Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica O Fotógrafo e o Carteiro | Documentário também é ótima peça jornalística

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Maio de 2022 às 13h30

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

Integrando o catálogo de produções sobre crimes reais, chegou à Netflix o documentário O Fotógrafo e o Carteiro: O Crime que Parou a Argentina, contando mais uma história triste e chocante.

A produção documental conta a história do assassinato brutal de José Luis Cabezas, fotojornalista da revista Noticias. O crime aconteceu no dia 27 de janeiro de 1997, quando foi abordado por um grupo de homens armados enquanto chegava em seu apartamento.

Continua após a publicidade

Então, Cabezas foi brutalmente espancado, levado a um carro e assassinado à queima-roupa com dois tiros na cabeça. O principal suspeito de ter encomendado o crime foi o empresário Alfredo Yabrán, que recentemente havia sido denunciado por controlar uma máfia.

Investigação

O documentário mostra que o jornalismo de denúncias acaba trazendo consequências trágicas para quem o faz, e no Brasil temos o nosso próprio caso. Em 2002, Tim Lopes, repórter investigativo, foi assassinado por denunciar abuso de menores e tráfico de drogas.

Continua após a publicidade

O Fotógrafo e o Carteiro: O Crime que Parou a Argentina faz a sua própria peça de investigação jornalística, apresentando todas as informações necessárias que levaram à suspeita de Yabrán. Além disso, o documentário é uma excelente produção para entender parte do que foi, ou ainda pode ser, a política e a criminalidade no país vizinho.

O diretor Alejandro Hartmann soube intercalar a produção entre documentário e jornalismo investigativo, apresentando todo o acontecido com base em arquivos, depoimentos e em sua própria investigação. A trama acaba se tornando algo muito mais complexo de entender pela quantidade de detalhes, mostrando que há muitas coisas por trás do crime do que se imagina.

O Fotógrafo e o Carteiro: O Crime que Parou a Argentina é uma ótima opção para quem busca não só conhecer mais um crime real, mas também para conhecer uma ótima amostra de como fazer jornalismo investigativo. O documentário está disponível na Netflix.