Astro de Parasita, Lee Sun-kyun morre aos 48 anos
Por Diandra Guedes • Editado por Durval Ramos |
O ator sul-coreano Lee Sun-kyun foi encontrado morto nesta manhã de quarta-feira (27). O astro que deu vida à Park Dong-ik, o pai de uma família rica no filme vencedor do Oscar Parasita, tinha 48 anos e deixou um bilhete de despedida. Lee foi encontrado inconsciente dentro de um carro em um parque de Seul, capital da Coreia do Sul, após seu empresário relatar à polícia que ele havia saído de casa na noite anterior.
- Crítica | Parasita mostra a sociedade em canibalismo
- Onde assistir aos filmes do diretor de Parasita, Bong Joon-ho, vencedor do Oscar
O ator estava sendo investigado pelo uso de drogas ilícitas no país (maconha) e chegou a prestar três depoimentos à polícia local, sendo o último no sábado (23), em uma sessão que durou mais de 19 horas.
Vale lembrar que a Coreia do Sul tem tolerância zero para entorpecentes e quem for pego vendendo maconha pode ser punido com prisão perpétua.
O interrogatório de Lee Sun-kyun
As investigações sobre o uso de drogas ilícitas envolvendo Lee começaram em outubro deste ano, depois de uma denúncia de que as substâncias estavam sendo comercializadas nos bares de Gangnam, distrito de Seul. Quando interrogado pelas autoridades, o ator alegou que foi induzido a usá-las por uma recepcionista de um bar que estava chantageando-o.
Em novembro, tanto o resultado dos reagentes quando o do exame anti-drogas de Lee deram negativo. Ainda assim, essas desconfianças foram suficientes para deixá-lo com uma péssima reputação perante a mídia do país.
A carreira de Lee
Pelo sucesso de Parasita — que levou quatro estatuetas do Oscar para casa —, o ator também venceu o prêmio Screen Actors Guild. Três anos depois, em 2022, ele foi indicado ao Emmy pela sua atuação no dorama da Apple TV+, Dr. Cérebro. Já neste ano, participou dos filmes Sleep e Project Silence, ambos selecionados para o 76º Festival Anual de Cinema de Cannes.
Sua carreira também conta com trabalhos como Coffee Prince (2007), Behind The White Tower (2007), Pasta (2010), My Mister (2018) e Hard Day (2014).