Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como Homem-Aranha: Sem Volta para Casa pode ter revelado futuro de Miles Morales

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Dezembro de 2021 às 23h20

Link copiado!

Sony Pictures Animation
Sony Pictures Animation
Tudo sobre Marvel

Uma das principais dúvidas em torno de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa era se ele faria alguma menção a Miles Morales. Afinal, sendo essa grande celebração à história do Homem-Aranha nos cinemas, faria sentido alguma menção à única versão do herói ganhadora do Oscar até hoje. E, por mais que o personagem não tenha aparecido em tela, isso não quer dizer que não tenha menções a ele.

Em determinado momento da trama, já nos minutos finais do longa e após a grande batalha contra todos os vilões, Electro (Jamie Foxx) é derrotado e perde seus poderes elétricos. Ele passa a se lamentar, dizendo que voltou a ser o perdedor de sempre e que tudo vai voltar a ser como antes. É quando o Homem-Aranha de Andrew Garfield se aproxima e os dois começam a conversar.

Garfield tenta animar Electro, que diz que o herói é um cara legal. É nesse momento que ele diz que sempre acreditou que o Homem-Aranha era negro, já que ele era da região do Queens e estava sempre disposto a ajudar os outros. É quando complementa, dizendo que deve existir um Homem-Aranha negro por aí em algum canto do multiverso.

Continua após a publicidade

Não precisa ser um grande conhecedor de quadrinhos para entender de quem eles estavam falando. Contudo, apesar de soar apenas como uma pequena referência, pode ser que a fala seja uma dica de como a Sony pretende introduzir Morales no cinema.

O que esperar

É claro que não podemos descartar a possibilidade de que o diálogo entre Electro e Peter Parker é apenas uma referência a Homem-Aranha no Aranhaverso. Como dito, Sem Volta para Casa é essa grande festa, então faz sentido ter nem que seja essa menção para contemplar a popular animação — ainda mais quando ela também envolve o multiverso.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, não dá para descartar a possibilidade de que essa frase possa ser usada no futuro para trazer um novo Homem-Aranha. Até porque, nos quadrinhos, Miles Morales nasceu justamente dessa forma, como a versão do herói de outra realidade.

Ele surgiu em 2011 sob o selo Ultimate, uma linha paralela da Marvel com uma cronologia própria e feita para atrair um público mais jovem para o seu universo de super-heróis. Só que Morales fez tanto sucesso que a editora decidiu trazê-lo para as histórias principais — o chamado universo 616 —, onde passou a coexistir com Peter Parker.

Assim, levando em consideração que o herói de Tom Holland ainda existe dentro do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês), a fala do Electro pode indicar que esse Homem-Aranha negro existe em outra realidade, como o Sonyverso.

Continua após a publicidade

Para isso, basta lembrar do impasse gerado pelo acordo entre os dois estúdios. A ideia inicial era que Holland aparecesse apenas em Capitão América: Guerra Civil e mais alguns filmes e que, em contrapartida, a Marvel ajudaria a Sony com os longas solos do herói para que seu universo de heróis fosse desenvolvido a partir disso na sequência.

Só que o público gostou tanto da interação daquele Homem-Aranha com o restante do MCU que as empresas ficaram reféns dessa popularidade. Tanto que todos os rumores sobre impasses ou que Holland não participaria mais do universo dos Vingadores sempre geraram reações muito acaloradas por parte do público. Não por acaso, Sem Volta para Casa termina deixando em aberto a participação de Parker em novos filmes da Marvel. Ele pode voltar ou não, a depender do futuro das negociações.

Continua após a publicidade

Com essa algema colocada em seu Homem-Aranha, uma boa solução para a Sony para driblar o problema seria colocar outra versão do herói em atividade. Assim, enquanto temos esse Peter recomeçando a carreira dentro do MCU, Miles Morales poderia aparecer no universo da Sony, onde já existe o Venom e possivelmente Morbius.

Dessa forma, a Sony teria um Homem-Aranha totalmente livre da Marvel, já bastante conhecido por causa do sucesso de Aranhaverso e com potencial de criar um novo evento ao estilo de Sem Volta para Casa. Imagine um filme em que os dois universos podem novamente se colidir e colocar os dois heróis lado a lado. É sucesso na certa.

Por outro lado, essa aposta é arriscada por uma única razão: o público geral. Para leitor de quadrinhos ou quem acompanha os lançamentos de heróis, é fácil entender quem é o Parker e quem é Morales. Contudo, para o espectador que não está imerso nesse mundo nerd, os dois são Homem-Aranha e seria muito confuso entender qual é qual. Não por acaso, Aranhaverso começa com Peter Parker para, somente depois, apresentar Miles. Ainda assim, não é nada que não possa ser contornado.

Continua após a publicidade

E o que vai acontecer?

É claro que essa é apenas uma possibilidade do que pode acontecer com base na deixa apresentada em Sem Volta para Casa e pode ser que, na realidade, a solução seja bem diferente e essa fala acabe sendo ignorada. Até porque, em tese, já há um Miles Morales dentro do MCU. Lembra do sobrinho citado pelo Shocker (Donald Glover) em De Volta ao Lar? Pois é.

Ainda assim, as portas estão abertas. Se tem uma coisa que o novo Homem-Aranha: Sem Volta para Casa faz é trazer sugestões e deixar ganchos que podem (ou não) serem aproveitados em algum momento no futuro. E, até lá, a gente fica criando teoria.