Google anuncia novo Centro de Engenharia no Brasil

Google anuncia novo Centro de Engenharia no Brasil

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Junho de 2022 às 10h18
Pawel Czerwinski/Unsplash

O Google terá mais uma unidade no Brasil: o Centro de Engenharia em São Paulo. A nova unidade da empresa, apresentada em evento nesta terça (14), será localizada no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e integrará o ambiente promotor da inovação do IPT Open Experience como um “palco para desenvolvimento de soluções para setores estratégicos da companhia em nível global”.

A sede será composta por 7 mil metros quadrados, com escritórios que podem receber até 400 pessoas para trabalhar em diversas áreas. O espaço é mais um passo no plano de expansão da operação da engenharia do Google no Brasil, estratégia anunciada no início deste ano, sendo o segundo escritório de engenharia da empresa no país e na América Latina.

O Centro de Engenharia do Google será construído em um dos principais prédios do complexo IPT (Imagem: Reprodução/Brasil Arquitetura)

“O Brasil é reconhecido mundialmente como um celeiro de bons engenheiros e de inovação. Por isso, dada a relevância do trabalho de engenharia feito aqui, e do potencial para o seu desenvolvimento, nós queremos investir ainda mais”, comentou o diretor-sênior de Engenharia do Google, Eduardo Tejada.

Para inaugurar o trabalho no espaço, serão desenvolvidas soluções focadas na promoção de segurança pessoal no ambiente digital. “A privacidade e segurança online das pessoas sempre foram prioridades do Google e entendemos que, em um ambiente dinâmico global em que nossos produtos são usados por pessoas de diferentes origens e culturas, é importante ter um grupo diversificado de engenheiros desenvolvendo soluções”, comentou Tejada.

Parceria com o IPT Open Experience

O escritório do Google será em um dos principais prédios do complexo IPT Open Experience, construído em 1936. A adaptação, porém, tentará preservar ao máximo a arquitetura original, respeitando a história do lugar e usando tecnologia para “conservar o planeta e o bem-estar da sociedade”, num processo regido por princípios de sustentabilidade do Google e práticas para ser Carbono Zero.

Apesar de focar em soluções modernas, o Google respeitará a história do prédio do IPT (Imagem: Reprodução/Brasil Arquitetura)

“A parceria do Google com o IPT Open Experience deverá servir como um ambiente promotor da inovação para o ecossistema, apoiado nos pilares do desenvolvimento tecnológico e de negócios, capacitação de recursos humanos e engajamento com startups, comentou a Diretora Presidente do IPT, Liedi Legi Bariani.

Todas as obras no IPT acontecerão sob responsabilidade do Google e a previsão é que o polo comece a funcionar até o fim de 2024. Desde 2006, a companhia conta com uma unidade de engenharia semelhante em Belo Horizonte.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.