Publicidade

Nubank anuncia startups fundadas por negros escolhidas em fundo de investimento

Por| Editado por Claudio Yuge | 26 de Janeiro de 2022 às 20h40

Link copiado!

Reprodução/Adetola Afolabi/Unsplash
Reprodução/Adetola Afolabi/Unsplash
Tudo sobre Nubank

O Nubank anunciou nesta quarta-feira (26) que escolheu mais duas startups para investir pelo fundo Semente Preta, que vai destinar até R$ 1 milhão em startups brasileiras fundadas por pessoas negras. Serão a AkinTec, fintech que oferece pagamento de contas e saques; e a Toti Diversidade; plataforma que introduz refugiados e migrantes no mercado de trabalho de tecnologia.

A AkinTec foca nas classes C, D e E e busca transformar pequenos negócios em "bancos", permitindo pagamento de contas e saques aos respectivos clientes. O serviço usa blockchain, isto é, tecnologia de criptografia para proteger as transaçòes, além de redes neurais e inteligência artificial para se prevenir da eventual inadimplência dos clientes.

Já a Toti Diversidade tem uma plataforma de ensino presencial e online, e prepara refugiados em diversas áreas da programação de acordo com as demandas específicas das empresas.

Continua após a publicidade

A seleção do fundo Semente Preta do Nubank considera critérios como pluralidade geográfica e equipes com diversidade de gênero, étnico-racial e outros grupos sub-representados. Outro diferencial é ser uma empresa com base tecnológica que já tenha validado seu produto mínimo viável (MVP).

As duas startups escolhidas devem usar as verbas do fundo para ampliar a equipe e implementar melhorias nas plataformas. Contarão ainda com um programa de desenvolvimento que fornece sessões de mentorias frequentes com executivos do Nubank e com Monique Evelle, consultora de inovação do Nubank.

Outras startups selecionadas

Continua após a publicidade

Em junho, o Nubank anunciou as três primeiras startups para o programa Semente Preta: a TeamHub, uma HRtech de gestão de cultura organizacional; a {Parças}, edtech que busca formar desenvolvedores de periferias e favelas; e a OnlineOS, que busca oferecer um sistema completo de gestão e ordens de serviço para empresas.