Oito perguntas sobre: Sity - o app made in Brasil que quer desafiar Uber e 99

Oito perguntas sobre: Sity - o app made in Brasil que quer desafiar Uber e 99

Por Rui Maciel | 30 de Agosto de 2020 às 14h30
Divulgação

O ultra-competitivo mercado de mobilidade urbana não vive seu melhor momento. Atingido em cheio pela pandemia do coronavírus, algumas empresas do setor como a Grow (fusão da Yellow e da Grin) encerrou suas operações em 14 cidades no Brasil; já Uber e 99, com a dimunuição sensível no volume de viagens, tiveram de diversificar seus serviços, com seus condutores entregando encomendas e fazendo compras de supermercado. E, pelo menos no caso do Uber, ainda assim, enfrentando prejuízos: no segundo trimestre deste ano, a companhia apresentou perdas de US$ 837 milhões globalmente.

Mas nada disso parece abalar a Sity, um aplicativo de mobilidade criado "made in Brasil" e que vem competindo no mercado de corridas compartilhadas, contra pesos-pesados, como o próprio Uber, a 99 e o Cabify. Criado em 2017, a startup vem tentando agradar os dois lados da equação para crescer: a partir da criação de um fundo de R$ 2 milhões, vem oferecendo descontos para que passageiros e empresas possam usar seus serviços. Já para os motoristas, a companhia afirma cobrar uma taxa menor que a da concorrência, além de parcerias que podem trazer outras vantagens para a categoria.

E para saber mais sobre os planos da empresa para crescer em um setor tão visado, o "Oito perguntas sobre" deste domingo conversou com Fernando Ângelo, CEO da SITY, para saber como a companhia pretente garantir a sua fatia no setor.

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Fernando Ângelo - CEO da Sity

Confira como foi o papo:

Canaltech - A Sity, hoje, concorre com pesos-pesados como Uber, 99 e Cabify. Como competir com essas empresas no mercado de mobilidade?

Fernando Ângelo: É necessário pensar fora da caixa para concorrer com grandes empresas. Focando em transformar um problema que as outras organizações não deram a devida atenção. Nos transportes, por exemplo, cuidar bem do motorista e promover maior segurança a ele e o passageiro são fatores que martelam na cabeça das grandes empresas de aplicativo, mas que não têm a devida atenção.

Nesse sentido, com tantas pessoas precisando trabalhar como motoristas de aplicativo mesmo em um período em que a segurança e a desvalorização da profissão eram constantes, por que não olhar com cuidado para essas problemáticas do setor para transformar o trabalho desses profissionais, e ainda trazer mais credibilidade para a empresa do app? Nosso grande diferencial é justamente a preocupação com o bem-estar dos motoristas, que encaramos como nossos parceiros. Acreditamos que quanto mais bem cuidados eles estiverem, isso refletirá no atendimento ao cliente também.

E sem esquecer do passageiro, neste caso, focamos em uma tarifa mais barata do que os nossos concorrentes, e também não temos a tarifa dinâmica, pois não achamos justo cobrar um preço fora da realidade de nossos passageiros. E mesmo assim sem cobrar o dinâmico e tendo uma tarifa justa, conseguimos ser a empresa que mais remunera o motorista por corridas. Isto é cuidar do motorista, para ele cuidar ainda melhor de seus passageiros.

CT - Quais são os maiores diferenciais que a Sity oferece aos motoristas? Hoje, qual é o tamanho da base de condutores da empresa?

F.A.: O maior diferencial da SITY Inc hoje é que colocamos o motorista em primeiro lugar nas nossas tomadas de decisão, e com isso conseguimos, por tabela, oferecer um serviço cada vez melhor para os nossos passageiros. Com a menor taxa do mercado, os motoristas podem ganhar mais e, sendo melhor remunerados, podem trabalhar menos, descansar mais, gerando qualidade e segurança para todos os envolvidos.

O aplicativo é ainda o único do mercado em que o motorista visualiza a foto e nome completo do passageiro, bem como o endereço de destino e a forma de pagamento, no momento da chamada, ainda antes de aceitar a corrida.Também estamos oferecendo um bônus de 100 reais aos motoristas que indicarem colegas para dirigir pelo app — recebido somente quando o indicado completa 100 corridas realizadas.

Outro ponto é que acabamos de fechar uma parceria exclusiva com o Banco PAN, para usufruir das vantagens, basta abrir uma conta digital PAN, por meio de nossos canais (aplicativo SITY ou atendimento SITY), para os motoristas a SITY Inc oferecerá isenção por três meses da tarifa de corridas e descontos exclusivos no programa de recompensas PAN+ e 18 meses de isenção da mensalidade na tag veicular Veloe, outro parceiro do Banco no setor de mobilidade, aceito em pedágios, shoppings e estacionamentos.

A Sity afirma cobrar dos motoristas uma tarifa menor que a da concorrência (Foto: divulgação) 

Hoje ultrapassamos a marca de 100.000 passageiros com contas ativas no aplicativo, e mais de 40 mil motoristas ativos. A expectativa é chegar a 80.000 motoristas e mais de 2 milhões de passageiros até o final de 2020.

CT - A taxa de 20% é um dos diferenciais propagados pela Sity para atrair os condutores. Essa taxa é mantida ao longo da parceria ou depois há um aumento?

F.A.: A SITY cobra uma fatia de 20% por corrida, mas com os atuais parceiros (Banco Pan), quem aderir a conta digital do banco por meio do aplicativo SITY ou canais de atendimento SITY, estamos oferecendo a taxa 0% para os motoristas durante os próximos 3 meses. Após este período o taxa fixa de nossos motorista volta a ser 20%. valores que podem passar dos 25% ou 30% em outros aplicativos.

CT - Com uma base de motoristas, o outro lado da equação é atrair usuários. Quais as estratégias da Sity para isso, em quantas cidades a empresa atua e qual é o cronograma de expansão pelo Brasil?

F.A.: Além de toda a questão da segurança e da relação mais próxima entre motorista e passageiros, também oferecemos alguns benefícios. A parceria com o Banco PAN, por exemplo, também é válida para eles, neste caso, quem pagar as corridas com cartão de crédito ou débito PAN terá acesso a vouchers de 10% de desconto, válidos em todas as corridas, de qualquer valor e em todas as cidades onde o app está disponível. Os descontos válidos no programa de recompensa PAN+ e Veloe também estão disponíveis aos clientes.

Recentemente oferecemos vouchers de desconto para aqueles que realmente precisavam sair de casa durante a pandemia, oferecendo um meio de transporte mais seguro para quem tinha necessidade de se deslocar pela cidade.

Começamos nossa atuação em São Paulo e no Rio de Janeiro, devido à grande procura pelo serviço e nosso mercado potencial brasileiro, decidimos investir em expandir a área de cobertura do aplicativo e o futuro parece promissor. No primeiro semestre a SITY Inc expandiu sua atuação para Porto Alegre e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul; Florianópolis, em Santa Catarina; Cascavel e Curitiba, no Paraná; Vitória, no Espírito Santo; Belo Horizonte, em Minas Gerais; Salvador, na Bahia; Goiânia, em Goiás, e Brasília, no Distrito Federal. A ideia é seguir ampliando nacionalmente com o passar das semanas e a nossa expectativa é chegar em 200 cidades até o final de 2020.

CT - Obter lucro no setor de mobilidade vem se apresentando como um desafio pelas empresas. O Uber, por exemplo, vem apresentando prejuízos seguidos, até mesmo antes da pandemia. Como uma empresa desse mercado pode apresentar lucratividade?

F.A.: Entendemos que estas informações são questionáveis, e que os concorrentes não atingiram o resultado positivo, por motivos de decisões estratégicas deles, em focar em novos serviços e em sua diversificação de negócios, mas isto é uma opinião pessoal de nossa empresa. Desde o início de nosso projeto, temos a intenção de ter uma operação focada em resultados positivos, por isso, focamos em manter uma operação enxuta e com o foco em ser rentável, e estamos próximo desse objetivo.

Estamos começando e apesar do momento de crise, e estamos consolidando nossa base de motoristas, para ter uma boa frota para atender à demanda agora e principalmente após a pandemia. Em paralelo, estamos trabalhando em campanhas para os usuários que realmente precisem sair de casa neste momento possam escolher uma maneira com mais conforto e segurança para se deslocar, livre de aglomerações, pela sua cidade. Além de ações para aumentar a rentabilidade dos motoristas, como seguir oferecendo taxas menores e um bônus de 100 reais àquele que indicarem outros colegas para se cadastrar no app. Eles recebem a bonificação assim que o motorista indicado completar 100 corridas realizadas.

Aplicativo da Sity: descontos para atrair passageiros e empresas (Foto: divulgação) 

Outro ponto importante é que transportamos passageiros a preço justo para ajudar a todos nesse momento tão difícil, o que traz mais usuários. Com essa fórmula conseguimos nos diferenciar e crescer durante a pandemia como opção de transporte mais seguro e de qualidade a todos.

CT - A segurança nas viagens é uma preocupação constante para motoristas e passageiros. Como a Sity lida com essa questão em suas viagens?

F.A.: Todos os parceiros passam por um processo criterioso, com cadastro presencial, exame médico e vistoria dos carros, de forma a evitar surpresas desagradáveis e fraudes dentro da plataforma. No quesito de segurança a Sity mostra a foto do passageiro, por meio de uma selfie que o app solicita na primeira corrida, fazendo com que o motorista saiba previamente as características que o usuário irá levar, mostramos também o destino completo e a forma de pagamento da corrida. São reivindicações de toda classe de motoristas e que não são atendidas pelas concorrentes.

Além destes recursos, mantemos o contato direto com os motoristas e passageiros, através de nossos canais de atendimento, com o Whatsapp oficial e outros meios de comunicação, para sanar dúvidas e trazer orientações de segurança. Também há poucos dias lançamos o canal “JULIO DA SITY” no Youtube, a fim de trazer orientações de seguranças e usabilidades de nosso aplicativo a todos os motoristas.


CT - A crise da COVID-19 acertou em cheio as empresas de mobilidade. Como a Sity vem lidando com essa questão, tanto em uma eventual queda no número de corridas, quanto no processo de higienização dos carros?

F.A.: Temos acompanhado com muita atenção as orientações dos poderes públicos, assim
como as orientações do Ministério da Saúde, e temos levado orientações de higiene e segurança para todos os motoristas que estão trabalhando durante a pandemia.

E mesmo sendo um período relativamente ruim para os nossos concorrentes, nós vimos a nossa base de usuários cresce. Os motoristas estão procurando novas empresas para poderem trabalhar, a fim de complementar as ofertas de corridas diárias que eles são acostumados a realizar. E por outro lado, os passageiros também têm dado cada vez mais prioridade para os carros da SITY, uma vez que eles estão tendo uma excelente experiência com nossos motoristas.

CT - Empresas como Uber e 99 diversificaram seus serviços para além das corridas de passageiros, oferecendo entrega de compras, por exemplo. A Sity tem planos de seguir por um caminho semelhante?

F.A.: O objetivo da SITY é ser reconhecida como o melhor aplicativo de mobilidade do Brasil tanto para os motoristas, e passageiros, e se consolidar como 3 opção de aplicativo de mobilidade no Brasil . E por isso estamos focados em aumentar a nossa frota e angariar mais usuários, mas com a empresa consolidada da maneira que planejamos, temos a intenção de diversificar nossos serviços no futuro.

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