Fintech Cora lança cartão de crédito para pequenos e médios negócios
Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | 10 de Novembro de 2021 às 15h20
Voltado para empreendimentos, o banco digital Cora acaba de lançar um cartão de crédito para pequenas e médias empresas (PMEs). A fintech se tornou instituição financeira no ano passado e oferece soluções desde conta digital e cartão de débito até ferramentas de gestão. A expectativa inicial é conceder cerca de R$ 250 milhões em crédito para aproximadamente 70 mil clientes.
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De acordo com Igor Senra, CEO da empresa, com o cartão, as PMEs podem organizar suas finanças e seu fluxo de caixa. Ele é ideal para despesas do dia a dia da companhia, contratação de assinaturas e serviços online e compras parceladas.
O executivo destaca que não haverá cobrança de anuidade. “A Cora organizou esse momento para que os clientes possam entender que é muito importante ter saúde financeira para desfrutar dos benefícios do cartão de crédito e da responsabilidade que vem com ele”, afirma.
Para a fintech, a oferta de crédito na hora errada pode aprisionar o empreendedor e dificultar a administração do negócio. Então, se perceber que a concessão do cartão de crédito coloca a saúde financeira do empreendimento em risco, a Cora explicará o motivo para a não aprovação.
Atualmente, a variável-chave para a concessão de crédito são as transações na conta digital Cora. Senra destaca, entretanto, que muitos fatores são avaliadas nesse processo. “Pagar as faturas em dia e movimentar a conta com frequência são fatores positivos, por exemplo. Já ter protestos e contas atrasadas podem prejudicar a concessão”, detalha.
Em abril, a Cora recebeu investimento de US$ 26,7 milhões (R$ 146,2 milhões na conversão atual); e, em agosto, obteve mais US$ 116 milhões (R$ 635,3 milhões) em rodada liderada pela Greenoaks, acompanhada dos fundos Tiger e Tencent. Parte significativa dos recursos foi destinada à oferta de crédito representada pelo cartão.