5 erros básicos que você comete ao usar o micro-ondas
Por Nathan Vieira • Editado por Léo Müller |

Muita gente usa o micro-ondas todos os dias sem pensar muito na forma correta de operar o aparelho. Erros simples e bastante comuns podem reduzir sua vida útil, prejudicar o aquecimento dos alimentos e até trazer riscos para a segurança. A boa notícia é que todos eles podem ser evitados com hábitos básicos de uso.
- 5 dicas para economizar energia com sua geladeira sem comprar uma nova
- 7 dicas para economizar energia com o chuveiro elétrico
Em entrevista ao Canaltech, o engenheiro eletricista Janio Denis Gabriel, professor da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), explica que a maior parte dos problemas começa na escolha dos recipientes.
Segundo ele, usar potes inadequados ou fechar hermeticamente embalagens é um dos fatores que mais levam a acidentes.
“É essencial observar as informações do fabricante para saber se o material pode ou não ser usado no aparelho”, afirma o especialista.
Ele também alerta para riscos menos conhecidos, como superaquecer líquidos ou ligar o micro-ondas vazio, um hábito que pode danificar o magnetron.
Problemas elétricos, falta de ventilação e uso contínuo em ambientes de trabalho também estão entre os fatores que comprometem o desempenho do aparelho. Confira os maiores erros ao usar o micro-ondas:
1. Usar recipientes inadequados
O erro mais comum é colocar no micro-ondas potes de margarina, embalagens descartáveis ou outros recipientes que não foram feitos para suportar o aquecimento. Isso pode liberar substâncias tóxicas e até deformar o material. Como explica o professor:
É essencial observar as informações do fabricante para saber se o material pode ou não ser usado no aparelho.
2. Aquecer alimentos tampados
Potes fechados com alimento podem estourar devido ao acúmulo de vapor quando colocados no micro-ondas; já líquidos superquentes podem espirrar ao mínimo movimento, causando queimaduras.
Por outro lado, alimentos totalmente sem tampa podem sujar completamente o interior do aparelho.
“Aquecer alimentos em recipientes fechados hermeticamente pode estourar devido ao acúmulo de vapor, e líquidos superaquecer podem espirrar ou ‘explodir’", alerta o especialista.
3. Ligar o micro-ondas vazio
Sem alimento para absorver as ondas eletromagnéticas, o próprio aparelho absorve essa energia, especialmente o magnetron, que pode superaquecer e queimar. Esse é um dos erros mais perigosos. Como reforça o engenheiro:
"Sem alimento para absorver as micro-ondas, essa energia é absorvida pelo próprio aparelho, especialmente pelo magnetron, que pode superaquecer e queimar".
4. Bloquear a ventilação ou usar o aparelho sem pausas
Colocar o micro-ondas embutido sem respeitar as distâncias mínimas ou usá-lo continuamente por longos períodos aumenta o aquecimento interno dos componentes. Isso reduz sua vida útil e causa falhas.
O professor recomenda dar pequenas pausas entre usos para que o aparelho tenha tempo de resfriar internamente a eletrônica, o magnetron e os demais componentes.
5. Usar extensões inadequadas
Improvisar adaptadores para ligar o micro-ondas em tomadas incompatíveis pode causar sobreaquecimento, derreter plugues e até iniciar um princípio de incêndio. Por isso, a alimentação elétrica deve ser adequada e exclusiva.
“Muitas pessoas usam extensões ou adaptadores inadequados, que não suportam a corrente do aparelho... Isso pode causar sobreaquecimento da tomada, derretimento da conexão e risco de princípio de incêndio", alerta o engenheiro.
Usar o micro-ondas da forma correta não é complicado, basta evitar alguns erros básicos. Escolher recipientes adequados, garantir ventilação, nunca ligar o aparelho vazio e cuidar da instalação elétrica são passos simples que prolongam a vida útil do equipamento e evitam riscos.