Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Documentário Os Beatles e a Índia estreia na HBO Max

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Janeiro de 2022 às 17h30

Link copiado!

Sunrise Films Limited
Sunrise Films Limited

Logo após o fascinante Get Back, dirigido por ninguém menos que Peter Jackson, os assinantes da HBO Max poderão assistir ao documentário Os Beatles e a Índia. O filme foi comandado e roteirizado pelo jornalista indicano Ajoy Bose e acompanha a imersão da banda inglesa na cultura indiana.

Os meninos de Liverpool viajaram à Rishikesh, no norte da Índia, no fim dos anos 1960 e, assim como tudo o que faziam na época, a visita rendeu muita atenção da mídia. O principal objetivo era participar de um ritual de Meditação Transcendental no ashram (palavra que dá nome a um eremitério hindu) de Maharishi Mahesh Yogi. Há quem diga que esse período no país foi o mais produtivo criativamente da trajetória dos Beatles — tanto que eles compuseram 50 canções durante a estadia.

Continua após a publicidade
"A produção retrata o primeiro encontro do guitarrista George Harrison com o instrumento cítara, enquanto os Beatles estavam filmando o filme de comédia Help! e o uso do instrumento na canção 'Norwegian Wood', de John Lennon, em 1965. O documentário também revela o impacto do grupo sobre a juventude indiana. A influência inicial da banda é mostrada por meio do grupo pop contemporâneo The Savages, que nasceu em Mumbai na metade dos anos 1960, e por meio do ator Shammi Kapoor, dançando no filme Janwar, de 1965".

De certa forma, Os Beatles e a Índia pretende explorar o que tornou-se uma história de amor entre o grupo inglês e o país. O documentário é repleto de imagens e filmagens de arquivo e relatos de testemunhas oculares e especialistas, além de fotografias dos músicos percorrendo a Índia.

Continua após a publicidade

O mais curioso de tudo é que a viagem à Índia foi marcada por alguns acontecimentos inusitados e algumas polêmicas. Ringo Starr, por exemplo, passou mal por conta da dieta do país; enquanto isso, a vida financeira e sexual do guru Maharishi foi colocada em xeque — fato que posteriormente rendeu um pedido público de desculpas por George Harrison e Paul McCartney.

Ainda assim, o hábito da meditação foi um verdadeiro divisor de águas na carreira dos Beatles. A passagem pela Índia marcou um período leve e de alegria, pouco antes do que foi o amargo fim do grupo.

Benji Merrison assina a trilha sonora do projeto, que foi gravada no Abbey Road Studio 2, a lendária casa de gravação dos Beatles, além de Budapeste, Hungria e Pune, na Índia.

Continua após a publicidade

Este é o segundo documentário que fala sobre a passagem dos ingleses pelo Oriente, visto que em 2020, o diretor Paul Saltzman liberou o longa Meeting the Beatles in India, distribuído e produzido pela Sunrise Films Limited.

Os Beatles e a Índia já pode ser assistido no catálogo da HBO Max.