Publicidade

Sexta-feira 13 | 5 filmes para assistir com ou sem medo de ser feliz

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Maio de 2022 às 14h15

Link copiado!

Divulgação/Next Entertainment, Film Factory, Warner Bros
Divulgação/Next Entertainment, Film Factory, Warner Bros

As sextas-feiras são dias perfeitos para a gente se preparar e assistir àqueles filmes que estão acumulados nas nossas listas. E quando é uma sexta-feira 13, é impossível escapar dos filmes de terror. Mas o que exatamente está por trás desse dia aparentemente tão comum? O que explica essa associação com o terror, com o macabro?

Enquanto na numerologia o número 12 é considerado completo, o 13 é irregular, sinal de infortúnio, de azar. Mas Zagallo é tetracampeão e adora o 13! Explique essa agora! Confesso que não sou numerólogo (bem longe dessa prática, aliás), mas é sempre complicado utilizar uma exceção para tentar transformá-la em regra. Vai ver o Mario Jorge é o próprio enviado das trevas. Ou, ainda, é um enviado dos céus que nada tem a temer... muito menos um pobre número.

Não. Eu também não acredito em qualquer uma dessas possibilidades. Mas e daí?

Continua após a publicidade

Se o 12 simboliza o ano e seus meses, as tribos de Israel, os apóstolos de Jesus Cristo e as 12 constelações do Zodíaco, o 13 foi somente mal interpretado ao longo da história. Curiosamente, por exemplo, sexta-feira foi o dia da crucificação de Jesus, motivo para cristianizar o azar desse dia da semana e uni-lo às tantas interpretações do número 13.

Mas e os filmes?

Pois bem, pensando nessa data, o Canaltech preparou uma lista com 5 filmes que você deve assistir nesta sexta-feira 13. Preparem o sofá, a poltrona ou o que mais for de costume, conversem com o Deus de vocês – independente de quem ele seja (inclusive nenhum) – e assistam aos filmes a seguir.

5. Hush: A Morte Ouve

Continua após a publicidade

A premissa parece simples: há uma casa localizada em uma floresta. Nessa casa, uma mulher surda-muda está sozinha. A tranquilidade, obviamente, é interrompida. Isso porque um assassino começa a perturbar a pobre moça.

Parece e é simples! E é nessa simplicidade que o diretor Mike Flanagan (o mesmo de Ouija: A Origem do Mal e dos bons O Sono da Morte e O Espelho) aposta, muitas vezes deixando de lado os velhos sustos induzidos pela trilha repentinamente forte, em uma tensão gradativa que culmina no excelente terceiro ato.

Conseguindo driblar a maioria dos clichês, a aflicão é crescente de uma forma que, ao final, faz querer sentir sua própria respiração. Além de ser um filme curto, seus 81 minutos passam como 20 e conseguem o que pode ser essencial para um filme do gênero: fazer com que nos importemos com quem está protagonizando a história e torçamos contra quem antagoniza.

Continua após a publicidade

Hush: A Morte Ouve não é uma obra-prima. Pode até estar bem longe disso. Mas é uma boa pedida para esse dia mal-assombrado. O filme está disponível exclusivamente no catálogo da Netflix.

4. Sexta-feira 13

Continua após a publicidade

Quando pensamos em um filme para assistir nesta data, claro, não conseguimos esquecer da clássica franquia que tem Sexta-feira 13 como título. Na trama, o dia tem a ver com a relação entre Jason e sua mãe, já que o assassino slasher nasceu coincidentemente à meia-noite de uma sexta-feira 13.

Apesar se Jason ter ficado conhecido por um estereótipo bem específico, demorou um pouco para que a máscara de hóquei fosse fixada como parte da sua estética. O início da franquia também esclarece diversas informações sobre Jason e responde uma das perguntas mais difíceis dos Ghostfaces de Pânico. Indispensável para os amantes dessa data.

Sexta-feira 13 pode ser asistido na HBO Max, ou ainda ser comprado ou alugado no iTunes e na Play Store.

Continua após a publicidade

3. A Possessão de Verônica

A Possessão de Verônica é um terror carregado de suspense que sabe muito bem onde está pisando. Ao contrário de investir em quebras de expectativas, o corroteirista e diretor Paco Plaza (da trilogia iniciada por [REC] – fica a dica) doa-se completamente à construção delas. Há, sem dúvidas, subversões de gênero, mas o filme está mais disposto a construir um horror crescente, sem descanso, típico do cinema espanhol – algo como faz o ótimo Um Contratempo (indicação fora do gênero do terror).

O trabalho cuidadoso e consciente de Plaza edifica bases sólidas para o filme de uma forma única: é um terror, de fato, que traz o sempre revisitado tema da possessão demoníaca, mas é claramente realizado com muito carinho e naturalidade. Pode ser perceptível que, nem tão em segundo plano, A Possessão de Verônica é sobre os “monstros” que despertam durante a adolescência.

Continua após a publicidade

A Possessão de Verônica está no catálogo da Netflix, mas também pode ser alugado ou comprado no iTunes e Play Store.

2. Midsommar - O Mal Não Espera a Noite

Este é um bom dia para reunir amigos ou familiares, assistir uma pipoca e se divertir com gente morrendo. Para quem quer um terror mais impactante, com possibilidades de pesadelos e boas doses de estranhamento, temos o recente Midsommar – O Mal Não Espera a Noite, que tem sido um dos filmes de terror mais referenciados do momento. Além da maravilhosa estética que ajuda a garantir um terror à luz do sol, este é um filme excelente pelo trabalho de direção de Ari Aster, que anteriormente havia dirigido o também excelente Hereditário.

Continua após a publicidade

Psicologicamente complexo, Midsommar é bastante impactante ao mostrar momentos bastante gráficos, com um gore que tenta passar disfarçado de "normalidade" no contexto de um culto bizarro (mas quem somos nós para julgar a cultura alheia?). O título voltou a ser bastante procurado por quem quer conhecer o principal trabalho da carreira de Florence Pugh, nova estrela do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês).

Midsommar - O Mal Não Espera a Noite está no catálogo do Telecine, podendo ser comprado ou alugado na Play Store, na Microsoft Store, no iTunes e no Looke. No Claro Video, o título pode ser apenas alugado.

Continua após a publicidade

1. Invasão Zumbi

Eis um filme que foi, de fato, muito comentado em sua estreia, mas que começou a cair no esquecimento rapidamente. Não por sua qualidade – é o mais premiado dessa lista –, mas talvez por misturar dois universos do cinema de gênero: terror e ação... levando tudo a uma esquisitice quântica.

Invasão Zumbi subverte o subgênero dos zumbis, o próprio terror e constrói e quebra em pedaços caricaturas de filmes de ação. E vai muito além: à medida que os zumbis se multiplicam e uma variedade de pessoas comuns os enfrenta, há uma alusão certeira e uma avaliação sobre a insensibilidade corporativa.

Continua após a publicidade

É um filmaço que tem poder de adrenalina e que pode chocar com suas quebras de expectativas.

Invasão Zumbi pode ser assistido por todos os assinantes da Netflix, além de poder ser alugado ou comprado no iTunes e na Play Store.

Em colaboração com Laísa Trojaike.