Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

7 filmes que completam 10 anos em 2022

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Outubro de 2022 às 19h00

Link copiado!

Universal Studios, Marvel, Lionsgate
Universal Studios, Marvel, Lionsgate

Em 2022, muitos filmes completam dez anos de lançamento. São longas que se tornaram clássicos ao longo do tempo e que até hoje merecem o play.

Entre eles, vale destacar duas sagas que se firmaram como queridinhas: Jogos Vorazes, cuja saga de livros é uma das mais vendidas da Amazon e cuja estreia do primeiro filme arrecadou mais de US$ 211,8 milhões (mais de R$ 1 bilhão) em apenas um final de semana; e Os Vingadores, que reúne um time de estrelas dando vida aos principais super-heróis do MCU (sigla em inglês para Universo Cinematográfico da Marvel).

Outros longas que se destacam são Fúria de Titãs 2, o spin offO Hobbit: Uma Jornada Inesperada e Amanhecer: Parte 2, o último filme da saga Crepúsculo, que conta a história da jovem Bella Swan que se apaixona pelo vampiro centenário Edward Cullen.

Continua após a publicidade

Além desse títulos, algumas animações também estão na nossa lista. Mas, com tantas opções fica até difícil escolher o que assistir, não é mesmo? Pensando nisso, o Canaltech separou 7 filmes que completam 10 anos em 2022 e que merecem serem assistidos novamente.

7. A Escolha Perfeita

Quem gosta de comédia, certamente vai gostar de ver ou rever esse longa de Jason Moore. Na trama, conhecemos Beca, uma aspirante a DJ que está longe de ser a garota mais popular da escola.

Quando chega à faculdade, ela se depara com o grupo Barden Bellas, que a convida para participar do Campeonato Regional de Música. Inicialmente, Beca recursa a proposta, mas aos poucos vai cedendo e se integrando ao grupo.

Marcado como uma mistura de Glee e Missão Madrinha de Casamento, A Escolha Perfeita foi o primeiro longa de uma trilogia de sucesso. O filme recebeu 81% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes e conta com Anna Kendrick (Um Pequeno Favor) e Rebel Wilson (As Trapaceiras) no elenco.

Você pode assistir A Escolha Perfeita no Globoplay.

Continua após a publicidade

6. As Vantagens de Ser Invisível

Outro filme que completa 10 anos em 2022 é As Vantagens de ser Invisível, tido por muitos como um clássico dos cinemas. Dirigido por Michael Brook, o longa é baseado no livro homônimo de Stephen Chbosky e traz Emma Watson, Ezra Miller e Logan Lerman no elenco.

A trama gira em torno de Charlie, um jovem desajeitado e triste que tem dificuldades de fazer amigos na nova escola. Sua vida muda, no entanto, quando ele conhece Patrick e Sam e começa a andar com eles. Com vários problemas complexos e traumas, Charlie vai pouco a pouco se abrindo aos novos amigos, amadurecendo e dando passos rumo à felicidade pessoal.

Continua após a publicidade

Com um texto potente, o longa aborda questões como amizade, suicídio e depressão, por isso é importante se atentar se esses temas são um gatilho para você.

Assista As Vantagens de SerInvisível na Netflix.

5. Detona Ralph

Continua após a publicidade

Saindo dos dramas e indo para as animações, chegou a vez desse longa que está fazendo 10 anos em 2022. A trama de Detona Ralph conta a história de Ralph, um vilão do game "Conserta Felix Jr" que quer mostrar que, mesmo sendo antagonista do game, é na verdade bem bonzinho. Além disso, ele quer provar seu valor para Felix Jr. (Jack McBrayer) e os demais habitantes do jogo, que nunca o convidam para festas e nem o tratam com carinho.

Decidido a mudar essa situação, ele cria um plano e promete que voltará com uma medalha no peito. Acontece que, ao tentar concluir tal missão, ele libera um inimigo moral que coloca em risco todos os jogos do fliperama. Agora ele precisa reverter essa situação antes que seja tarde demais.

Bem-sucedido entre o público, Detona Ralph também conquistou a crítica especializada e recebeu 87% de aprovação. Vale lembrar que na trama é possível ver vilões de outros games, como Bowser (Super Mario), Dr. Wily (Mega Man), Fantasma (Pacman), Zangief (Street Fighter), Doutor Eggman (Sonic the Hedgehog), entre outros.

Continua após a publicidade

Assista Detona Ralph no Disney+.

4. Sombras da Noite

Continua após a publicidade

Dirigido por Tim Burton e estrelado por Johnny Depp e Eva Green, Sombras da Noite conta a história de Barnabás, um vampiro que passou os últimos 150 anos trancado em seu caixão após ser traído pela bruxa Angelique Bouchard. Quando, enfim, desperta — dois séculos depois —, ele encontra suas propriedades em ruínas e poucos parentes vivos.

Além de Depp e Green, o filme traz ainda Michelle Pfeiffer, Chloe Grace Moretz, Jackie Earle Haley, Helena Bohan Carter, entre outros. Vale lembrar que essa não é a primeira parceria entre o ator de Hollywood e o diretor: eles já trabalharam juntos em Alice no País das Maravilhas, Sweeney Todd e A Fantástica Fábrica de Chocolate.

Assista à Sombras da Noite na Apple TV, Globoplay, Microsoft, Prime Video.

3. O Espetacular Homem-Aranha

Continua após a publicidade

Chegou a vez de um dos filmes mais famosos da atualidade. Não é surpresa ver os longas do Amigão da Vizinhança fazendo muito sucesso, mas este de 2012 foi o primeiro estrelado por Andrew Garfield, e a escalação do ator dividiu opiniões. Na época, muitos fãs ainda estavam apegados à Tobey Maguire.

Na trama, acompanhamos o jovem e tímido Peter Parker, que vive com os tios May (Sally Field) e Ben (Martin Sheen) depois que seus pais o deixaram. Certo dia, ele encontra uma maleta misteriosisa deixada pelo pai, o que o faz visitar o laboratório do dr. Curt Connors (Rhys Ifans) na Oscorp e se deparar com o vilão Lagarto. A partir de então, Parker terá que tomar decisões importantes que podem alterar sua vida.

Dirigido por Marc Webb, o filme tem pouco mais de duas horas de duração e também traz no elenco Emma Stone (Cruella), Campbell Scott (Tudo por Amor) e Embeth Davidtz (Matilda).

Continua após a publicidade

Você pode assistir O Espetacular Homem-Aranha na Netflix, Disney+, Globoplay e HBO Max.

2. Jogos Vorazes

Continua após a publicidade

Saindo de um sucessso para outro, em 2012 estreou nos cinemas Jogos Vorazes, o primeiro filme de uma saga baseada no livro homônimo de Suzanne Collins. Apesar de serem três livros, a adaptação cinematógrafica ganhou quatro longas, sendo o primeiro dirigido por Gary Ross e os demais por Francis Lawrence.

A trama retrata uma população que é controlada por um governo totalitário, que promove uma competição mortal entre os 12 distritos todos os anos. Para salvar sua irmã mais nova dessa batalha, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito, desafiando o sistema dominante e a força dos adversários.

Com 84% de avaliação postiva da crítica especializada, Jogos Vorazes se consagrou como uma das franquias mais bem sucedidas da atualidade. Os outros longas também tiveram boa avaliação e aceitação do público.

Continua após a publicidade

Assista Jogos Vorazes na HBO Max e Apple TV.

1. Os Vingadores

Imagina juntar Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson e Jeremy Renner em uma reunião de heróis? É isso que vemos no primeiro filme de Os Vingadores.

Na trama, Loki — o irmão de Thor — volta à Terra enviado por uma raça alienígena que promete dominar os humanos. Com a promessa de que será o novo líder, Loki rouba o cubo cósmico de dentro das instalações da S.H.I.E.L.D. e, com isso, adquire poderes.

Tentando detê-lo. Nick Fury (Samuel L. Jackson) convoca os maiores hérois de todos os tempos, mas que nunca haviam trabalhado juntos. São eles: Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk e a Viúva Negra. Apesar de isso parecer uma boa ideia e a única solução possível para o caso, não vai ser tão fácil assim lidar com o ego de cada um.

Sucesso de bilheteria, Os Vingadores foi o primeiro filme de uma saga de quatro longas. O último, Vingadores: Ultimato, foi lançado em 2019.

Assista Os Vingadores no Disney+.