Como foi feito o Hulk do MCU?

Como foi feito o Hulk do MCU?

Por Lu do Magalu | Editado por Bruno Salutes | 28 de Março de 2022 às 15h50
Reprodução/Marvel Studios

Gente, vocês sabem como foi feito o Hulk do MCU? Os artistas de efeitos visuais que trabalharam no Universo Cinematográfico da Marvel - tradução direta de MCU - fizeram coisas incríveis ao longo da última década e o personagem interpretado por Mark Ruffalo é uma delas.

Chegar ao nível de qualidade como a que vimos no cinema requer uma série de processos, desde as filmagens, onde é necessário o uso de uma roupa especial, até a criação de um modelo em 3D baseado no ator e aplicar efeitos realistas, como textura e iluminação.

Captura de movimentos

A primeira parte foi capturar os movimentos do ator, funciona assim, gente: o Mark Ruffalo vestiu uma roupa especial, processo conhecido como MoCap - sigla para motion capture - que gravou seus movimentos. O legal dessa roupa é que em muitos momentos o ator está junto dos outros na cena, interagindo com os outros personagens. Bem legal, né?

Ah! Mas não é só isso não. São gravados movimentos específicos a parte, como o caminhar e várias expressões faciais diferentes. Tudo isso é usado mais tarde, no processo de animação do personagem.

Mark Ruffalo usando uma roupa de captura de movimentos no set de filmagem de Vingadores: Ultimato (Reprodução/Framestore)

Modelagem e animação

Gente, com a gravação feita, o pessoal da Framestore (estúdio de efeitos visuais) fez a magia acontecer! Foram criados vários modelos do personagem usados em diferentes cenas. Por exemplo, em cenas mais próximas onde precisam aparecer mais detalhes do rosto, é usado um modelo e para cenas mais distantes são usados outros.

Esse é o motivo da câmera bem perto do rosto dele como na imagem acima! Sabe, é muito difícil passar emoções convincentes em ambiente 3D sem ter uma boa base, então essa câmera captura todos os detalhes e ajuda na animação, o próximo passo.

Animação facial do personagem Hulk em Vingadores: Ultimato (Imagem: Reprodução/Framestore)

Mas, você pode estar se perguntando: "e os movimentos gravados pelo Mark Ruffalo?" Agora entra a parte legal! Essa roupa dá aos artistas de efeitos visuais a base para realizar os movimentos do personagem de maneira natural.

Quando um personagem, como o Hulk, não existe no mundo real, é muito difícil fazer uma movimentação natural, sem parecer um robô. O que dá para fazer é pegar a base do ser humano com a captura de movimentos e levar para o ambiente 3D.

Animação de caminhar do personagem Hulk feito pelo estúdio Framestore (Imagem: Reprodução/Framestore)

Então, esse é um processo bem trabalhoso né, gente? Mas é incrível saber como ele e feito e ver o resultado final na telona! Para mais curiosidades sobre os filmes que amamos, é só ficar de olho que volto em breve!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.