A conta Nubank é corrente ou poupança?

A conta Nubank é corrente ou poupança?

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Bruno Salutes | 10 de Setembro de 2021 às 23h30
Reprodução/Nubank

O Nubank (Android | iOS) é uma instituição financeira que foi criada em 2017 com o intuito de facilitar a vida de seus usuários. Além de diminuir as tradicionais burocracias de bancos, a plataforma oferece um cartão de crédito e débito sem taxas de manutenção e anuidade.

Se você criou recentemente a sua conta através do aplicativo — ou recebeu o convite de um amigo —, sem dúvidas pode ter ficado na dúvida: a conta Nubank é corrente ou poupança? Abaixo, você pode conferir a resposta para essa pergunta!

A conta Nubank é corrente ou poupança?

Indo direto ao ponto, a resposta é: nenhuma das duas, a conta do Nubank é uma conta de pagamentos. Mas, antes de entender um pouco mais sobre como essa modalidade funciona, é importante saber as diferenças entre uma conta corrente e poupança.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Quando você possui uma conta corrente, é comum que o dinheiro depositado fique parado e, normalmente, não rende nada. Também não é raro que as instituições e bancos cobrem taxas de manutenção e outras tarifas — a menos que seja uma conta de serviços essenciais, que é livre de taxas.

No caso de uma conta poupança, como o próprio nome diz, ela tem um rendimento similar ao de uma caderneta de poupança. Além disso, o valor pode ser resgatado a cada 30 dias, no chamado “aniversário de depósito”. Caso seja resgatado antes dessa data, você perde o rendimento referente ao período.

A conta Nubank não é nem corrente, nem poupança, é uma conta de pagamentos (Imagem: Reprodução/Nubank)

Já uma conta de pagamentos é mais simples de ser aberta do que os tipos tradicionais, mesmo que possua funções similares às outras, como realizar saques, pagamentos, transações por cartão de crédito, débito ou transferências entre contas da mesma ou de diferentes instituições.

Além disso, para essa modalidade, o dinheiro só pode ser aplicado em Títulos Públicos Federais, e não pode ser emprestado para terceiros ou ser aplicado em investimentos de qualquer tipo de risco — dispensando a necessidade do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Também é importante ressaltar que o dinheiro que está depositado na sua conta do Nubank renderá todos os dias úteis da semana a uma taxa de 100% do valor do CDI (atualmente, esse valor está em torno de 5,15% ao ano).

E você, tem conta no Nubank? Comente!

Este artigo não é um publieditorial. Tem caráter unicamente informativo e não isenta o leitor quanto ao dever de tomar conhecimento e compreender a integralidade dos termos de uso do serviço mencionado na matéria jornalística aqui publicada. O Canaltech não se responsabiliza pelas condições e alterações de uso dispostas por empresas, plataformas ou agentes externos, sendo certo que a utilização de serviços de terceiros por parte dos nossos leitores ocorre exclusivamente por sua conta e risco.

Fonte: Nubank, Banco Central

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.