Publicidade

App ajuda jovens de baixa renda a aprenderem empreendedorismo

Por| Editado por Claudio Yuge | 07 de Junho de 2022 às 18h20

Link copiado!

Reprodução/Fazendo Acontecer
Reprodução/Fazendo Acontecer

O aplicativo IFA, idealizado pela ONG Instituto Fazendo Acontecer, dá aulas gratuitas de empreendedorismo e incentiva habilidades socioemocionais ao público jovem de comunidades menos assistidas. A expectativa é que a plataforma, que já realizou 42 mil atendimentos para 13 mil participantes, chegue a um milhão até 2026.

O projeto, direcionado para crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, promove oficinas lúdicas de empreendedorismo que além de despertar competências úteis para o desenvolvimento pessoal, prepara os alunos para os desafios de suas futuras experiências profissionais.

Os instrutores das oficinas são treinados e ao final ganham uma certificação da metodologia, para poderem lecionar em outras instituições. Para as crianças e adolescentes, a metodologia traz uma jornada que inclui a escolha de um avatar, conhecimento dos seus poderes, realização de missões e acompanhamento de pontuação.

Continua após a publicidade

A iniciativa conta com o apoio de parceiros como o Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação responsável pelo desenvolvimento do app em 2019. O Google considerou o IFA uma das ONGs que mais inovou na pandemia, juntamente com a Venture 2 Impact (Canadá) e a California Academy of Sciences (EUA). O aplicativo só pode ser acessado em sua versão web, por meio do site da ONG.

“Procuramos incentivar que crianças e adolescentes entendam o empreendedorismo como um conjunto de características comportamentais que podem ser desenvolvidas e aprimoradas, além de estimular que eles lutem por esses sonhos, percebendo que existem caminhos para realizá-los”, conta José Dornelas, professor e fundador do IFA.

Fonte: Google for Nonprofits