5 nerds mais famosos da cultura pop

Por Durval Ramos | 25.05.2016 às 11:13

Por mais que muita gente torça o nariz para o chamado Dia do Orgulho Nerd, há uma mensagem bem interessante por trás desse discurso. Afinal, trata-se de uma data de afirmação. De dizer que você se orgulha de ser quem você é e de como você é, por mais que os outros insistam em dizer que não.

É uma mensagem bem parecida — e, de certo modo, inspirada — com a da comunidade LGBT e seu Dia do Orgulho Gay. Guardada as devidas proporções, trata-se do mesmo propósito de usar a data como forma de dar visibilidade a um grupo majoritariamente excluído. É claro que, para os nerds, as coisas mudaram e hoje eles ocupam um lugar de destaque dentro do mercado, sendo o principal alvo de toda a indústria cultural.

Porém, nem sempre foi assim. Por muito tempo, ser nerd era motivo de piada e a própria denominação era tida como um xingamento a alguém que gostava de coisas pouco convencionais. Aparecer na escola com revistas em quadrinhos ou preferir ficar jogando videogame em casa ao invés de jogar futebol era razão para virar piada na escola. Isso sem falar, é claro, do terror que eram as aulas de Educação Física.

Leonard Nimoy

Por isso tudo, a presença de personagens nerds dentro da cultura pop sempre foi importante. Seja como forma de inspirar esse público sempre tão ridicularizado ou mesmo para mostrar que um nerd pode ser engraçado, vários filmes, séries e obras eternizaram a figura do geek. Alguns bem estereotipados, é verdade, mas outros são símbolos até hoje. Relembre de alguns.

Peter Parker

Talvez o nerd mais importante desta lista. E não apenas porque ele é o Homem-Aranha, o Amigão da Vizinhança de tantos desenhos animados e que rouba a cena em Capitão América: Guerra Civil. Mais do que a figura mascarada, o Peter Parker é um símbolo para a cultura nerd.

Embora os últimos filmes tenham se distanciado dessa figura, Parker sempre foi o estereótipo do nerd. O cara desajustado socialmente, que se veste como um senhor de 60 anos, com óculos grossos, tímido e sempre sendo alvo de perseguição dos populares do colégio. E é por isso que tanta gente se identificava com ele.

Peter Parker

Mesmo ainda sendo um pouco exagerado, Peter Parker sempre representou esse deslocamento que os nerds tiveram, sobretudo na infância. Assim como o herói vivia sendo alvo de chacota e bully de Flash Thompson e outros valentões, os seus leitores passavam por situações semelhantes.

Isso fazia com que colocar a máscara fosse algo completamente catártico. Quando virava o Homem-Aranha, Parker deixava sua insegurança de lado e assumia uma personalidade muito mais engraçada e solta. Era tudo aquilo que os seus leitores queriam ser. Aquele herói que se pendurava pelos prédios era uma projeção de tudo aquilo que os nerds queriam ser. Por isso, Peter Parker entra nesta lista com muitas honras.

Todo o elenco de The Big Bang Theory

The Big Bang Theory é um caso delicado. Apesar de muita gente adorar a série pelas infinitas referências nerds existentes, a verdade é que o humor feito ali é sobre o nerd e não para eles. É por isso que os personagens são apresentados de maneira caricata e em situações quase sempre vexatórias.

Sheldon e Amy

Ainda assim, não há como negar a importância do seriado para a cultura nerd como um todo. Primeiro porque ele ajudou a popularizar esse “estilo de vida” e mostrou que, mesmo com as nossas estranhezas, o nerd é alguém de quem você pode gostar. Seja com as loucuras de Sheldon, as bizarrices do Wolowitz ou mesmo a falta de traquejo social de Raaj, todo o elenco de The Big Bang Theory já figura como um dos maiores representantes desse mundo nerd.

Spock

Pode não parecer, mas o Vulcano mais famoso do universo é um nerd de carteirinha. Não apenas por ser reconhecido por qualquer fã de ficção científica que se preze, mas porque ele representa tudo aquilo que o nerd é. E ele não aparenta isso exatamente por estar fora da figura clássica.

Spock

O nerd sempre foi sinônimo de inteligente. Quem nunca foi chamado assim por ter tirado boas notas na escola? Desse modo, por ser alguém de uma raça extremamente racional e que valoriza o intelecto, Spock acabou virando quase que a idealização do nerd. Adicione a isso a falta de habilidades sociais por conta de seus costumes Vulcanos e você tem o nosso homenageado do dia.

Lisa Simpson

Os Simpsons tem uma grande galeria de personagens nerds. O vendedor da loja de quadrinhos, Martin, Milhouse e Ned Flanders também podem ser encaixados dentro dessa categoria. Porém, nenhum deles é mais importante do que Lisa Simpson.

Lisa Simpson

A filha do meio da família é o tipo clássico de nerd: inteligente, dedicada, sempre em busca de mais conhecimento e boa em tudo o que faz. E é exatamente por ter todas essas características tidas como ideais que ela acaba sendo tão rejeitada pelos demais personagens. Que nerd nunca se sentiu excluído por ter melhores notas que seus colegas?

Ross Geller

Uns dos personagens mais queridos de Friends, Ross é um caso bem parecido com o de Lisa Simpson. Ele sempre foi considerado o mais inteligente do grupo e, por isso mesmo, parecia o mais deslocado. Muitas das suas piadas faziam referências a elementos do mundo nerd ou com conhecimentos científicos. Isso sem falar de sua pouca habilidade com pessoas, sua mania de corrigir a gramática dos outros e outros pequenos hábitos que todo nerd conhece muito bem.

friends

Menções honrosas

É claro que muitos nomes ficaram de fora, então decidimos listar rapidamente mais alguns nerds famosos que acabaram ficando de fora dessa lista. São eles:

  • Ted, Marshall e Barney (How I Met Your Mother)
  • Dexter (O Laboratório de Dexter)
  • Dwight (The Office)
  • George Constanza (Seinfield)
  • Hiro Nakamura (Heroes)
  • Felicity Smoak (Arrow)
  • Abed Nadir (Community)
  • Velma (Scooby-Doo)
  • McLovin (Superbad)
  • Scott Pilgrim (Scott Pilgrim Contra o Mundo)