Crítica O Fotógrafo e o Carteiro | Documentário também é ótima peça jornalística

Crítica O Fotógrafo e o Carteiro | Documentário também é ótima peça jornalística

Por Natalie Rosa | Editado por Jones Oliveira | 26 de Maio de 2022 às 13h30
Netflix

Integrando o catálogo de produções sobre crimes reais, chegou à Netflix o documentário O Fotógrafo e o Carteiro: O Crime que Parou a Argentina, contando mais uma história triste e chocante.

A produção documental conta a história do assassinato brutal de José Luis Cabezas, fotojornalista da revista Noticias. O crime aconteceu no dia 27 de janeiro de 1997, quando foi abordado por um grupo de homens armados enquanto chegava em seu apartamento.

Cabezas foi brutalmente assassinado por ter feito denúncias (Imagem: Divulgação/Netflix)

Então, Cabezas foi brutalmente espancado, levado a um carro e assassinado à queima-roupa com dois tiros na cabeça. O principal suspeito de ter encomendado o crime foi o empresário Alfredo Yabrán, que recentemente havia sido denunciado por controlar uma máfia.

Investigação

O documentário mostra que o jornalismo de denúncias acaba trazendo consequências trágicas para quem o faz, e no Brasil temos o nosso próprio caso. Em 2002, Tim Lopes, repórter investigativo, foi assassinado por denunciar abuso de menores e tráfico de drogas.

O Fotógrafo e o Carteiro: O Crime que Parou a Argentina faz a sua própria peça de investigação jornalística, apresentando todas as informações necessárias que levaram à suspeita de Yabrán. Além disso, o documentário é uma excelente produção para entender parte do que foi, ou ainda pode ser, a política e a criminalidade no país vizinho.

O documentário soube contar a história com todos os detalhes (Imagem: Divulgação/Netflix)

O diretor Alejandro Hartmann soube intercalar a produção entre documentário e jornalismo investigativo, apresentando todo o acontecido com base em arquivos, depoimentos e em sua própria investigação. A trama acaba se tornando algo muito mais complexo de entender pela quantidade de detalhes, mostrando que há muitas coisas por trás do crime do que se imagina.

O Fotógrafo e o Carteiro: O Crime que Parou a Argentina é uma ótima opção para quem busca não só conhecer mais um crime real, mas também para conhecer uma ótima amostra de como fazer jornalismo investigativo. O documentário está disponível na Netflix.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.