Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google for Startups ajuda negros em desenvolvimento de software no Brasil

Por| Editado por Claudio Yuge | 15 de Junho de 2022 às 15h20

Link copiado!

Reprodução/Adetola Afolabi/Unsplash
Reprodução/Adetola Afolabi/Unsplash

O Google for Startups Brasil anunciou nesta terça-feira (14) um programa de ajuda de custo para pessoas negras se formarem em desenvolvimento de software, em parceria com o Instituto Vamo que Vamo. A iniciativa deve apoiar a formação de 200 desenvolvedores negros de baixa renda nos próximos 12 meses.

A iniciativa foi divulgada pelo diretor do Google for Startups para América Latina, André Barrence, durante o Google for Brasil, evento realizado nesta terça em São Paulo.

O programa tem a intenção de suprir a carência do mercado por profissionais negros de tecnologia. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), cerca de 40% dos universitários na área de tecnologia são homens brancos. Além disso, entre os negros cursando Ciência e Tecnologia — grupo sub-representado em relação ao tamanho da população negra do país — há três vezes mais homens do que mulheres.

Continua após a publicidade

A seleção será feita pelo Instituto Vamo que Vamo, associação civil sem fins lucrativos que apoia financeiramente pessoas para estudarem na escola de tecnologia Trybe. O Google for Startups oferecerá uma ajuda de custo para que os estudantes do programa tenham uma renda durante a formação e possam se dedicar aos estudos.

Além das habilidades técnicas de programação, os selecionados contarão com apoio psicológico e preparação específica para a participação em processos seletivos, além de treinamento adicional em tecnologias e produtos do Google. Ao final do curso, os alunos serão conectados com a rede de mais de 300 startups que já passaram por programas de aceleração do Google for Startups para conseguir um novo emprego.

As pessoas interessadas devem se inscrever no processo seletivo da escola Trybe. Uma vez aprovadas, elas poderão se candidatar à ajuda de custo do Google com o Instituto Vamo que Vamo.