Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Harry Potter | Jon Stewart aponta estereotipação antissemita dos goblins

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Janeiro de 2022 às 15h20

Link copiado!

warner bros.
warner bros.
Harry Potter

Embora Harry Potterseja uma franquia muito amada na cultura pop, ultimamente tem sido bastante associada a controvérsias, muitas delas relacionadas à autora J.K. Rowling. As polêmicas envolvendo os comentários da escritora no Twitter desde 2019 acabaram causando sua ausência no especial De Volta a Hogwarts, e agora outra discussão veio à tona, envolvendo o universo mágico criado nos livros e adaptado para os cinemas.

Jon Stewart, apresentador principal do programa The Daily Show até 2005, declarou durante seu podcast que ficou impressionado com a representação dos globins do banco Gringott's em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Judeu, o comediante disse reconhecer semelhanças visuais com uma imagem retratada no texto anti-semita Os Protocolos dos Sábios de Sião, escrito no século XX que reforçou estereótipos do judaísmo com riqueza e ganância.

Continua após a publicidade
Conversando com as pessoas, o que eu digo é: 'Você já viu um filme de Harry Potter?' E todas as pessoas ficam tipo, 'Ahhh, eu amo os filmes de Harry Potter!', aí pergunto, 'Você já viu as cenas no banco de Gringott's? E eles ficam tipo, 'Ahhh eu amo as cenas no banco de Gringotts', e tipo, 'Você sabe o que são essas pessoas que dirigem o banco?' E eles ficam tipo, 'O quê?' 'Judeus! Deixe-me mostrar isso, é de Os Protocolos dos Sábios de Sião, só quero mostrar uma caricatura.' E eles ficam tipo, 'Oh, olhe para isso, isso é de Harry Potter', e você, 'Não, isso é uma caricatura de um judeu de uma obra anti-semita da literatura.' então, JK Rowling estava tipo, 'Podemos colocar esses caras para administrar nosso banco?'

O comediante declarou que esperava uma reação da multidão em seu cinema quando os globins banqueiros apareceram pela primeira vez no filme, mas observou que as pessoas tendem a ignorar ou apenas aceitar essa estereotipação. Stewart utiliza Harry Potter como um exemplo ao ilustrar a falta de progresso social feito em relação ao anti-semitismo em obras fictícias, sobretudo na cultura pop.

Continua após a publicidade

Stewart responde a mídia

Apesar de seu podcast ter sido publicado no dia 16 de dezembro, foi somente após o especial de Harry Potter ir ao ar na HBO Max que a discussão levantada por Stewart ganhou mais repercussão. Com os desdobramentos da mídia, o comediante precisou ir ao Twitter para se defender de uma manchete publicada no jornal Newsweek, que dizia que o ex-apresentador acusava J.K. Rowling de ser anti-semita.

Continua após a publicidade

"Não, não acusei", respondeu o comediante. Stewart ainda precisou levar suas declarações adiante em um vídeo publicado em suas redes sociais, onde diz abertamente que "eu não acusei J.K. Rowling de ser antissemita; eu não acho que os filmes de Harry Potter sejam antissemita [...] eu não quero que a J.K. responda as minhas declarações, eu não quero que os filmes sejam censurados". A resposta foi dada diretamente ao jornal Newsweek.

Fonte: ScreenRant