Crítica | Últimas Notícias de Yuba County e a fama gerada pelo sensacionalismo

Crítica | Últimas Notícias de Yuba County e a fama gerada pelo sensacionalismo

Por Beatriz Vaccari | Editado por Jones Oliveira | 19 de Abril de 2021 às 21h00
Divulgação/Diamond Films

Há pessoas que possuem um único desejo na vida: alcançar a fama. Para isso, existem inúmeros caminhos, mas entre conquistar o estrelato numa jornada longa e lícita e optar pelo caminho mais fácil e oportuno, há quem agarre a primeira oportunidade que vê pela frente. No longa Últimas Notícias de Yuba County, o mais recente lançamento do Amazon Prime Video, é exatamente a segunda opção que a protagonista Sue Buttons, vivida pela experiente Allison Janne (de Eu, Tonya e Mom), arrisca todas as suas fichas.

A má notícia, no entanto, é que nem mesmo a mais cabeluda das mentiras e o elenco de peso que embarca nessas fake news - composto por Mila Kunis (That '70s Show), Awkwafina (Podres de Ricos), Jimmi Simpson (Westworld), Regina Hall (Pense Como Eles) e Samira Wiley (Orange is the New Black) - conseguem fazer com que o longa acredite em si mesmo.

Atenção! Esse texto pode conter spoilers do filme. Leia por sua conta e risco.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Breaking News in Yuba County é o novo filme do Prime Video (Imagem: Divulgação / United Artists Releasing)

É um dia aparentemente normal no condado de Yuba, no Kentucky, principalmente para Sue Buttons (Janne), o que infelizmente é uma má notícia, já que é seu aniversário. O problema é que ninguém a sua volta de fato lembra da data comemorativa e não pensa duas vezes antes de tratá-la com desprezo, incluindo o seu marido Karl (Matthew Modine) e seus colegas de trabalho. De início, fica claro como Sue é uma mulher cuja presença é indiferente na vida de seus familiares e amigos, o que leva a mulher a mergulhar em podcasts de afirmações positivas e jornais sensacionalistas.

O que ela não esperava era descobrir uma traição do marido em seu próprio aniversário, e pior ainda: presenciar a morte dele num quarto de hotel junto à amante. Motivada por um caso de desaparecimento de uma garota de 13 anos que tomou conta do noticiário local, Sue aproveita a oportunidade para forjar a morte de Karl como um desaparecimento e então tornar-se o mais novo rosto das manchetes do horário nobre, ao mesmo tempo que aumenta a história descontroladamente.

Até onde você iria pela fama no jornal local? (Imagem: Divulgação / United Artists Releasing)

O filme começa a tomar forma conforme as mentiras de Sue são contadas e os demais personagens apresentados na tela eventualmente têm seus arcos entrelaçados à notícia do desaparecimento. A primeira vítima da mentira é ninguém menos que a irmã de Sue, Nancy (Kunis), repórter de um jornal local desesperada por um furo jornalístico e que viu no sofrimento da irmã uma oportunidade de fazer sucesso.

É nesse individualismo que Últimas Notícias de Yuba County costura a sua narrativa e emenda as histórias de seus personagens uma nas outras. Sob a falsa desculpa de humildade e cuidado, os moradores do condado fazem da notícia que toma conta dos noticiários uma oportunidade de autopromoção: seja Nancy com o furo jornalístico; a apresentadora Gloria Michaels (Juliette Lewis numa peruca horrível) com o aumento de sua audiência; a criminosa Mina (Awkwafina) e o "dinheiro fácil" que o desaparecimento pode lhe render e muitos outros.

Um elenco enorme para pouco tempo de filme (Imagem: Divulgação / United Artists Releasing)

A proposta, mesmo cheia de boas intenções, pode não ser tão atrativa para o espectador — principalmente aquele que deu play no filme por conta do numeroso elenco que o compõe. Últimas Notícias de Yuba County possui ótimos personagens dados às boas interpretações de seus atores, mas que quando colocados em conjunto não são capazes de sustentar o pouco criativo roteiro que acompanham.

Sue se vê cega pela fama repentina que seu drama matrimonial lhe trouxe, disposta a fazer qualquer coisa para mantê-lo, inclusive driblar as tentativas incansáveis da detetive Cam Harris (Hall) e propor uma parceria com o criminoso Mr. Kim (Keong Sim), chefe de seu ex-marido num esquema de lavagem de dinheiro. O tiro sai pela culatra quando o estrelato chega ao conhecimento da amante (Bridget Everett), que não tem nada a perder ao expôr a verdadeira história à imprensa.

Nem todo mundo compra a história de Sue Buttons e a detetive Harris é a primeira a suspeitar (Imagem: Divulgação / United Artists Releasing)

Em paralelo, o longa ainda investe em cenas de ação, troca de tiros, violência e muito sangue à la Quentin Tarantino. Embora a tentativa seja válida, a construção dos acontecimentos perante à história tornam toda a experiência um tanto amadora, de uma forma que ao final do filme há apenas uma pilha de cadáveres que tiveram o azar de se meter na mentira de Sue Buttons.

Há também a frustração de ter um leque enorme de grandes nomes do cinema nas mãos e pouco tempo para explorá-los. É o caso do casal Petey e Jonelle, que estão dispostos a deixar a experiência no crime vivida pelo marido há alguns anos e enfim formar uma família feliz; embora os atores tenham muito carinho por seus personagens (e isso é nítido na tela), Wiley e Simpson tem poucos momentos na tela que podem de fato chamarem de seus.

Uma hora, a verdade vem à tona e as máscaras caem (Imagem: Divulgação / United Artists Releasing)

Últimas Notícias de Yuba County é bagunçado e frustrante, mas com uma mensagem que propõe a reflexão. Seu conteúdo não é tão bem trabalhado quanto o episódio Nosedive de Black Mirror, por exemplo, cujo intuito acaba sendo quase o mesmo, mas possui boas intenções e esforço o suficiente para não deixar o longa cair no medíocre. No entanto, o filme joga uma responsabilidade enorme no colo do espectador: a de comprar a ideia logo em seus minutos iniciais; caso contrário, se tratará apenas de uma confusa experiência.

Últimas notícias de Yuba County pode ser assistido por todos os assinantes do Amazon Prime Video.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.