Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como a Netflix sabe que não tem ninguém assistindo?

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Novembro de 2021 às 10h30

Link copiado!

Reprodução/Deepak, Pixahive
Reprodução/Deepak, Pixahive
Tudo sobre Netflix

Quem nunca esteve no meio de uma maratona de séries e aquela famosa mensagem da Netflix apareceu na tela: "Você ainda está assistindo?". Esse recurso, quando introduzido no streaming, até chegou a virar meme na internet, mas o que muita gente ainda se questiona é: por que essa mensagem aparece? Quanto tempo eu preciso assistir para que a Netflix pergunte se eu quero continuar assistindo? O Canaltech explica agora para você como a Netflix sabe que não tem ninguém assistindo.

Essa ferramenta, é claro, surgiu como uma forma de fazer com que o usuário não se perca nos episódios assistidos se for o caso dele não estar em frente à televisão. É claro que a Netflix sabe muito bem que seus assinantes adoram maratonar séries, mas há alguns comportamentos que ela leva em conta antes de exibir a mensagem na tela.

Por que a Netflix pergunta se "tem alguém assistindo?"

Continua após a publicidade

De acordo com a plataforma, essa mensagem é exibida após três episódios de uma série serem exibidos em sequência, sem que o usuário utilize os controles de reprodução, seja para retroceder, avançar ou pausar o título. No caso dos filmes, esse aviso aparece quando o assinante assiste a 90 minutos de um filme sem interrupções.

Quando a mensagem aparece na tela, o usuário geralmente conta com duas opções: "continuar assistindo", e então o episódio ou filme é reproduzido imediatamente; ou o botão "sair", que o leva de volta para a homepage do catálogo do streaming.

Continua após a publicidade

Como desativar o recurso "tem alguém assistindo?"

Agora que você sabe porque de fato essa mensagem aparece na Netflix, mas mesmo assim ainda se incomoda com a interrupção de suas séries e filmes favoritos e deseja desativá-lo, o Canaltech te ensina passo a passo como fazê-lo.

É possível alterar a configuração de reprodução automática de episódios, ou seja, dessa forma o usuário precisará dar play nos episódios manualmente. Apesar disso, a mensagem "tem alguém assistindo?" não será exibida, uma vez que o assinante sempre estará interagindo com o controle remoto.

Veja o passo a passo de como fazer isso:

Continua após a publicidade

Passo 1: A princípio, é necessário fazer o login na Netflix e acessar a página Conta.

Passo 2: Agora, role até a seção "Perfil e controle dos pais" e selecione o perfil que você deseja desativar a reprodução automática.

Passo 3: Quando as opções forem exibidas, role a página até a última delas (Configurações de reprodução) e clique em "Trocar".

Continua após a publicidade

Passo 5: Desmarque a caixa "Iniciar automaticamente o próximo episódio de uma série em todos os aparelhos" e selecione o botão "Salvar".

Pronto. Suas configurações novas já estão salvas. Para atualizá-las, é só trocar e destrocar os perfis na Netflix ou encerrar a sessão no aparelho e acessar a conta novamente. Caso você queira voltar à reprodução automática de episódios, é só seguir o mesmo caminho do tutorial e marcar a caixa novamente.