Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica | Últimas Notícias de Yuba County e a fama gerada pelo sensacionalismo

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Abril de 2021 às 21h00

Link copiado!

Divulgação/Diamond Films
Divulgação/Diamond Films

Há pessoas que possuem um único desejo na vida: alcançar a fama. Para isso, existem inúmeros caminhos, mas entre conquistar o estrelato numa jornada longa e lícita e optar pelo caminho mais fácil e oportuno, há quem agarre a primeira oportunidade que vê pela frente. No longa Últimas Notícias de Yuba County, o mais recente lançamento do Amazon Prime Video, é exatamente a segunda opção que a protagonista Sue Buttons, vivida pela experiente Allison Janne (de Eu, Tonya e Mom), arrisca todas as suas fichas.

A má notícia, no entanto, é que nem mesmo a mais cabeluda das mentiras e o elenco de peso que embarca nessas fake news - composto por Mila Kunis (That '70s Show), Awkwafina (Podres de Ricos), Jimmi Simpson (Westworld), Regina Hall (Pense Como Eles) e Samira Wiley (Orange is the New Black) - conseguem fazer com que o longa acredite em si mesmo.

Continua após a publicidade

Atenção! Esse texto pode conter spoilers do filme. Leia por sua conta e risco.

É um dia aparentemente normal no condado de Yuba, no Kentucky, principalmente para Sue Buttons (Janne), o que infelizmente é uma má notícia, já que é seu aniversário. O problema é que ninguém a sua volta de fato lembra da data comemorativa e não pensa duas vezes antes de tratá-la com desprezo, incluindo o seu marido Karl (Matthew Modine) e seus colegas de trabalho. De início, fica claro como Sue é uma mulher cuja presença é indiferente na vida de seus familiares e amigos, o que leva a mulher a mergulhar em podcasts de afirmações positivas e jornais sensacionalistas.

Continua após a publicidade

O que ela não esperava era descobrir uma traição do marido em seu próprio aniversário, e pior ainda: presenciar a morte dele num quarto de hotel junto à amante. Motivada por um caso de desaparecimento de uma garota de 13 anos que tomou conta do noticiário local, Sue aproveita a oportunidade para forjar a morte de Karl como um desaparecimento e então tornar-se o mais novo rosto das manchetes do horário nobre, ao mesmo tempo que aumenta a história descontroladamente.

O filme começa a tomar forma conforme as mentiras de Sue são contadas e os demais personagens apresentados na tela eventualmente têm seus arcos entrelaçados à notícia do desaparecimento. A primeira vítima da mentira é ninguém menos que a irmã de Sue, Nancy (Kunis), repórter de um jornal local desesperada por um furo jornalístico e que viu no sofrimento da irmã uma oportunidade de fazer sucesso.

É nesse individualismo que Últimas Notícias de Yuba County costura a sua narrativa e emenda as histórias de seus personagens uma nas outras. Sob a falsa desculpa de humildade e cuidado, os moradores do condado fazem da notícia que toma conta dos noticiários uma oportunidade de autopromoção: seja Nancy com o furo jornalístico; a apresentadora Gloria Michaels (Juliette Lewis numa peruca horrível) com o aumento de sua audiência; a criminosa Mina (Awkwafina) e o "dinheiro fácil" que o desaparecimento pode lhe render e muitos outros.

Continua após a publicidade

A proposta, mesmo cheia de boas intenções, pode não ser tão atrativa para o espectador — principalmente aquele que deu play no filme por conta do numeroso elenco que o compõe. Últimas Notícias de Yuba County possui ótimos personagens dados às boas interpretações de seus atores, mas que quando colocados em conjunto não são capazes de sustentar o pouco criativo roteiro que acompanham.

Sue se vê cega pela fama repentina que seu drama matrimonial lhe trouxe, disposta a fazer qualquer coisa para mantê-lo, inclusive driblar as tentativas incansáveis da detetive Cam Harris (Hall) e propor uma parceria com o criminoso Mr. Kim (Keong Sim), chefe de seu ex-marido num esquema de lavagem de dinheiro. O tiro sai pela culatra quando o estrelato chega ao conhecimento da amante (Bridget Everett), que não tem nada a perder ao expôr a verdadeira história à imprensa.

Continua após a publicidade

Em paralelo, o longa ainda investe em cenas de ação, troca de tiros, violência e muito sangue à la Quentin Tarantino. Embora a tentativa seja válida, a construção dos acontecimentos perante à história tornam toda a experiência um tanto amadora, de uma forma que ao final do filme há apenas uma pilha de cadáveres que tiveram o azar de se meter na mentira de Sue Buttons.

Há também a frustração de ter um leque enorme de grandes nomes do cinema nas mãos e pouco tempo para explorá-los. É o caso do casal Petey e Jonelle, que estão dispostos a deixar a experiência no crime vivida pelo marido há alguns anos e enfim formar uma família feliz; embora os atores tenham muito carinho por seus personagens (e isso é nítido na tela), Wiley e Simpson tem poucos momentos na tela que podem de fato chamarem de seus.

Continua após a publicidade

Últimas Notícias de Yuba County é bagunçado e frustrante, mas com uma mensagem que propõe a reflexão. Seu conteúdo não é tão bem trabalhado quanto o episódio Nosedive de Black Mirror, por exemplo, cujo intuito acaba sendo quase o mesmo, mas possui boas intenções e esforço o suficiente para não deixar o longa cair no medíocre. No entanto, o filme joga uma responsabilidade enorme no colo do espectador: a de comprar a ideia logo em seus minutos iniciais; caso contrário, se tratará apenas de uma confusa experiência.

Últimas notícias de Yuba County pode ser assistido por todos os assinantes do Amazon Prime Video.