Publicidade

10 séries de ficção científica que todo fã do gênero precisa conhecer

Por  • Editado por Claudio Yuge |  • 

Compartilhe:
Apple TV+/Fox/NBC
Apple TV+/Fox/NBC

Independente do formato, a ficção científica sempre foi um dos gêneros mais interessantes e prolíficos da arte de criar histórias, especialmente na televisão. Seja sobre viagens espaciais ou invasões alienígenas, diversas séries de TV levam o público para universos alternativos, tecnológicos e futuristas de diferentes maneiras, tornando-se obras extremamente influentes dentro e fora do próprio gênero.

Séries essenciais de ficção científica para maratonar

Se você é fã do gênero e está em busca de uma boa história de ficção científica para maratonar, o Canaltech selecionou 10 séries do formato que marcaram (ou ainda marcam) época e figuram, sem dúvida, entre os principais nomes do gênero. Confira mais detalhes sobre as séries abaixo:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  • Arquivo X
  • Battlestar Galactica
  • Doctor Who
  • Fringe
  • Jornada nas Estrelas
  • Lost
  • Orphan Black
  • Além da Imaginação
  • Ruptura
  • Westworld

Arquivo X

Uma das mais famosas do grande público, a série original de Arquivo X foi exibida durante nove temporadas, recebendo mais dois capítulos em um revival lançado em 2016. Lançada na década de 1990, o sucesso foi tanto que a produção criada por Chris Carter ganhou outros formatos, como jogos eletrônicos e filmes, além de ter acumulado milhões de fãs ao redor de todo o planeta.

Na obra, os agentes do FBI Dana Scully (Gillian Anderson) e Fox Mulder (David Duchovny) são responsáveis pela investigação de casos que envolvem eventos paranormais, os chamados Arquivos X, caindo em situações inusitadas e bastante misteriosas.

Arquivo X está disponível para streaming no Disney+.

Battlestar Galactica

Criada por Ronaldo D. Moore e inspirada na produção original de 1978, Battlestar Galactica foi exibida durante quatro temporadas, totalizando 73 episódios nos anos 2000. Na série, o espectador acompanha o fim do armistício que durou quatro décadas após a guerra envolvendo humanos e Cylons, os androides ciclopes criados para servir a raça humana.

Continua após a publicidade

Após os Cylons atacarem as 12 colônias, milhares de pessoas conseguem escapar, refugiando-se em Battlestar Galactica, uma espaçonave de combate que estava prestes a ser aposentada. Os refugiados, então, partem em uma viagem espacial rumo a um novo lar, mas antes devem sobreviver às investidas dos Cylons.

Battlestar Galactica não está disponível para streaming no Brasil.

Doctor Who

Continua após a publicidade

Outra febre entre os aficionados por ficção científica, Doctor Who foi ao ar pela primeira vez entre as décadas de 1960 e 1980, voltando à ativa em 2005 e ganhando uma nova versão em 2024 em uma parceria da BBC com o Disney+.

Na série, acompanhamos as aventuras do Doutor, um alienígena vindo do planeta Gallifrey que explora o universo a bordo da TARDIS, uma nave espacial e máquina do tempo senciente. Ao longo de sua jornada, o Doutor enfrenta uma série de inimigos e batalha para salvar as civilizações, ajudando os cidadãos comuns.

A série clássica dos anos 1960 de Doctor Who não está disponível para streaming no Brasil. A versão de 2005 também não está disponível para streaming, enquanto a versão de 2024 está disponível no Disney+.

Continua após a publicidade

Fringe

Criada por J.J. Abrams, o mesmo criador de Lost, Fringe foi ao ar durante cinco temporadas e teve ao todo 100 episódios. Alegadamente inspirada em clássicos do gênero, como Arquivo X e Além da Imaginação, a série explora uma espécie de intersecção entre a realidade e a ficção científica.

Na obra, o espectador acompanha a história que se segue após um acidente aéreo na cidade de Boston, onde a agente especial do FBI Olivia Dunham (Anna Torv) investiga um misterioso acidente de avião. Neste processo, ela conhece o gênio da ciência Walter Bishop (John Noble), que passou os últimos 17 anos internado em uma clínica psiquiátrica, mas que pode ajudá-la a responder às questões por trás de tudo.

Continua após a publicidade

Fringe não está disponível para streaming no Brasil.

Jornada nas Estrelas

Criada por Gene Roddenberry, a clássica série de Jornada nas Estrelas (ou Star Trek, no original) entrou para o imaginário de várias gerações na década de 1960 trazendo ao mundo personagens clássicos e bordões que ficaram imortalizados, como o vulcaniano Spock e a sua saudação “vida longa e próspera”.

Continua após a publicidade

Este sucesso absoluto, porém, não veio logo de cara, e a série foi cancelada em 1969 devido ao baixo índice de audiência. A exibição original foi interrompida após três temporadas e 79 episódios, mas Jornada nas Estrelas decolou na década de 1970, quando começou a ser reprisada, mantendo-se viva até hoje.

Jornada nas Estrelas está disponível para streaming no Paramount+.

Lost

É muito provável que, se você acompanha séries de TV, já tenha ouvido falar de Lost, outra criação de J.J. Abrams. Jack, Sawyer, Locke, Hurley e sua turma sobreviveram à queda de um avião e se descobriram em uma ilha completamente misteriosa. A luta para se manter vivo e, claro, para sair do lugar culminou em uma série de eventos bizarros.

Continua após a publicidade

O final da produção é considerado genial por alguns e frustrante por outros, mas é fato que pouca gente passou incólume ao sucesso estrondoso que Lost fez durante os seus 121 episódios divididos em seis temporadas.

Lost está disponível para streaming na Netflix e no Disney+.

Orphan Black

Continua após a publicidade

Idealizada por Graeme Manson e John Fawcett, Orphan Black estreou em 2013, sendo exibida por cinco temporadas. Aclamada na indústria televisiva, a produção é uma boa pedida para quem adora uma ficção científica repleta de mistérios.

Na série, acompanhamos a história de Sarah Manning (Tatiana Maslany), que presencia o suicídio de uma mulher idêntica a ela em uma estação de trem. A partir disso, Manning assume a identidade da mulher morta para resolver os seus problemas financeiros, mas as coisas começam a sair do controle quando ela se vê no centro de um grande mistério que transforma sua vida.

Orphan Black não está disponível para streaming no Brasil.

Continua após a publicidade

Além da Imaginação

Criada por Rod Serling, Além da Imaginação (ou The Twilight Zone, no original) durou cinco temporadas e teve, ao todo, 156 episódios. Depois, ela ganhou uma continuação, que foi de 1985 até 1989 e teve mais 110 episódios divididos em três temporadas, recebendo mais um revival em 2019 idealizado por Jordan Peele.

Servindo como uma espécie de sátira ao comportamento político e social da época, a série tratava de temas como viagens no tempo, universos paralelos, alienígenas, vampiros e uma leva de outros eventos sobrenaturais e inexplicáveis.

Continua após a publicidade

Além da Imaginação está disponível na Oldflix.

Ruptura

Uma das séries de ficção científica mais populares da atualidade, Ruptura fez sucesso na Apple TV+ com uma trama misteriosa que fica cada vez mais intrigante a cada nova temporada. Se você curte ficção científica, certamente vai se encantar pelo universo de Ruptura.

Na série, Mark (Adam Scott) é o líder de uma equipe de funcionários cujas memórias foram cirurgicamente divididas entre vida profissional e pessoal, fazendo com que, quando estão no escritório, eles não se lembrem da vida em casa, e vice-versa. Mas quando coisas misteriosas começam a acontecer no local, Mark embarca em uma jornada perigosa para descobrir a verdade por trás da corporação onde trabalha.

Ruptura está disponível na Apple TV+.

Westworld

Desenvolvida por Jonathan Nolan e Lisa Joy, Westworld chegou ao mundo em 2016 pela HBO. Inspirada no filme homônimo de ficção científica de 1973, a produção recebeu quatro temporadas que exploraram diversas temáticas populares do gênero, usando questionamentos filosóficos e éticos.

Em Westworld, conhecemos um parque de diversões povoado por robôs que permite aos visitantes realizarem suas fantasias mais profundas e sombrias. Mas quando os androides começam a tomar consciência do que está acontecendo com eles, as consequências se tornam devastadoras.

Westworld não está disponível para streaming no Brasil.

Leia também: