Publicidade

548 Dias: Capturadas por uma Seita |Conheça a história real da série do Star+

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Junho de 2023 às 17h30

Link copiado!

Reprodução/Star+
Reprodução/Star+

Uma nova série documental acaba de chegar ao Star+ para conquistar os aficionados por tramas absurdas. 548 Dias: Capturada por uma Seita conta a história de Patricia Aguilar, uma jovem espanhola de 18 anos que desapareceu misteriosamente e que foi encontrada quase um ano depois em outro continente completamente desnorteada após ter passado por uma aparente "lavagem cerebral" realizada por um guru líder de uma seita sexual.

A produção é dirigida por Olmo Figueredo e José Ortuño e reconta esse caso bizarro acontecido em 2017, explorando todos os pormenores da história, desde o desaparecimento da garota e sua ida ao Peru até o envolvimento com o tal guru, detalhando as atrocidades que sofreu ao lado de outras mulheres.

Continua após a publicidade

A partir deste ponto, a série entrega ao público uma sucessão de depoimentos narrados em primeira pessoa que vão destrinchando melhor essa história e mostrando, ao longo de três episódios, como funciona a tal seita e como Patricia chegou até ela.

Qual a história real da série?

A história de Patricia Aguilar começa em 2016, quando ela conheceu, por meio das redes sociais, Félix Steven Manrique, um suposto guru sexual que queria repovoar o mundo depois que o apocalipse acontecesse.

Continua após a publicidade

Ela se conectou com Félix quando usava a internet para buscar respostas espirituais para um momento de tristeza que estava vivendo. Depois da morte repentina do seu tio, Patrícia se sentiu muito solitária, uma vez que seu pai estava sempre ausente por conta do trabalho e sua mãe havia entrado em depressão. Foi a partir de então que ela começou a se interessar pelo esoterismo e por pessoas que acreditavam na vida após a morte.

Buscando por esse tipo de assunto, a jovem acabou conhecendo Félix e, no dia 7 de janeiro de 2017, pouco tempo depois de completar 18 anos, juntou suas coisas e viajou para o Peru, onde o guru morava. Chegando no local, no entanto, Patricia se deparou com uma situação bem diferente do que Félix contava e se viu presa em um local desconhecido junto de outras mulheres que se diziam esposas do farsante e que tinham filhos com ele.

Com o passar do tempo, Patricia se viu em situação de vulnerabilidade e também acabou engravidando do golpista.

Continua após a publicidade

Como Patricia foi resgatada?

Sem nunca desistir de encontrar a filha, a família da jovem juntou dinheiro e o pai de Patricia viajou para Peru, onde encontrou ajuda do Consulado da Espanha para continuar a busca. Além disso, ele também apareceu em alguns programas de televisão local pedindo apoio das autoridades.

Quando a polícia localizou Patrícia — em Alto Celedín, um povoado no distrito peruano de San Martín de Pangoa — também encontrou outras duas mulheres, sendo uma delas a esposa oficial do impostor.

Continua após a publicidade

Félix foi preso no dia 4 de julho de 2018 e posteriormente condenado a 20 anos de prisão.

Lavagem cerebral

Além de estar vulnerável emocionalmente, quando encontrou com Félix, Patricia foi forçada a "lavagens cerebrais" que contavam com seções de chá de ayahuasca, uma bebida altamente alucinógena. Além disso, ela e as outras mulheres eram submetidas a trabalho sexuais diários e violência física. Isso explica um pouco como todas ficaram tão frágeis e fáceis de serem comandadas pelo golpista.

Continua após a publicidade

Quando e onde assistir a 548 Dias: Capturadas por uma Seita?

Quem ficou curioso sobre a história de Patricia Aguilar, já pode maratonar os três episódios da série no Star+. Lembrando que a produção traz depoimentos da própria Patrícia. Vale a pena conferir!