Publicidade

Crítica | 50M2 traz o peso de história criminal com a leveza de comédia sutil

Por| 01 de Fevereiro de 2021 às 18h00

Link copiado!

Divulgação: Netflix
Divulgação: Netflix
Tudo sobre Netflix

Uma das maravilhas das plataformas de streaming é ter acesso a títulos de diferentes países de forma mais prática e, muitas vezes, involuntária. A Netflix, por exemplo, que está presente em diversas localidades, não se priva apenas às produções norte-americanas, seu país de origem, ou ainda nas britânicas simplesmente por terem o mesmo idioma. Quanto mais o serviço se populariza, mais escritórios são abertos ao redor do mundo não só para valorizar o entretenimento desses locais, como também apresentar diferentes culturas a quem está acostumado apenas com o padrão hollywoodiano.

Um exemplo recente disso aconteceu em janeiro, quando a plataforma de streaming colocou no ar uma série da Turquia chamada 50M2, trazendo para os seus assinantes novo idioma, cultura e costumes em uma produção que traz ação, mistério, comédia e drama em uma só. Na trama, conhecemos o protagonista Gölge (Engin Öztürk), a quem conhecemos simplesmente como Sombra, um criminoso que, sem querer, acaba assumindo a identidade de outro homem após um engano e decide continuar na mentira para tentar salvar a sua pele, passando a viver em uma loja de alfaiataria que mede apenas 50m². Tudo isso para não ser pego quando começa a saber demais sobre o seu passado, antes uma incógnita.

Atenção: esta crítica contém spoilers da série 50M2!

Continua após a publicidade

Quando a série começa, esperamos uma produção cheia de assassinatos por encomenda, muitos tiros, sangue, perseguição e destruição, em um roteiro denso e pesado de assistir. De fato, a série tem tudo isso, mas ela não é só isso. Gravada na capital Istambul, 50M2 consegue mesclar toda a seriedade com excelentes personagens secundários, que trazem leveza e humor à produção, até mesmo em momentos em que você não esperava de jeito nenhum ter um sorriso arrancado.

Essa leveza também é transparecida pela maior parte da série se passar no pequeno bairro da cidade, com casas e comércios próximos e onde todos se conhecem, deixando os cenários mais caros, como prédios e grandes escritórios com móveis elegantes e paredes de vidro ofuscados. Não há como não simpatizar com os moradores daquela região, ainda que nem todos sejam considerados "mocinhos".

Continua após a publicidade

Sombra, o protagonista, carrega em sua personalidade um leve humor ácido e ironia que surgem a qualquer momento, seja na hora de enfrentar aqueles que o estão perseguindo, na hora de questionar os responsáveis pelo que aconteceu na sua infância ou até em situações agradáveis, como quando está conversando com os velhinhos que o acolheram acreditando que ele era outra pessoa. O seu jeito de ser também não é dominado por algo sombrio, assim como parece ser quando descobrimos a sua história, o que facilitou na hora de construir os elementos que nos fariam sentir apreço pelo personagem

Mesmo tendo sido criado como um matador, a série consegue desenvolver o personagem com a essência de um anti-herói que está disposto a proteger aqueles que estão ao seu lado mesmo que a sua vida esteja dominada pelo crime. Em relação ao romance, que sempre está presente em qualquer título de ação, ficamos apenas em um flerte singelo de Sombra com Dilara (Aybüke Pusat), jovem que toma conta da padaria da cidade e que também recebeu o rapaz de braços abertos. Nada é muito desenvolvido em relação aos dois, provavelmente de forma proposital. Quantas vezes já vimos histórias que tiveram seus objetivos arruinados por causa de um "grande amor", não é mesmo?

Continua após a publicidade

E é justamente na humanidade dos personagens que a série garante a maior parte do seu mérito. Isso é intensificado quando Sombra, que antes tinha como principal objetivo se manter vivo, passa a seguir firme na missão de salvar os moradores do bairro de um perigoso empresário que quer demolir tudo. A trama, então, acaba aglomerando diversas histórias paralelas em uma só, fazendo jus às comparações do seriado com novelas.

50M2 é como uma novela centrada no humor, que trouxe um personagem relativamente perigoso em um universo de pessoas dóceis e humildes, que se adaptaria a eles e esconderia quem ele realmente era para mantê-los seguros. A trama consegue trazer emoção e mistério com um toque de comédia, ainda que não explícita, transformando-se em uma série que vale à pena dar uma chance, ainda que peque na hora de apresentar os fatos da história e deixar muitas partes confusas.

A primeira temporada de 50M2 já está disponível na Netflix em oito episódios.