10 melhores filmes de ação para assistir na HBO Max
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |
Passear pelo catálogo da HBO Max chega a ser intimidatório. As opções do serviço são tão vastas, com tantas produções clássicas e franquias de peso que é fácil se perder entre as recomendações e ficar sem saber o que ver. E quando você pensa nos melhores filmes de ação para assistir na HBO Max, a tarefa parece ficar ainda mais complicada. Afinal, o que escolher em meio a tanta coisa?
4. Máquina Mortífera 2
Um clássico do cinema como esse não poderia ficar de fora. A franquia Máquina Mortífera é reverenciada até hoje por ser o ápice dos filmes de buddy cop, subgênero de ação em que dois policiais muito diferentes precisam trabalhar juntos para resolver um crime. No caso, temos um Mel Gibson ainda no auge da carreira ao lado do sempre excelente Danny Glover em uma das duplas mais icônicas do cinema.
A história de Máquina Mortífera 2 em si é bem básica — Martin Riggs e Roger Murtaugh precisam vigiar um contador que vai ser testemunha em um julgamento —, mas o grande charme é a dinâmica dos dois protagonistas que faz tudo ficar ainda mais divertido e nos faz perguntar por que esse estilo de filme deixou de ser feito.
3. Batman: O Cavaleiro das Trevas
O novo Universo Cinematográfico Estendido da DC (DCEU, na sigla em inglês) deve muito ao diretor Christopher Nolan pelas bases que ele construiu para as histórias que a gente viu a partir de Homem de Aço. Isso porque foi com o sucesso da trilogia Batman que pavimentou o caminho e o tom que as demais histórias deveriam seguir, deixando de lado o humor colorido da Marvel e seguindo por histórias mais realistas e soturnas. Deu certo em alguns casos e não muito em outros, mas a influência é clara.
E muito disso surge em Batman: O Cavaleiro das Trevas, considerado um dos melhores filmes de super-heróis do cinema até hoje. E não é nenhum exagero, já que o confronto do Homem-Morcego com um Coringa muito mais visceral e insano foi tão impactante que levou anos para que alguém conseguisse entregar um vilão tão icônico quanto aquele vivido por Heath Ledger.
Além disso, toda a jornada decadente de Harvey Dent é muito bem construída fazendo paralelos com o próprio Batman e sua relação com Gotham. Tudo é perfeitamente costurado, o que faz com que todos os elogios a Cavaleiros das Trevas sejam merecidos.
2. Matrix
O primeiro Matrix é um dos filmes mais importantes da história recente do cinema. Lançado na virada de 1999 para 2000, ele soube aproveitar muito bem o clima de virada de século e o entusiasmo do mundo com a tecnologia para criar uma ficção-científica com pesadas doses de filosofia que faz com que o filme seja influente até hoje. Não por acaso, um quarto longa está a caminho e todo mundo está empolgado para revisitar esse mundo.
Além de toda a discussão filosófica sobre o que é realidade e se é melhor viver a crueldade da verdade ou a doçura da ilusão, estamos falando de um excelente filme de ação. As irmãs Lana e Lilly Wachowski se basearam muito na estética dos videogames e dos animes para criar grandes cenas de luta, cheia de piruetas no ar que são muito bem combinadas com técnicas inovadores de filmagem, o que torna tudo muito ágil e dinâmico — o que foi uma revolução para a época.
- Matrix 4 | Data de lançamento, trailers, o que esperar e mais
- Crítica | Matrix continua um primor mais de 20 anos após o seu lançamento
- Por que Matrix 2 e 3 foram tão ruins? Diretor de fotografia dos filmes explica
1. Mad Max: Estrada para a Fúria
Uma ação desenfreada do início ao fim, sem um único minuto de respiro. Mad Max: Estrada para a Fúria é tudo isso e muito mais. O retorno da franquia depois de 30 anos honrou muito bem a série e mostrou que o diretor George Miller ainda sabe criar uma excelente história, desenvolver seu mundo e fazer cenas de ação que deixam qualquer um enlouquecido.
Não por acaso, o longa concorreu ao Oscar de Melhor Filme em 2016 e foi o ganhador moral de muita gente. Boa parte do entusiasmo está na mensagem de libertação presente no roteiro e muito bem personificada em sua verdadeira protagonista, a excelente Furiosa (Charlize Theron). E tudo isso é muito bem contado em meio a grandes perseguições no meio do deserto, sendo tudo gravado com efeitos práticos — inclusive com um guitarrista que cuspia fogo do instrumento de cima de um carro. É poesia pura.