História bizarra de crime desvendado no MySpace vai virar documentário; conheça
Por Natalie Rosa • Editado por Jones Oliveira |

Em mais uma produção sobre crimes reais, a Netflix traz para a sua plataforma de streaming um filme que fala sobre um caso intrigante e que precisou de uma investigação independente da polícia para se obter respostas. No documentário Por Que Você me Matou?, vamos acompanhar a história da jovem Crystal Theobald, de apenas 24 anos e mãe de duas crianças, que foi assassinada em fevereiro de 2006.
- Os lançamentos da Netflix em abril de 2021
- Crítica | Night Stalker mostra o sadismo perturbador de serial killer dos EUA
- Os 10 melhores filmes sobre serial killers de verdade
O assassinato foi um tanto quanto inesperado, já que os criminosos que atiraram covardemente em Crystal pertenciam a uma perigosa gangue, mas ela não. A jovem estava em seu carro, junto ao namorado e o irmão, e o veículo foi alvejado a tiros. Foi quando a mãe da jovem, Belinda Lane, decidiu que não ia conter esforços para descobrir o motivo da morte da filha e obter justiça, recorrendo a uma das primeiras redes sociais da história e que era popular na época: o MySpace.
O documentário aborda, então, toda essa caçada da mãe de Crystal Theobald para descobrir quem foram os assassinos e qual foi a motivação. A produção estreia nesta quarta-feira, dia 14 de abril, mas o Canaltech preparou um resumo sobre o caso para você entender melhor a história antes de conferir o documentário e tudo o que aconteceu nos últimos anos.
Atenção: esta matéria contém spoilers do documentário e da história de Crystal Theobald!
A busca
Crystal Theobald morreu há um pouco mais de 15 anos, em 24 de fevereiro do ano de 2006, quando o carro em que estava recebeu uma série de tiros vindos de uma gangue violenta, na cidade de Arlanza, na Califórnia. A jovem, no entanto, não tinha nenhuma relação com qualquer gangue e os tiros pareciam ter sido disparados como uma forma de retaliação, castigo ou vingança, como se essas pessoas já tivessem um alvo em vista. Infelizmente, a bala que atingiu a sua cabeça foi fatal.
Depois do assassinato da filha, Belinda Lane decidiu que era hora de buscar por respostas para obter justiça. Também tendo presenciado o assassinato por estar no veículo de trás, o trabalho da mãe se tornou muito doloroso, mas também muito eficiente, pois ao longo de 10 anos de um esforço mentalmente exaustivo ela conseguiu descobrir quem foi o culpado. "Eu te prometo que mesmo se tirar meu último respiro, eu vou pegá-los. Eu te prometo, você vai ter justiça", disse Lane em uma promessa à filha em entrevista na época. "Poderia levar uma vida inteira. Eu nunca pararia".
Para chegar ao seu objetivo, Lane criou, com a ajuda de outras pessoas, alguns perfis falsos no MySpace, a rede social mais usada naquela época, e conseguiu contactar os membros da gangue responsáveis pelo assassinato usando a imagem da vítima, levando então as informações às autoridades que estavam investigando caso.
O culpado
Lane chegou, então, a um dos principais acusados: William Sotelo. Hoje com 32 anos, o criminoso foi sentenciado, em 23 de janeiro de 2020, a 22 anos de prisão pela participação no assassinato de Crystal. Sotelo seria o último membro da gangue a ser pego pela polícia após ter fugido para o México, sendo ele quem dirigia o carro que carregava os outros criminosos que atiraram na jovem. Os suspeitos disseram acreditar que o veículo pertencia a membros da gangue rival, justificando os disparos.
Na época, Lane acabou passando um pouco dos limites na hora de extravasar a raiva pelo assassinato da filha, chegando a contactar os familiares de William Sotelo e dizer publicamente que a sua vontade era de que os culpados morressem. Ainda assim, um dos policiais envolvidos na investigação reconheceu todo o esforço da mãe para ajudar a investigar o caso e a elogiou publicamente.
"Ela foi muito útil, trabalhando nas redes sociais para nos ajudar a identificar onde ele poderia estar. Ela forneceu informações importantes que nos ajudaram na captura de Sotelo", disse. Devido a todo esse estresse, agora a polícia espera que Belinda finalmente possa descansar do luto da morte de Crystal.
A história inteira é contada do documentário Por Que Você me Matou?, que estreia neste dia 14 de abril, quarta-feira, na Netflix.
Fonte: ED!, The Washington Post