Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como fazer referência bibliográfica nas normas ABNT

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Julho de 2023 às 08h00

Link copiado!

Christin Hume/Unsplash
Christin Hume/Unsplash

Durante a formatação de um trabalho acadêmico, a hora de fazer referência bibliográfica nas normas da ABNT pode ser uma das etapas mais exigentes. Cada material usado na produção precisa mencionado na seção de bibliografia de acordo com todas as instruções da norma técnica NBR 6023.

A forma de referência varia conforme cada tipo de conteúdo: livros, artigos científicos, vídeos do YouTube, trechos de podcasts, publicações em redes sociais, e por aí vai.

Continua após a publicidade

Como fazer referência bibliográfica de acordo com as normas da ABNT

Confira o padrão para referências bibliográficas em diferentes formatos:

Livro

A referência para livros é um dos modelos mais usados em bibliografias. Neste caso, não se esqueça de destacar o título da obra em negrito:

Continua após a publicidade
  • ÚLTIMO SOBRENOME, Primeiro nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Veja esse exemplo:

ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. 105 p. (Obras Completas. v. 1).

Quando o livro possui um ou mais autores, é necessário separar os nomes com ponto e vírgula. O limite máximo é de seis autores — em casos que ultrapassam, insira a expressão et al:

Continua após a publicidade
ÚLTIMO SOBRENOME, Primeiro nome do primeiro autor; ÚLTIMO SOBRENOME, Primeiro nome do segundo autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Artigo científico

Para artigos científicos, é necessário aplicar as mesmas regras sobre a quantidade de autores.

  • SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Ano de publicação. Número de folhas ou volumes. Categoria (área de concentração) – Instituição, Local, ano de defesa.
Continua após a publicidade

Veja uma amostra:

MAGALHÃES, André Lourenti. Relatório da grande reportagem: Jarda após jarda: a história do futebol americano na televisão brasileira. 2018. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/203200>. Acesso em: 26 jul. 2023.

Revista ou jornal

Qualquer artigo de um jornal periódico ou revista precisa ser referenciado da seguinte forma:

Continua após a publicidade
  • SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. Nome da Revista, Local de publicação, número do volume, páginas, mês e ano de publicação.

Por exemplo:

SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em:
http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm. Acesso em: 28 nov. 1998.

Site

Continua após a publicidade

Além de inserir o link original do site, também é necessário adicionar a data de acesso. Existem moldes diferentes para matérias, conteúdos de uma revista digital ou uma homepage, respectivamente:

  • SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: link de acesso. Acesso em: data de acesso.
  • SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação. Disponível em: link de acesso. Acesso em: data de acesso.
  • AUTOR OU ORGANIZAÇÃO. Nome do site, ano. Ementa (descrição). Disponível em: <endereço URL>. Acesso em: dia, mês e ano.

Por exemplo:

ALMENARA, Igor. Google anuncia nova Play Store dedicada a tablets e dobráveis. Canaltech, 2023. Disponível em: https://canaltech.com.br/apps/google-anuncia-nova-play-store-dedicada-a-tablets-e-dobraveis-257304/. Acesso em: 26 jul. 2023.

Continua após a publicidade

Publicação de redes sociais

Também é possível mencionar um tuíte ou publicação de qualquer rede social. Nesse caso, é necessário usar todo o texto do post, mas você pode colocar a supressão para resumir o conteúdo.

  • ÚLTIMO NOME, Primeiro nome (ou o nome da empresa). Texto da publicação. Cidade, dia, mês. ano. Nome da rede social: @nome de usuário. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso.

Um exemplo fica assim:

Continua após a publicidade

CANALTECH. Inicialmente disponíveis apenas por assinatura, os carros elétricos (...). 26 jul. 2023. Twitter: @canaltech. Disponível em: Inicialmente disponíveis apenas por assinatura, os carros elétricos da Volkswagen serão vendidos aos clientes nas concessionárias em breve. Acesso em: 26 jul. 2023.

Podcast

Os podcasts podem render boas fontes de entrevistas a um trabalho acadêmico. Na hora de referenciá-los, é necessário seguir a mesma estrutura de um documento de áudio.

Caso o episódio seja uma entrevista, é necessário seguir esta forma:

Continua após a publicidade
  • NOME DO PODCAST: título do episódio. Entrevistado: nome da entrevistado. Entrevistador: nome do entrevistador. Local: produtora, dia, mês e ano. Podcast. Disponível em: link do podcast. Acesso em: data que você acessou.

Em podcasts que contam somente com a locução, use esta estrutura:

  • NOME DO PODCAST: título do episódio que será citado. [Locução de]: Nome do Locutor. Local: produtora, dia, mês e ano. Podcast. Disponível em: link do podcast. Acesso em: data que você acessou.

Veja o exemplo:

Continua após a publicidade

PODCAST CANALTECH: como evitar golpes ao ter o celular roubado? [Locução de]: Felipe Demartini. Canaltech, 21 jul. 2023. Podcast. Disponível em: https://canaltech.com.br/podcast/podcast-canaltech/como-evitar-golpes-ao-ter-o-celular-roubado-4652/. Acesso em: 26 jul. 2023.

Vídeo do YouTube

Na hora de referenciar vídeo do YouTube, você precisa informar o nome do canal e do vídeo, além de informações adicionais:

  • SOBRENOME, Nome do autor do vídeo (ou nome do canal). Título do vídeo. YouTube, data da publicação. Disponível em: link do vídeo. Acesso em: data do acesso.

Por exemplo:

CANALTECH. TV 8K faz SENTIDO? Já é hora de comprar? YouTube, 22 jul. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kJQdhdnCGPg&ab_channel=Canaltech. Acesso em: 26 jul. 2023.

Filme ou série

A estrutura para filmes e séries difere um pouco da proposta do YouTube. Nesse caso, o título vem com a primeira palavra em caixa alta:

  • Título (Primeira palavra em CAIXA ALTA). Diretor/produtor. Local: Produtora, ano. Disponível em: link do vídeo. Acesso em: data do acesso.

Veja o resultado:

BARBIE. Direção: Greta Gerwig. Produção: Warner Bros, Heyday Films. Estados Unidos: Warner Bros, 2023.

Legislação

Para mencionar uma lei, é necessário começar pela jurisdição:

  • JURISDIÇÃO. Numeração, data. Título. Disponível em: link de acesso. Acesso em: data do acesso.

Exemplo:

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm. Acesso em: 26 jul. 2023.

Além das referências, você também pode aprender a fazer citações de acordo com as normas da ABNT.