5 adaptações que estreiam ainda em 2025 nos cinemas e streamings
Por Paulinha Alves |

2025 tem sido um ano bastante agitado no audiovisual, com muitos livros sendo adaptados para filmes e séries de TV.
- A Longa Marcha: terror inspirado na obra de Stephen King é bom? Veja críticas
- 6 melhores adaptações da DC Comics, segundo o IMdB
Desde o começo do ano longa-metragens como Mickey 17, Frankenstein e Meu Ano em Oxford fizeram seu debut, além de séries como Assassinato na Casa Branca, O Casal Perfeito e A Melhor Irmã virarem frisson nos serviços de streaming.
Mas a lista não para por aí. Até dezembro, outras aguardadas adaptações também serão lançadas, com a promessa de agradar não apenas o público que já é fã das obras em que foram baseadas, mas também a audiência que terá contato pela primeira vez com a trama.
Adaptações do último trimestre de 2025
A fim de ajudar quem está perdido no calendário de lançamentos, o Canaltech montou uma lista das principais adaptações que estreiam no último trimestre de 2025. Os títulos estão ordenados pela data que chegam ao cinema ou streaming e são uma ótima porta de entrada também para conhecer as obras em que foram inspiradas.
- A Mulher na Cabine 10
- Se Não Fosse Você
- Balada de um Jogador
- O Sobrevivente
- Hamnet
1. A Mulher na Cabine 10
Baseada no best-seller de mesmo nome publicado por Ruth Ware em 2016, A Mulher na Cabine 10 é um filme de romance policial que chega em outubro à Netflix. Estrelado por Keira Knightley (Orgulho e Preconceito) e com um elenco que passa por Guy Pearce (Amnésia), Kaya Scodelario (Skins) e Daniel Ings (Magnatas do Crime), o título traz uma história emocionante em alto-mar, que segundo o diretor Simon Stone foi inspirada pelos thrillers clássicos dos anos 70.
Daqueles títulos em que você deve desconfiar até da própria sombra, A Mulher na Cabine 10 conta a história de Laura Blacklock, uma renomada jornalista que a bordo de um iate de luxo em uma viagem a trabalho presencia um corpo sendo jogado no mar no meio da madrugada. Embora ninguém acredite nela e o capitão alegue que todos os tripulantes continuam a bordo, Laura tenta descobrir o que aconteceu, enquanto tem cada vez mais certeza de que há uma conspiração no barco para acobertar o ocorrido.
A Mulher na Cabine 10 estreia em 10 de outubro na Netflix.
2. Se Não Fosse Você
Uma das adaptações mais aguardadas do ano, Se Não Fosse Você é drama romântico baseado no livro homônimo de Colleen Hoover – popular autora de É Assim Que Acaba e Verity, título que também ganhará uma adaptação em 2026. Dirigido por Josh Boone (A Culpa é das Estrelas), o filme é estrelado por Mckenna Grace (Ghostbusters: Mais Além), Mason Thames (O Telefone Preto), Allison Williams (M3GAN) e Dave Franco (Juntos).
Lançamento da Paramount Pictures, Se Não Fosse Você conta a história de Morgan e Clara, mãe e filha que vivem momentos bastante delicados de suas vidas. Morgan, que foi mãe aos 18 anos e tenta proteger Clara do mundo, vê sua vida desmoronar quando o marido e a irmã morrem em um acidente de carro. Enquanto ela e o genro descobrem revelações chocantes sobre a tragédia, a relação com a filha começa a desmoronar, com Clara apenas encontrando consolo no rapaz que sempre sonhou em namorar.
Se Não Fosse Você chega em 23 de outubro aos cinemas brasileiros.
3. Balada de um Jogador
Drama estrelado por Colin Farrell (Pinguim), Balada de um Jogador é um filme da Netflix baseado no romance de mesmo nome do escritor britânico Lawrence Osborne. Uma das grandes apostas do streaming para o segundo semestre, o título apresenta em uma trama caótica, colorida e com toques de suspense psicológico, que tem tudo para prender a atenção dos assinantes.
Dirigido por Edward Berger (Conclave), Balada de um Jogador conta a história de Doyle, um advogado inglês que foge para Macau para não ser acusado de suas trapaças e corrupções. Fingindo ser um lorde, Doyle mergulha em uma vida de jogos, dinheiro e bebidas. Isso, ao menos, até cruzar seu caminho com Dao Ming, uma chinesa misteriosa que também parece ser uma apostadora local e oferece uma salvação ao protagonista.
Balada de um Jogador estreia em 29 de outubro na Netflix
4. O Sobrevivente
Ação e suspense distópico, O Sobrevivente é um longa-metragem estrelado por Glen Powell (Twisters), com Lee Pace (Fundação), Emilia Jones (CODA), Michael Cera (Superbad) e Coman Domingo (Sing Sing) no elenco. Baseado no romance homônimo escrito por Stephen King em 1982 (sob o pseudônimo de Richard Bachman), o título faz parte parte de uma leva de adaptações das obras do escritor previstas para 2025.
Dirigido por Edgar Wright (Em Ritmo de Fuga), O Sobrevivente se passa em uma versão atual dos Estados Unidos em que a economia está colapsada e a violência no país se intensificou. Nesse cenário, o filme segue os passos de Ben Richards, homem que precisa desesperadamente de dinheiro para cuidar da família. De olho no prêmio milionário oferecido por um game show violento, ele topa participar de uma competição em que, ao longo de 30 dias, precisa escapar de assassinos profissionais enviados para matá-lo.
O Sobrevivente será lançado em 13 de novembro nos cinemas brasileiros.
5. Hamnet
Filme que teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Telluride e, desde então, alcançou 88% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, Hamnet é um título de drama histórico coescrito e dirigido por Chloé Zhao (Nomadland). Baseado no romance de mesmo nome de por Maggie O'Farrell – livro lançado em 2020 vencedor do Women's Prize for Fiction – o longa traz Jessie Buckley (A Filha Perdida) e Paul Mescal (Aftersun) nos papéis principais.
Ambientado no século XVI, Hamnet conta a história do escritor William Shakespeare e de sua esposa Agnes quando eles perdem o filho de 11 anos, Hannet, para uma das várias pragas que assolam o mundo na época. O título se debruça sobre as consequências dessa tragédia para a vida do casal, mostrando o impacto no dia a dia da dupla, mas também a sua influência na escrita de Shakespeare e na criação da peça Hamlet.
Hamnet estreia em 27 de novembro nos Estados Unidos. No Brasil ainda não há data oficial de seu lançamento.
Vale lembrar que, além dos títulos da lista, em 1º de janeiro de 2026 estreia no Brasil o filme A Empregada – baseado no livro de mesmo nome de Freida McFadden – e, em 9 de janeiro, estreia na Netflix Pessoas Que Conhecemos Nas Férias, longa adaptado do livro homônimo de Emily Henry.
Leia também: