Mitos da tecnologia: "Mac não pega vírus"

Por Joyce Macedo | 09 de Setembro de 2014 às 11h12

Quem nunca ouviu um usuário da Apple dizer que seu computador era "à prova de malwares"? Na verdade, a própria empresa da Maçã costumava se gabar dizendo que seus Macs estavam a salvo dos vírus de PCs. Porém, a empresa teve que mudar sua declaração após milhares de computadores com Mac OS X terem sido afetados por um trojan.

No início de 2012, pelo menos 600 mil dispositivos Mac foram infectados pelo Flashback, que aparecia para os usuários como um plug-in do Adobe Flash e roubava nomes de usuários e senhas.

Na época, a Apple chegou a corrigir as afirmações de segurança disponíveis em seu site, onde dizia que seu computador "não pega vírus de PC" e que o usuário poderia "se proteger sem fazer nada". Após os ataques, a mensagem mudou para "ele foi construído para ser seguro".

Mensagem Mac Segurança

Mensagem da Apple antes e depois de milhares de Macs serem afetados pelo Flashback (Imagem: Reprodução / Naked Security)

Na verdade, o sistema operacional da Apple era considerado seguro principalmente devido à sua baixa participação de mercado, o que não o tornava um alvo tão interessante para os crackers. Mas, com o passar do tempo, mais usuários foram aderindo ao Mac, o que consequentemente aumentou a quantidade de programas maliciosos direcionados para o dispositivo.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.