SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

O que é BTU? | British Thermal Unit

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Novembro de 2023 às 14h00

Link copiado!

Divulgação/TCL
Divulgação/TCL

Quando se procura por aparelhos de ar condicionado nas lojas físicas ou online, é muito comum que os modelos sejam listados com a sua quantidade de BTUs. Essa medida é chamada desta forma por conta da sigla de British Thermal Unit, ou Unidade Térmica Britânica em tradução livre. Mas o que é BTU, afinal de contsa? E como isso influencia na hora de escolher o melhor ar condicionado para seu ambiente? É o que vamos comentar abaixo.

BTUs são a "potência" do ar condicionado

De forma resumida, são os BTUs que determinam a capacidade de refrigeração de cada aparelho de ar condicionado. Quanto maior o número de BTUs, mais eficiente ele será em fazer com que um ambiente seja climatizado.

Continua após a publicidade

Os dispositivos de ar condicionado funcionam ao remover o ar quente de um determinado cômodo, e então ele é substituído por um ar resfriado — isso também pode ser entendido como uma movimentação de energia, cuja unidade de medida possível é o BTU.

Portanto, se um produto for anunciado com 12.000 BTUs, significa que ele está absorvendo 12 mil Unidades Térmicas Britânicas de calor por hora. Um valor maior representará que a transferência de energia acontecerá de forma mais rápida, com uma potência de refrigeração mais alta.

Na verdade, o BTU não é uma medida voltada especificamente para o ar condicionado, já que ela também representa a quantidade de calor necessária para aumentar ou reduzir a temperatura de uma libra (~453 gramas) de água, em um grau Fahrenheit (~0,56 ºC).

Quantos BTUs são suficientes para o ar condicionado?

Continua após a publicidade

Para saber qual é a quantidade certa de BTU para determinado ambiente, é preciso analisar qual o tamanho da área a ser resfriada, em metros quadrados. Portanto, basta multiplicar a largura e o comprimento do cômodo, e encontrar o nível certo na calculadora de BTUs abaixo:

ÁreaResidencialComercial
9 m²7.000 BTUs7.000 BTUs
12 m²7.000 BTUs9.000 BTUs
25 m²15.000 BTUs20.000 BTUs
30 m²18.000 BTUs24.000 BTUs
40 m²24.000 BTUs32.000 BTUs
50 m²30.000 BTUs40.000 BTUs
60 m²36.000 BTUs40.000 BTUs

Outros critérios que podem ser usados para determinar a potência certa do ar condicionado ainda incluem a incidência de luz no ambiente, as condições de temperatura da cidade em que ele será colocado, e a presença de itens que emitem calor — incluindo pessoas, animais e eletrônicos —, entre outros aspectos.

Em comunicado enviado ao Canaltech, o gerente de produto da divisão de ar-condicionado da Samsung Brasil Daniel Fraianeli comentou sobre a importância de pesquisar bem o modelo exato de ar condicionado na hora de comprar, especialmente em ocasiões como a Black Friday onde muitas ofertas podem deixar o consumidor confuso e ansioso, fazendo uma compra errada e se arrependendo depois.

Continua após a publicidade
O aparelho de ar-condicionado vem se tornando um dos eletrodomésticos mais práticos e úteis para o bem-estar das pessoas em qualquer ambiente. No momento de avaliar qual a capacidade ideal do produto (BTU’s) para ter um ambiente confortável, é importante levar em conta o tamanho do espaço, a quantidade de pessoas e eletrônicos existentes nele, além do ambiente ter ou não exposição ao sol. Geralmente, podemos utilizar o cálculo de 600 BTU/h para cada m² do ambiente e somar outros 600 BTU/h para cada pessoa ou aparelho que irradia calor. Caso o ambiente esteja diretamente exposto ao sol, podemos considerar 800 BTU/h para referência do cálculo. Utilizando como exemplo um quarto de 12m² (3m x 4m) sem exposição direta ao sol, onde dormem duas pessoas e há uma televisão, a capacidade ideal seria de 9.000 BTU/h. E em caso de exposição ao sol, seria de 12.000 BTU/h. Os modelos mais modernos possuem recursos tecnológicos de última geração embarcados, como o Inverter, uma tecnologia na qual o ar-condicionado possui um inversor de frequência para controlar a rotação do motor do compressor, ou seja, ele funciona mais rápido para chegar à temperatura desejada rapidamente e diminui a frequência em seguida, proporcionando maior economia de energia e maior estabilidade térmica. Na Samsung conseguimos aperfeiçoar essa tecnologia, com o compressor Digital Inverter Ultra que garante uma eficiência energética ainda melhor e consegue atingir uma economia de até 77% de energia quando comparado ao modo resfriamento rápido, alcançando a classificação máxima da nova regulamentação do Inmetro em eficiência energética.

Aparelhos de ar condicionado que tenham maior número de BTUs tendem a usar mais potência, e consumir mais energia. Por isso, é essencial escolher um modelo que não seja muito exagerado, pois isso causará um aumento desnecessário na conta de luz.

Por outro lado, aparelhos que sejam muito fracos podem ser insuficientes para ambientes maiores, o que também será um incômodo e acarretará em gastos extras.

Continua após a publicidade

Em geral, é bastante importante escolher um aparelho correto, já que eles costumam ser produtos de pouca mobilidade, e sua instalação exige reformas relativamente extensas dependendo do caso. Por isso, quaisquer dúvidas extras também podem ser sanadas com a ajuda de um técnico especializado.

Fonte: TraneLeveros