Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 filmes com grandes histórias de superação para assistir

Por| 01 de Novembro de 2020 às 15h00

Link copiado!

Lions Gate Entertainment
Lions Gate Entertainment

Assistir a filmes que trazem histórias de superação pode nos sensibilizar de muitas maneiras. Alguns, claro, retratam exceções e não regras. Isso quer dizer que, por mais que existam trajetórias fortes e inspiradoras no cinema e na vida, a verdade é que a maioria sobre com a falta de equidade de nossa sociedade, com a escassez de oportunidades.

Para muito além de suas histórias, os filmes que escolhemos e listamos abaixo são produções excepcionais, por meio das quais não somente o que é contado tem valor, mas a forma e a estrutura. São filmes que, se já foram vistos, merecem uma revisão; e se não foram assistidos... é hora de preparar a pipoca e correr atrás para derramar umas lágrimas e se sentir inspirado ou até mesmo provocado.

Vamos aos cinco filmes com grandes histórias de superação que o Canaltech selecionou para você (em ordem alfabética):

Continua após a publicidade

5. À Procura da Felicidade

Inspirado em uma história verdadeira, a história acompanha Chris Gardner (Will Smith), um sujeito que passa por problemas financeiros e é deixado pela esposa. Precisando cuidar do filho de apenas cinco anos, a personagem de Smith inicia uma jornada de ascensão a partir do momento em que consegue um estágio não-remunerado. Vivendo em abrigos, utilizando banheiros públicos e buscando a proteção de estações de metrô, a dupla segue firme na busca por uma mudança de realidade.

Continua após a publicidade

4. O Escafandro e a Borboleta

O Escafandro e a Borboleta é a cinebiografia de um trecho da vida de Jean-Dominique Bauby (interpretado no filme por Mathieu Amalric), editor da revista Elle que sofre um derrame e acaba vivendo com o corpo quase que inteiramente paralisado. Se em Meu Pé Esquerdo (mais abaixo) é o pé que pode se mover, aqui é somente um dos olhos – justamente o esquerdo. Conhecido por aproveitar a vida, sua condição passa a ser totalmente frustrante... até que sua comunicação apenas com um dos olhos o ajuda a escrever um livro de memórias.

Continua após a publicidade

3. Os Gritos do Silêncio

Em 1985, o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante foi para o cambojano Haing S. Ngor, em seu primeiro filme da carreira. A atuação de S. Ngor é mesmo algo que transcende o próprio filme, por mais que Os Gritos do Silêncio seja uma produção tocante, vencedora, também, dos Oscars de Melhor Fotografia e Melhor Montagem. Na história, dirigida por Roland Joffé (de The Lovers, 2015), um jornalista é preso no Camboja durante uma campanha sangrenta de um tirano que acabou assassinando mais de dois milhões de civis.

Continua após a publicidade

2. Meu Pé Esquerdo

O filme dirigido por Jim Sheridan (de Os Escritos Secretos, 2016) conta com o protagonismo de Daniel Day Lewis. O ator, em uma de suas mais fortes interpretações, encarna Christy Brown, um escritor e pintor que saiu da pobreza extrema e acabou se tornando uma celebridade. Acontece que Brown nascera podendo movimentar somente – e justamente – o seu pé esquerdo, devido a uma paralisia cerebral. Sheridan conduz tudo com muita sensibilidade, que é a sua marca nos demais filmes da carreira.

Continua após a publicidade

1. Preciosa: Uma História de Esperança

Uma adolescente com excesso de peso está grávida do seu próprio pai pela segunda vez. Ela não sabe ler e nem escrever e, ainda, sofre abusos constantes de sua mãe. Ao ser convidada a se matricular em uma escola alternativa, Claireece “Preciosa” Jones (Gabourey Sidibe) vê a chance de transformar toda a opressão de sua vida em sua força maior. Dirigido por Lee Daniels (de O Mordomo da Casa Branca, 2013), Preciosa: Uma História de Esperança é um filme potente sobre a força da educação, da autoestima e da amizade – esta que é personificada na Sra. Rain (Paula Patton).

Continua após a publicidade

Agora, ficam aí os comentários para que vocês acrescentem filmes e possamos criar uma lista de superação construída por todos nós!