Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bruce Willis é diagnosticado com demência

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Fevereiro de 2023 às 19h19

Link copiado!

Divulgação/Lionsgate
Divulgação/Lionsgate

O ator Bruce Willis foi diagnosticado com com um quadro de demência frontotemporal (DFT). O anúncio foi feito pela família do astro de Duro de Matar nesta quinta-feira (16) por meio de uma carta aberta publicada pela sua ex-esposa, a também atriz Demi Moore. O documento também é assinado pelos filhos e por sua atual companheira, Emma Willis.

O texto descreve que a demência é uma evolução da afasia que forçou a aposentadoria do ator de 67 anos em 2022. “Infelizmente, desafios com a comunicação são apenas um dos sintomas da doença que Bruce enfrenta”, escreveu Moore. “Embora seja doloroso, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro”.

Continua após a publicidade

A carta ainda detalha um pouco mais a demência frontotemporal, doença que ela classifica como uma “cruel”. Segundo a atriz, esse é o tipo mais comum de demência em pessoas com menos de 60 anos. “Como o diagnóstico pode levar anos, DFT é provavelmente muito mais dominante do que sabemos”, afirmou.

Como o próprio nome sugere, o distúrbio afeta os lobos frontais do cérebro, comprometendo algumas de suas funções, sobretudo relacionadas à fala e à capacidade de compreensão. A DFT também pode alterar a personalidade e o comportamento dos pacientes, assim como restringir alguns movimentos. A doença tem causas genéticas.

Até o momento, ela não tem cura. Assim, o tratamento baseia-se na redução dos sintomas. Apesar disso, a tendência é que a demência piore com o tempo.

Continua após a publicidade

Por causa de sua condição, Bruce Willis já vinha se afastando do cinema há algum tempo. Antes mesmo de ter sua aposentadoria divulgada, em março de 2022, ele já vinha diminuindo o ritmo de produção e fazendo muito mais participações especiais em outros projetos do que sendo o protagonista que foi desde os anos 1980.

Parte disso era reflexo principalmente das dificuldades impostas pela doença. Além disso, companheiros de filmagem diziam que a saúde do ator já era motivo de preocupação durante as gravações.