Publicidade

Pix é usado por 38% dos pequenos e médios lojistas do país, diz estudo

Por| Editado por Claudio Yuge | 21 de Outubro de 2021 às 18h20

Link copiado!

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Pix completou um ano de lançamento em julho e foi um sucesso desde o início. Os pequenos negócios foram um dos públicos mais beneficiados. Segundo uma pesquisa da Loja Integrada, plataforma para criação de lojas online, cerca de 38% dos pequenos e médios lojistas têm o Pix como meio de pagamento ativo em suas lojas. A pesquisa foi realizada com 3.060 empresas de todo o país em maio deste ano, via questionário na internet.

Apesar de positivo, o dado pode estar subdimensionado. Em outra pesquisa recente chamada "Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios", produzida pelo Sebrae com a Fundação Getúlio Vargas, usam o Pix para vendas cerca de 78% dos microempresários (MEI), 76% das micro e pequenas empresas (MPE), e 77% dos pequenos negócios que empregam até 99 pessoas. Além disso, 19% dos MEI tem no Pix a principal forma de recebimento. Este estudo ouviu 6.104 negócios de todo o país, também por formulário online.

Continua após a publicidade

De qualquer forma, parece claro que o Pix se consolidou como o meio de transferência financeira mais popular do país. Não é difícil entender os motivos: é instantâneo e funciona em qualquer dia e horário. Ele contempla pessoas físicas, jurídicas — lojas, bancos e outras empresas de atuação financeira, como as fintechs — e até órgãos governamentais.

Para as pequenas empresas, suas maiores vantagens são a sua larga adesão popular, facilidade de uso e por não cobrar taxas em pequenas transações, tanto do cliente quanto do negócio. Pessoas que não têm um cartão de crédito, por exemplo, podem usar a modalidade.

"No comércio, o Pix significa uma nova possibilidade de pagamento, mais prática do que dinheiro e boleto bancário. Para os consumidores finais, o Pix é uma opção adicional de meio de pagamento, que oferece agilidade e praticidade na transação", diz Pedro Henrique Freitas, CEO da Loja Integrada.