Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Grogu | Como é feito o Baby Yoda de The Mandalorian

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Abril de 2023 às 18h05

Link copiado!

Lucasfilm/Disney/Divulgação
Lucasfilm/Disney/Divulgação

O personagem Grogu, popularmente conhecido como Baby Yoda, é um sucesso entre os fãs de Star Wars e conquistou os espectadores da série The Mandalorian — produção disponível no Disney+ — com suas expressões cativantes e a relação afetiva desenvolvida com o mandaloriano Din Djarin.

Para dar vida ao personagem nas telas, foi criado um boneco animatrônico para ser controlado por marionetistas no set de gravações e interagir com os atores. Na etapa de pós-produção, uma versão gerada por computador aperfeiçoa os movimentos e as feições de Grogu com base na captação realizada com o boneco.

Como o Baby Yoda foi criado

Continua após a publicidade

O animatrônico utilizado na produção de Mandalorian foi desenvolvido pela empresa Legacy Effects e tem circuitos internos para movimentar o corpo e produzir as expressões faciais. O boneco levou três meses para ser fabricado e custou cerca de US$ 5 milhões. Ao todo, cinco marionetistas comandam o Baby Yoda nas gravações.

Na etapa de captação, os diretores rodam takes alternativos com e sem o boneco para o caso de ser necessário substituir a marionete por imagem gerada por computador. Inicialmente, a equipe de produção utilizaria apenas um fantoche de Grogu no set para ajudar os atores a terem uma referência na cena, e, posteriormente, uma versão toda feita em CGI substituiria o boneco.

No entanto, os atores da série relatam que era impossível não se cativar pelo Baby Yoda no set. Entre as histórias de bastidores, o lendário Werner Herzog (que interpreta O Cliente) disse ter se emocionado com sua cena com o boneco e chamou os realizadores de covardes por quase terem substituído inteiramente o animatrônico por computação gráfica.

Continua após a publicidade

O resultado com o animatrônico, entretanto, foi bem-sucedido. Muitas sequências do Baby Yoda em The Mandalorian são fruto dos esforços do time de marionetistas. Em algumas cenas, os efeitos visuais são empregados para remover fios e cabos de sustentação do boneco, enquanto em outras o boneco serve de base para o trabalho da equipe de efeitos visuais.

A Industrial Light & Magic é a responsável pela criação da versão em CGI do personagem. Para conseguir aperfeiçoar o visual e eventualmente substituir o "robozinho" nas cenas — especialmente em sequências de ação —, a empresa desenvolveu o modelo computadorizado com base no animatrônico da Legacy Effects, reproduzindo suas expressões e até sua (limitada) movimentação com fidelidade.

Continua após a publicidade

Assim, o resultado do Baby Yoda nas telas é uma combinação dos efeitos práticos realizados com a marionete no set e os efeitos de computação gráfica produzidos pela equipe da Industrial Light & Magic.

Quem interpreta o Baby Yoda?

A equipe de marionetistas que comanda o animatrônico no set de gravações de Mandalorian é formada por até cinco integrantes, a depender das exigências de cada cena. Cada artesão é responsável por movimentar uma parte do corpo do boneco.

  • Jason Matthews controla os olhos;
  • Trevor Hensley movimenta a cabeça e o tronco;
  • Hiroshi Ikeuchi controla orelhas e boca;
  • Mike Manzel comanda a movimentação do corpo;
  • Tamara Carlson Woodard serve como auxiliar e cuida do figurino.
Continua após a publicidade

Quem é o Baby Yoda em The Mandalorian

A história de The Mandalorian se passa após os eventos do filme O Retorno de Jedi na linha do tempo da saga Star Wars. A trama acompanha o personagem Din Djarin, um caçador de recompensas que tem a missão de capturar a criatura conhecida como “A Criança”.

No entanto, o mandaloriano desenvolve uma relação fraternal com essa misteriosa figura — da mesma espécie do falecido mestre Yoda — e decide protegê-lo das forças imperiais. Ao longo da série, é revelado que “A Criança” se chama Grogu, é sensível à força e havia sido criado no Templo Jedi até a invasão pelos Sith.

Continua após a publicidade

O apelido “Baby Yoda” foi adotado pelos fãs logo após a primeira aparição do personagem na estreia da série, devido à semelhança com o antigo mestre Jedi e também porque seu nome verdadeiro não foi revelado até a metade da segunda temporada.

O personagem foi idealizado pelo showrunner Jon Favreau (diretor dos dois primeiros filmes do Homem de Ferro) e desenvolvido em parceria com o produtor Dave Filoni, com o objetivo de explorar os mistérios dessa espécie singular dentro do universo Star Wars.

Em entrevistas, Favreau revelou que se inspirou em filmes de faroeste e de samurai — as mesmas fontes que George Lucas utilizou na criação de Star Wars no final da década de 1970 — para desenvolver a série. O mangá Lobo Solitário e Filhote também é associado como uma referência da trama.

The Mandalorian está disponível no Disney+ e vai ganhar um filme nos cinemas para fechar a história de Din Djarin e Grogu.