Os melhores sites para fazer download gratuito (e legal) de música

Os melhores sites para fazer download gratuito (e legal) de música

Por Matheus Bigogno Costa | 26 de Novembro de 2021 às 15h00
Ilias Chebbi/Unsplash

Se você quer baixar e ouvir algumas músicas, mas gastar dinheiro com serviços de streaming não está nos seus planos — nem se envolver com pirataria — saiba que existem sites que permitem fazer download gratuito de músicas e de maneira completamente legal.

Melhores sites para baixar música grátis e legal

Diversas plataformas oferecem acervo gratuito com possibilidade de download. Dificilmente você vai encontrar as músicas mais populares da atualidade gratuitamente nesses sites e apps, mas são frequentemente usados por artistas independentes na busca por novos fãs e reconhecimento. Quem sabe você não encontra alguma música que seja do seu agrado? Confira abaixo dez sugestões!

1. ReverbNation (Web |Android | iOS)

Apoie novos artistas acessando suas músicas no ReverbNation (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

O ReverbNation é uma plataforma criada para priorizar o auxílio a bandas e artistas. Oferece ferramentas de distribuição, serviços variados e busca por novas oportunidades. Se você é um fã procurando por diferentes tipos musicais, vale a pena conferir as bandas presentes. Além do streaming e download das canções, é possível demonstrar diversas formas de apoio a seus artistas favoritos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

2. Bandcamp (Web |Android | iOS)

Bandcamp cria páginas específicas para artistas e oferece download gratuito em alguns casos (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

O Bandcamp também é uma plataforma voltada aos artistas. Em formato similar ao de uma rede social, bandas podem criar páginas dentro da plataforma e inserir seus singles, álbuns e EPs. Nem todos disponibilizam download gratuito, mas o próprio Bandcamp permite filtrar por esses grupos. Além disso, alguns artistas utilizam um recurso no qual o próprio consumidor pode decidir quanto pagar pelo conteúdo – e há a possibilidade de adquirir gratuitamente.

3. Jamendo (Web |Android | iOS)

O Jamendo possui um dos maiores repositórios para fazer download gratuito de música na internet (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

O acervo do site conta com cerca de 500 mil faixas de mais de 40 mil artistas, e pode ser considerado um dos maiores repositórios de música grátis na web. O Jamendo conta com músicas de diversos artistas independentes, incluindo vários brasileiros. Com uma interface similar à do Apple Music, vale a pena investir tempo descobrindo coisas novas.

4. Last.fm (Web)

Também é possível baixar música grátis no Last.fm (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

O Last.fm é popular por registrar suas músicas mais ouvidas e indicar sugestões com base em suas preferências. O que nem todos sabem, é que a plataforma possui uma seção que permite você fazer o download gratuito de músicas. Basta apenas encontrar as que mais te agradam e baixá-las!

5. SoundCloud (Web |Android | iOS)

SoundCloud traz grande acervo com possibilidade de download para alguns artistas (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

O SoundCloud é uma popular plataforma de reprodução de músicas e também muito utilizada por artistas em ascensão. Sua interface permite seguir e apoiar seus artistas favoritos, filtrar por tags de acordo com cada estilo musical e ainda oferece acesso a podcasts.

6. FreeSound (Web)

FreeSound apresenta biblioteca de áudio para fazer download grtuito (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

O FreeSound é um diretório gratuito. Embora bastante conhecida por oferecer efeitos sonoros, a plataform traz um grande acervo de músicas, epecialmente instrumentais. E a boa notícia é que todos os arquivos possuem opção de download gratuito.

7. SoundClick (Web |Android)

Navegue por diferentes estilos musicais e baixe míusicas gratuitamente no SoundClick (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

O SoundClick reúne artistas de todo o mundo, organizados entre diferentes gêneros. Um recurso interessante é a presença de listas de artistas em alta e playlists criadas pela comunidade, facilitando novas descobertas. A reprodução é gratuita, e algumas bandas disponibilizam o download dos arquivos em .MP3.

8. Free Music Archive (Web |Android | iOS)

O Free Music Archive traz um acervo para download gratuito e legal de músicas (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

O Free Music Archive é um dos sites mais tradicionais para encontrar músicas gratuitas. Sua biblioteca é organizada pela WFMU, uma estação de rádio americana voltada para a reprodução de conteúdo gratuito. Usuários podem navegar pelo catálogo separado por gêneros e novidades.

9. Audiomack (Web | Android | iOS)

O Audiomack funciona de maneira similar ao SoundCloud, no que diz respeito a conhecer novos artistas. Através da seção “Tendências” e "Top Álbuns", você pode encontrar músicas de estilos variados, como Hip-Hop, Rap, R&B, EDM, Afropop e Reggae que estão fazendo sucesso. Além do streaming, a plataforma também permite o acesso gratuito ao download de faixas, para ouvi-las offline.

Com o Audiomack, você pode conhecer novos artistas através da aba "Tendências" (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

10. DatPiff (Web | Android | iOS)

Você é fã de Rap ou de Hip-Hop? O DatPiff oferece seleções de artistas focados nesses estilos que estão buscando por novos fãs, oferecendo singles e “mixtapes” que podem ser baixados gratuitamente ou ouvidos através do streaming. A plataforma ainda conta com uma série de artistas renomados, como Lil Wayne, Wiz Khalifa, Big Sean, Meek Mill, The Creator e Jadakiss.

O DatPiff traz uma seleção de músicas gratuitas para fãs de Rap e Hip-Hop (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

Agora você tem mãos dez opções sites e plataformas para baixar músicas gratuitas — e o melhor de tudo: de forma legal.

Fonte: PCMag, TechRadar e Lifewire

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.