Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Matrix Resurrections | Novo trailer confirma teorias e traz novas perguntas

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Dezembro de 2021 às 15h28

Link copiado!

Reprodução/Warner Bros.
Reprodução/Warner Bros.
Tudo sobre Warner Bros

A Warner Bros divulgou um novo trailer de Matrix Resurrections que traz mais detalhes sobre a história do filme e que confirma algumas das teorias que já circulavam entre os fãs desde o anúncio do longa. Agora sabemos de verdade quem é o vilão do longa e também qual será o grande objetivo de Neo (Keanu Reeves) em seu retorno à realidade artificial criada pelas máquinas.

A começar pela ideia de que os eventos da Matrix são cíclicos, algo que já era especulado há algum tempo, principalmente após a divulgação do primeiro trailer. Ao que tudo indicava, a diretora Lana Wachowski iria usar esse argumento para fazer com que Resurrections ecoasse a trama do primeiro filme, o que parece se confirmar aqui. Como Bugs (Jessica Henwick) comenta, é como um déjà-vu, mas com algumas diferenças cruciais.

Continua após a publicidade

Tanto que é dentro desse contexto que veio a confirmação de que o personagem vivido por Jonathan Groff vai ser mesmo uma versão atualizada do Agente Smith da trilogia original. Aqui, ele aparece repetindo a mesma fala do vilão de Hugo Weaving no primeiro longa, deixando mais do que claro a conexão entre os dois.

Além disso, o trailer já apresenta qual vai ser a temática que Matrix Resurrections deve abordar nesse retorno da franquia depois de quase duas décadas longe dos cinemas. Ao que tudo indica, a grande questão abordada no roteiro é essa lembrança do que é real — algo que ganha muita força quando uma das personagens fala sobre o quanto de ruído a Matrix despeja em nossas cabeças.

Assim, levando em conta o caráter contestatório que a série sempre teve, não é difícil traçar paralelos reais com a internet, redes sociais, fake news e até mesmo o tão comentado metaverso. Dessa forma, tudo indica que Neo, Trinity, Morpheus e companhia vão retornar mantendo a relevância que tinham no início dos anos 2000, quando já anteciparam temas que só se tornaram questões reais anos mais tarde.

Continua após a publicidade

Mas e a história?

Deixando o lado filosófico de lado, o novo trailer de Matrix Resurrections traz ainda mais algumas pistas sobre a trama central que vai conduzir os personagens. Sabemos que Neo não tem lembranças de ter sido o Escolhido, mas que algo vai despertar essas lembranças. Só que, pelo que foi mostrado, há mais coisas por aí.

Ao que tudo indica, o mote central da história vai ser uma espécie de resgate de Trinity (Carrie-Anne Moss) ou coisa parecida. Não fica claro qual a ajuda ela precisa, mas parece que o protagonista vai ter que acreditar em seu antigo par para poder fazer alguma coisa — ao mesmo tempo em que a escolha mais importante da sua vida não depende dele.

Continua após a publicidade

Isso traz mais um caminhão de perguntas não respondidas, ainda mais quando vemos Trinity usar alguns poderes que ela nunca apresentou na trilogia original. Como foi mostrado em vídeos anteriores, ela parece não ser real em Resurrections, mas um fruto da própria Matrix.

Assim, pode ser que tenhamos a consciência dela presa pelas máquinas, mas sem um corpo operante, e Neo precisa resgatá-la ou, como muitos fãs acreditam, que agora veremos que ela é a Escolhida e o personagem de Reeves é quem vai auxiliá-la a libertar as pessoas do domínio das máquinas.

De qualquer forma, as respostas para essas novas questões não devem demorar a chegar. Matrix Resurrections estreia no Brasil no próximo dia 22 de dezembro, com pré-venda iniciando já no próximo dia 9. Assim, para quem esperou por quase 20 anos para ver essa história continuar, mais algumas semanas não são nada.