Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa | Vilões e personagens que estão no filme

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Dezembro de 2021 às 15h30

Link copiado!

Divulgação/Sony Pictures
Divulgação/Sony Pictures
Peter Parker

Depois de muita espera, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa está finalmente entre nós. E mais do que ver a conclusão dessa trilogia e entender como mexer com o multiverso vai impactar a vida do Amigão da Vizinhança, também é hora de descobrir quais rumores estavam certos, quais erraram e, principalmente, quais vilões e personagens aparecem no filme.

Como os trailers já apresentaram, o filme é uma verdadeira festa, uma enorme homenagem à história do Homem-Aranha no cinema e, por isso mesmo, repleta de participações especiais. De vilões icônicos a outros heróis, é um desbunde para fazer a alegria de qualquer fã.

Isso era algo que já vinha sendo especulado há muito tempo. Só que, além de Doutor Estranho, Duende Verde e Electro, os rumores sobre Sem Volta para Casa falavam ainda de retornos do Demolidor, Gwen Stacy, Mary Jane e mais uma infinidade de outros personagens de dentro e de fora do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês). Tanto que muita gente brincou que teríamos até Neymar e Cristiano Ronaldo em algum momento da trama.

Continua após a publicidade

E agora que a tão aguardada estreia está aí, chegou a hora de ver quem realmente está em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, nessa verdadeira celebração à história do herói.

Atenção! Este texto traz spoilers sobre os acontecimentos de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa.

Lagarto (Rhys Ifans)

Continua após a publicidade

Talvez o retorno menos celebrado pelos fãs. O Lagarto está no filme apenas para fazer volume e ser uma ameaça mais física para o Homem-Aranha, já que ele acaba não tendo uma grande relevância para a história — tanto que passa boa parte da trama quietinho e sem incomodar muito.

Homem-Areia (Thomas Haden Church)

De todos os vilões que retornam, o Homem-Areia é o que tem a motivação mais interessante: enquanto os demais querem aproveitar as possibilidades da nova realidade para serem livres, Flint Marko é o único que quer voltar para casa para ficar ao lado da sua filha.

Continua após a publicidade

Electro (Jamie Foxx)

A gente já sabia que o Electro seria um desses vilões que retornaria para infernizar a vida do Aranha em Sem Volta para Casa. A única grande questão que ainda permanecia em aberto era como ele iria deixar aquele visual azul horrível de O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro para ficar mais humano — e eles trazem uma resposta bem an passant para isso.

Doutor Octopus (Alfred Molina)

Continua após a publicidade

Outro vilão que já tinha sido confirmado nos trailers, o Doutor Octopus tem uma participação bem menor do que muita gente esperava. Com a maior parte de suas cenas já reveladas nos vídeos promocionais, a gente esperava que ele fosse uma espécie de mentor ou figura paterna para o Homem-Aranha, mas ele passa a maior parte do filme preso, até ser curado por Parker e desaparecer de cena até a luta final.

Duende Verde (Willem Dafoe)

Continua após a publicidade

A gente já tinha visto que o Duende Verde de Willem Dafoe estaria presente, então não chega a ser uma grande surpresa. O grande ponto é que aquelas teorias de que haveria duas versões do vilão não se concretizaram e tudo o que vimos foi realmente o vilão do primeiro Homem-Aranha retornando com sua dupla personalidade e muito mais cruel.

Aliás, vale destacar que o personagem é uma das melhores coisas de Sem Volta para Casa e que Dafoe entrega uma interpretação incrível para um vilão tão icônico.

Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch)

Continua após a publicidade

Ok, a presença do Doutor Estranho não é nenhuma grande surpresa, já que ele estava até nos pôsteres de Sem Volta para Casa. Ainda assim, é interessante pontuar que não temos duas versões do herói, como se especulou de início ou coisa parecida. No máximo, descobrimos que ele não é mais o Mago Supremo da Terra, já que o título passou para Wong (Benedict Wong) enquanto ele havia sido blipado por Thanos.

Eddie Brock (Tom Hardy)

Muito se especulava se Venom apareceria ou não em Sem Volta para Casa para formar o tão comentado Sexteto Sinistro contra o Homem-Aranha. Contudo, a participação de Tom Hardy no filme é bem diminuta, sendo limitada à cena pós-crédito. Tudo o que ele faz é tentar entender a salada que é a cronologia do MCU em uma conversa com um garçom em um bar no México, até ser levado de volta para a sua realidade de origem.

Continua após a publicidade

Matt Murdock (Charlie Cox)

Em uma participação bem pequena, mas certeira, o Demolidor marca o seu retorno no MCU em grande estilo. Como os rumores já apresentavam, o herói aparece em Sem Volta para Casa apenas como Matt Murdock, o advogado que Peter contrata após ter a sua identidade revelada para o mundo.

Ele aparece em uma única cena, explicando para Parker o tamanho da encrenca em que se meteu e o que fazer para evitar as acusações legais relacionadas à morte de Mysterio em Longe de Casa. Mas pode ficar tranquilo, pois o filme deixa claro que esse Murdock é mesmo o Homem Sem Medo quando ele segura uma pedra arremessada contra os Parker e revela que é um ótimo advogado.

Continua após a publicidade

Peter Parker (Andrew Garfield)

Depois de muita especulação e mistério, Sem Volta para Casa confirmou aquilo que todo mundo já sabia: os Homens-Aranhas de outras realidades estão presentes na história. E o primeiro a dar as caras é a versão de Andrew Garfield, que entra em cena de uma forma muito divertida: após roubar um acessório do Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch), Ned (Jacob Batalon) abre um portal que o leve até Peter — só que isso o leva a um Parker diferente.

É aí que vemos Garfield novamente vestindo o uniforme do Aranha e tendo que provar para Ned e MJ (Zendaya) que ele é realmente o herói em uma cena muito divertida. Aliás, é nítido o quanto o ator está se divertindo em retornar ao papel, trazendo ótimos diálogos sobre o seu histórico de filmes e se sentindo pequeno diante dos feitos de suas demais versões.

Continua após a publicidade

Por outro lado, é lindo vê-lo ficar em paz consigo mesmo quando salva MJ, algo que ele não conseguiu fazer com Gwen Stacy em O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro.

Peter Parker (Tobey Maguire)

Andrew Garfield não foi o único Parker errado que Ned encontrou com os portais. Em sua segunda tentativa de achar o amigo, ele se depara com ninguém menos do que a versão do herói vivido por Tobey Maguire, que entra em cena com roupas casuais e deixando bem claro o quanto ele é um veterano naquilo tudo — lembrando, de certo modo, o Parker mais velho de Homem-Aranha no Aranhaverso.

Continua após a publicidade

Ao contrário de Garfield, Maguire parece um pouco desconfortável com esse retorno e um tanto quanto deslocado, mas ainda é muito nostálgico vê-lo em cena como essa versão mais experiente do herói. Até porque ele tem um papel importante na hora de mostrar ao Peter de Tom Holland que grandes poderes trazem grandes responsabilidades e que todos eles compartilham a dor de perder alguém importante para aprender essa lição.