original, mas que também tragam algo de novo, como aconteceu em A Queda da Casa de Usher, que se baseia em um conto de ninguém menos que Edgar Allan Poe.

Trabalhando com adaptações ou não, fato é que Flanagan já consolidou seu nome entre os diretores mais talentosos do horror, e foi pensando nisso que listamos os seis melhores filmes e séries dirigidos por ele. Quer saber quais são? Então confira abaixo!

Continua após a publicidade

6. Doutor Sono

Apesar de não ter sido uma unanimidade com a crítica especializada, Doutor Sono conseguiu bons resultados gerais. O filme, que é uma sequência do clássico Iluminado, conquistou 78% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes e 89% do público comum, sendo considerado um filme que equilibra temas comoventes com ótimos momentos de terror.

Continua após a publicidade

Lançado em 2019, a trama acompanha a vida de Danny Torrance, um homem cheio de traumas por ter sobrevivido a uma tentativa de homicídio por parte de seu pai. A fim de tentar se estabelecer em algum lugar, ele encontra emprego em um hospital mediano em uma cidadezinha.

Acontece que, lá, ele cria um vínculo telepático com Abra, uma menina com poderes fortes que desperta nele todos os sentimentos que tentava esquecer. Pertubado, Danny tem que achar uma saída para se livrar dessa situação absurda.

Dirigido e roteirizado por Flanagan, o filme pode ser encontrado no Prime Video, HBO Max, Google Play, Microsoft e Apple TV+.

5. Hush: A Morte Ouve

Continua após a publicidade

Outro filme que também foi roteirizado e dirigido por Flanagan é o angustiante Hush: A Morte Ouve. Nele, uma escritora de livros vive isolada em uma cabana desde quando perdeu a audição, ainda na adolescência.

Sem muitos estímulos, o seu mundo é apenas um eterno silêncio, mas quando um bandido mascarado invade sua casa, ela tem que superar seus limites físicos para tentar sobreviver.

Lançado em 2016, esse suspense entrega boas doses de aflição para o público e, certamente, é uma das melhores obras do diretor. A obra pode ser encontrado de forma online.

Continua após a publicidade

4. A Queda da Casa de Usher

Deixando os filmes um pouco de lado e indo para as séries, em 2023, Flanagan e a Netflix lançaram A Queda da Casa de Usher, uma trama que mescla mistério com terror e conta a história de como o patriarca Roderick Usher (Bruce Greenwood), conseguiu se transformar em um homem tão rico e poderoso e fazer da Farmacêutica Fortunato um verdadeiro império.

Com apenas oito episódios, a obra transita entre o passado e o presente para mostrar a consequências dessa fortuna para os filhos de Usher, e como a morte pode ser uma grande aliada e inimiga ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade

Quem quiser assistir à produção, a encontra na Netflix.

3. Missa da Meia-Noite

Outra parceria de Flanagan com a Netflix que deu certo foi Missa da Meia- Noite, uma série lançada em 2021 que acompanha a vida de Riley Flynn (Zach Gilford), um homem simples que decide retornar para sua cidade natal depois de muitos anos.

Continua após a publicidade

Lá, ele é atormentado pelas lembranças de um passado sombrio que tenta de todo modo ocultar. Acontece que, quando um padre misterioso (Hamish Linklater) chega no local, eventos assustadores começam a ocorrer, fazendo com que seus caminhos se cruzem e com que a comunidade fique inquieta em busca de fé.

Com apenas sete episódios — sendo que cada um deles recebeu o nome de um livro da Bíblia — Missa da Meia-Noite pode ser assistida no streaming do Tudum.

2. A Maldição da Mansão Bly

Continua após a publicidade

No nosso pódio de melhores filmes e séries de Mike Flanagan não poderia faltar A Maldição da Mansão Bly, um terror assustador mas igualmente bonito que amedronta e emociona.

Lançada em 2020, a série faz parte da antologia "A Maldição", que conta com um título anterior, e a trama acompanha a vida da jovem Dani Clayton (Victoria Pedretti), uma moça que é contratada para trabalhar como babá em uma antiga e enorme casa. Sua função consiste em cuidar de dois irmãos órfãos: Flora (Amelie Bea Smith) e Miles (Benjamin Evan Ainsworth), que vivem com o tio Henry Wingrave (Henry Thomas).

O problema é que, pouco a pouco, os dois começam a apresentar comportamentos muito estranhos e Dani descobre que nem todos que estão a sua volta estão realmente vivos.

Com nove episódios, a série pode ser assistida na Netflix.

Continua após a publicidade

1. A Maldição da Residência Hill

Já que falamos na antologia "A Maldição", a primeira série da saga, intitulada A Maldição da Residência Hill, chegou à Netflix em 2018 e arrebatou o coração dos fãs de terror e de Mike Flanagan.

Continua após a publicidade

A obra é baseada no conto homônimo de Shirley Jackson e conta a vida de cinco irmãos que cresceram na mansão Hill, um local famoso por ser mal assombrado. Tempos depois, quando já estão adultos, eles retornam ao antigo lar e têm que confrontar os fantasmas do passado e as terríveis lembranças depois que a irmã mais nova comete suicídio.

Com apenas dez episódios, a série ficou famosa pelo seu enredo impecável e pelo terror gótico. Quem quiser assisti-la, a encontra na Netflix.