Como foram feitos os personagens da Família Dinossauros
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
A série Família Dinossauros, produzida entre 1991 e 1995 pela rede estadunidense ABC, foi um marco na história da televisão e conquistou os espectadores ao apresentar personagens criados com bonecos animatrônicos que traziam uma riqueza de expressões, ao mesmo tempo que satirizava o estilo de vida norte-americano.
A premissa da sitcom era debater assuntos contemporâneos, como o meio ambiente e a sociedade de consumo, através de uma família disfuncional de dinossauros — os Silva Sauro, na versão brasileira — e seus amigos mais próximos.
A comédia fez muito sucesso quando foi exibida no Brasil, a partir de 1992. No auge de sua popularidade, a Família Dinossauros gerou diversos itens de merchandising no país, com bonecos, álbum de figurinhas e até um disco de músicas inspiradas na série e gravado pelos dubladores nacionais — chamado Babymania.
Como a série Família Dinossauros foi gravada
A série foi concebida inicialmente pelo marionetista e animador Jim Henson, conhecido pela criação de O Cristal Encantado e Os Muppets. A morte prematura de Henson, em 1990, levou o estúdio a procurar outros realizadores para tocar o projeto, até chegar em Michael Jacobs, que tinha experiência em roteiro de comédias.
A empresa de efeitos práticos e marionetes de Henson, a Creature Shop, no entanto, continuou envolvida com a produção e foi a responsável pela criação dos personagens com uso de animatrônicos.
Nessa tecnologia, os atores vestiam os trajes dos dinossauros, feitos de espuma de látex e fibra de vidro, enquanto a cabeça dos personagens era um grande capacete com motores instalados — e controlados remotamente — para movimentar olhos, boca, testa e sobrancelhas e reproduzir as expressões faciais.
Dessa forma, cada um dos personagens ganhava vida na combinação e sintonia de múltiplos talentos: o ator que vestia o boneco e se locomovia pelos cenários, o responsável por controlar os movimentos do rosto e, por fim, o dublador.
A tecnologia surpreendeu os espectadores da época e gerou muita curiosidade sobre os bastidores da produção e como eram feitos os personagens da série. O alto custo de manutenção dos animatrônicos, porém, contribuiu para o cancelamento do programa após 4 temporadas e 65 episódios.
Personagens da Família Dinossauros
Os nomes dos personagens da Família Dinossauros, na versão original, faziam referências a grandes empresas petrolíferas, como Richfield, Hess e Ethyl, enquanto o sobrenome da família — os Sinclair — era uma alusão à companhia Sinclair Oil Corporation, que tinha um dinossauro na sua logomarca.
Dino da Silva Sauro
O megalossauro patriarca da família Dinossauro se chamava Earl Sinclair na versão original, com voz de Stuart Pankin. No Brasil, o personagem ficou conhecido como Dino da Silva Sauro com dublagem de José Santa Cruz.
Fran da Silva Sauro
Fran da Silva Sauro, ou Fran Phillips-Sinclair, era dublada pela atriz Jessica Walters na versão em inglês e por Maria Helena Pader no Brasil. A dona de casa e matriarca da família representava um alossauro e era focada em manter a paz no ambiente doméstico.
Baby Sauro
O dono do bordão “Não é a mamãe” contava com a voz de Kevin Cash na versão original e Marisa Leal em português. O bebê da família Dinossauro era, como seu pai, uma representação do gênero megalossauro.
Bob
O filho mais velho da família Silva Sauro, Robbie (ou apenas Bob) foi dublado por Jason Willinger nos Estados Unidos e por José Leonardo no Brasil. O personagem era inspirado nos hipsilofodontes e vestia sempre uma jaqueta vermelha do colégio.
Charlene
A filha do meio da família, Charlene contou com a voz da atriz Sally Sthuthers na versão original e de Miriam Ficher em português. Dinossauro do gênero protoceratops, Chalene vestia suéteres, colares e brincos.
Vovó Zilda
A mãe de Fran se chamava originalmente Ethyl Hinkleman Phillips, com dublagem de Florence Stanley, e ficou conhecida no Brasil como Vovó Zilda, nas vozes de Glória Ladany e Selma Lopes.
Roy Hess
Entre os personagens coadjuvantes fora do núcleo familiar, Roy Hess foi um dos mais frequentes ao longo da série. Dublado por Sam McMurray em inglês e por Roberto Macedo na versão brasileira, Roy era um tiranossauro rex que trabalhava com Dino.
Você conhecia a técnica por trás da criação de Família Dinossauro? A série está disponível no catálogo do Disney+.