Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como calcular BTU do ar condicionado

Por| Editado por Wallace Moté | 25 de Novembro de 2023 às 14h00

Link copiado!

Divulgação/TCL
Divulgação/TCL

Uma das informações mais importantes a se considerar na hora de comprar um ar condicionado é a sua quantidade de BTUs, uma medida cuja sigla representa a expressão British Thermal Unit. Em resumo, ela representa a capacidade que um aparelho do tipo tem de resfriar um determinado ambiente, e por isso é importante fazer a escolha certa no que diz respeito a essa característica do produto.

Em geral, a quantidade de BTUs necessários para climatizar um cômodo depende de fatores como as suas dimensões, a incidência direta do Sol e a quantidade de pessoas e animais domésticos que costumam transitar por ali.

Continua após a publicidade

Contudo, também devem ser levados em consideração aspectos como o clima de cada cidade, a altura das paredes, os aparelhos eletrônicos que irradiam calor e quaisquer outras características que possam provocar mudanças na temperatura e na dificuldade de resfriamento — como frestas que não podem ser fechadas, por exemplo.

Com isso, é possível estimar a quantidade de BTUs correta de acordo com a seguinte tabela:

ÁreaResidencialComercial
9 m²7.000 BTUs7.000 BTUs
12 m²7.000 BTUs9.000 BTUs
25 m²15.000 BTUs20.000 BTUs
30 m²18.000 BTUs24.000 BTUs
40 m²24.000 BTUs32.000 BTUs
50 m²30.000 BTUs40.000 BTUs
60 m²36.000 BTUs40.000 BTUs

Naturalmente, os valores mostrados não precisam ser exatamente iguais aos dos ambientes, já que eles servem apenas como uma referência inicial. A partir de cada quantidade de BTUs encontrada, é possível realizar ajustes de acordo com as características citadas anteriormente — um ambiente de 12m² sem incidência direta do Sol, com duas pessoas e uma TV, pode ser climatizado de forma mais eficiente por um ar-condicionado de 9.000 BTUs, por exemplo.

Geralmente, podemos utilizar o cálculo de 600 BTU/h para cada m² do ambiente e somar outros 600 BTU/h para cada pessoa ou aparelho que irradia calor. Caso o ambiente esteja diretamente exposto ao sol, podemos considerar 800 BTU/h para referência do cálculo. Utilizando como exemplo um quarto de 12m² (3m x 4m) sem exposição direta ao sol, onde dormem duas pessoas e há uma televisão, a capacidade ideal seria de 9.000 BTU/h. E em caso de exposição ao sol, seria de 12.000 BTU/h. — Daniel Fraianeli, gerente de produto da divisão de ar-condicionado da Samsung Brasil

O que é o BTU?

De forma semelhante ao uso dos watts para medir a potência de cada produto, o BTU serve como uma forma de definir em números o quanto um ar condicionado é eficiente em alterar a temperatura de um ambiente. Inclusive, é possível converter os BTUs em watts, o que pode ser útil na hora de estimar o consumo dos aparelhos, por exemplo.

Continua após a publicidade

Na prática, o BTU representa a quantidade de calor necessária para esquentar uma libra (~453 gramas) de água, em um grau Fahrenheit (~0,56 ºC).

Portanto, uma quantidade maior de BTUs significa que o ar condicionado poderá resfriar um ambiente de forma mais rápida e ampla, "vencendo" o calor que vem de fora. Geralmente, os aparelhos com mais BTUs são recomendados para ambientes corporativos ou comerciais, com salas maiores e grande circulação de pessoas.

Assim, é importante ficar de olho antes de comprar e fazer os cálculos para escolher um modelo de acordo com seu ambiente, já que a compra de um ar condicionado com BTUs demais pode ser prejudicial em locais menores, pelo seu potencial de aumentar a conta de luz de forma desnecessária. Por outro lado, a aquisição de um modelo que seja "fraco" demais pode entregar resultados pouco satisfatórios no que diz respeito à climatização, e também aumentar a conta de luz por trabalhar sempre em potência máxima para tentar equilibrar a temperatura.

Fonte: Leveros